Tempo frio e as crises de asma - cuidado! - Coluna Pediatria por Dra. Carolina Calafiori de Campos

A asma é uma doença crônica que tem fatores genéticos predisponentes , e alguns fatores externos que podem desencadear as crises , como poeira , ácaro, poluição , agentes infecciosos, e mudança de temperatura, entre outros.



Na crise asmática acontece um espasmo da musculatura lisa das vias aéreas inferiores, além de edema ( inchaço ) , aumento da secreção de muco e estreitamento da via aérea.

Os principais sintomas são :

Dificuldade para respirar e falta de ar

Sensação de aperto

Tosse

Chiado no peito ( sibilância )

Os sintomas podem piorar à noite e podem ser exacerbados por infecções respiratórias ou alérgenos inalatórios ( poeira , ácaro etc )

Mas existe uma maneira de prevenir essas crises ! Em muitos casos é possível evitar o fator desencadeante da crise , como no caso de poeira , ácaro , perfumes … mas o ar frio não conseguimos controlar .

Por isso , além do controle do ambiente , e a educação do paciente e da família , algumas crianças tem indicação de tratamento de manutenção , o que depende da classificação da gravidade do quadro.

Essas medicações vão desde Corticoides inalatórios ( bombinha e espaçador ), até os antagonistas dos receptores dos leucotrienos ; o melhor tratamento depende do quadro clínico da criança !

Por isso se você tem um filho asmático não deixe de passar em consulta com o pediatra ou pneumo pediatra para avaliar se há necessidade de um tratamento profilático.

Dra. Carolina Calafiori de Campos

Coluna Pediatria

Dra Carolina Calafiori de Campos - CRM 146.649 RQE nº 73944 

Médica Formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté, Especialização em Pediatria pelo Hospital da Puc Campinas, Especialização em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital da Puc Campinas, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria - Contato: carolinacalafiori@hotmail.com