Crítica de cinema por Vicente Neto - Firebrand (título em português: “O Jogo da Rainha”)

Firebrand (título em português: “O Jogo da Rainha”)

Assisti ao trailer e achei o enredo interessante. Como sou de exatas, e história mundial não é o meu forte, gostei de saber que seria um filme contando um pouco da história desse casal real inglês.

A história centra-se em Katherine Parr [1512-1548] (Alicia Vikander), a sexta e última mulher de Henrique VIII [1491-1547] (Jude Law), rei de Inglaterra. Quando o monarca regressa da guerra com pensamentos paranóicos, a rainha compreende que se arrisca a ter o mesmo fim que as cinco anteriores esposas do marido, duas delas mandadas decapitar por suspeitas de infidelidade.

Enquanto tentava a todo o custo cumprir com as obrigações de rainha regente, Katherine se viu lutando pela própria vida, enfrentando as desconfianças do rei e as várias conspirações contra si. Esta mulher, conhecida pela sua inteligência e sensibilidade, acabou por ter uma influência benéfica sobre Henrique VIII nos últimos anos da sua vida e um papel preponderante na restauração da ordem da corte. Pouco tempo depois da morte dele, em janeiro de 1547, Katherine se casou com Thomas Seymour, vindo a falecer no ano seguinte, dias depois de dar à luz Maria, a sua única filha.

Me surpreendi, pois não fazia ideia que este filme foi dirigido pelo brasileiro Karim Aïnouz. Filme muito bem ambientado, interpretado (o casal principal está muito bem em seus papéis) e uma história muito interessante. Recomendo para quem gosta do estilo! Vale a pena!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.