Anatomie d'une Chute (título no Brasil: “Anatomia de uma Queda”)
Não sabia absolutamente nada a respeito deste filme. Vi em um site de cultura, falando que este thriller francês tinha várias indicações ao Oscar e, ao ver que a nota no IMDb era super boa, fiquei muito interessado em ir assistir.
Samuel é encontrado morto após cair da varanda da sua casa, situada nos Alpes franceses, onde vivia com a mulher, Sandra, uma famosa escritora alemã, e Daniel, o filho de onze anos de ambos.
Quando as autoridades chegam para tomar conta da ocorrência, a dúvida se instala: terá sido acidente, suicídio ou homicídio? Depois de algumas inconsistências no seu testemunho, Sandra se torna suspeita de assassinato, algo que é agravado quando Daniel refere as recentes discussões entre o casal.
Durante a investigação e, mais tarde, no longo processo em tribunal, o casamento deles é escrutinado, com Daniel sendo pressionado a descrever a relação dos pais. Isso vai criar uma inevitável tensão na relação entre mãe e filho.
Quando terminou, fiquei com uma sensação de “esperava mais”, achando que fosse acontecer alguma coisa diferente no final (não vou dar spoiler rs). Mas pensando melhor, depois, achei muito bem sacado. É basicamente um filme de tribunal, diferente do que estamos acostumados a ver (filmes americanos), mas com muitas coisas sendo reveladas ao longo do filme. Vale muito assistir!
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.