Dica de livro: Orbital, Samantha Harvey
Quatrocentos quilômetros acima da Terra, quatro homens e duas mulheres ― dos Estados Unidos, do Japão, da Inglaterra, da Itália e da Rússia ― compartilham a estação espacial internacional. Em um período de vinte e quatro horas, a uma velocidade de vinte e oito mil quilômetros por hora, eles dão dezesseis voltas ao redor do planeta.
Cada órbita é um capítulo breve deste tour de force de beleza contemplativa: da calculada rotina espacial de cada um dos astronautas e cosmonautas ― os exames de sangue diários, os experimentos científicos ―, das implicações emocionais com aqueles que deixaram na Terra ― a morte de um familiar, um casamento sem amor ― e dos diálogos mais ou menos reveladores entre eles, Orbital extrai indagação filosófica e instantes de arrebatamento.
Com uma pesquisa profunda e um repertório poético transbordante, Samantha Harvey lança sobre o planeta e a humanidade ― tão poderosos, tão frágeis ― um olhar afetuoso: um astronauta é “um animal que não apenas testemunha as coisas, mas ama o que testemunha”.
Dica de filme: Minha culpa
Luciana Andrade
Coluna Dicas de Livros e Filmes
Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com
