Akın Akınözü (Reprodução: Telemundo)
Para se ter uma ideia, seu sucesso em países de língua espanhola é tão grande que o fez destronar artistas e produções locais em termos de audiência, a ponto de gerar interesse da indústria em seu disputado passe.
De olho na repercussão que tem gerado fora da Turquia, Akınözü, inclusive, já tem focado em aulas de espanhol para eventuais convites.
Hercai, seu atual trabalho, uma produção da Mia Yapım para a rede turca ATV, que está na terceira temporada, virou a maior potência de exportação dos últimos anos, e, como não bastasse, é líder de audiência em quase todos os países por onde passa, com destaque para Chile, Espanha, México e Estados Unidos.
Na Telemundo, emissora americana de conteúdo voltado para o público espanhol, o caso é dos mais curiosos: Hercai tem atingido 1,3 milhão de espectadores. Uma marca cobiçada – conquistada entre um grupo demográfico de 18 e 49 anos de residentes hispânicos no país.
Para o jornal The Washington Post, Hercai é a prova de que o gênero pode ser um sucesso mundial na TV através de uma boa tradução, independente de idioma.
No folhetim, o ator dá vida a Miran Aslambey, um ati heróis em busca de vingança que vem arrancando suspiros dos fanáticos. Dono de uma beleza admirável, o galã recém-chegado no Instagram, já movimenta mais de 3 milhões de seguidores por lá.
Formado em matemática pela Universidade de Berkley, uma das mais renomadas dos Estados Unidos, Akınözü cresceu na cidade de Ancara. E desde garoto sempre amou cálculos. Mas não pense que o ator caiu de paraquedas no ramo da atuação! Akın é filho de uma conhecida atriz da Turquia, Oslem Akınözü, então já possuía referências da arte em sua casa.
Ao término da faculdade, ele decidiu ser ator e fez um curso de teatro em Los Angeles, inclusive, passou a escrever peças teatrais. Em 2014 que ele teve a oportunidade de se mostrar diante das câmeras no filme Azrael. De 2015 a 2017 fez quatro séries até conquistar o papel principal em Hercai, estreada em 2019.
Mais de Hercai!
O drama gira em torno da vingança da família Aslanbey em contra da família Şadoğlu. Durante 27 anos Miran Aslanbey (Akın Akınözü) cresceu sob as verdades contadas por sua avó – Azize Aslanbey (Ayda Aksel) – , a de que seus pais foram mortos pelas mãos de Hazar Şadoğlu (Serhat Tutumluer), filho do poderoso Nasur Şadoğlu (Macit Sonkan).
Para vingar a morte de seus pais, Miran se casa com Reyyan (Ebru Şahin), filha mais velha de Hazar, porém não contava com o fato de se apaixonar verdadeiramente pela jovem, pondo em risco a vingança planejada com tanto esmero por sua avó.
A partir de então a família Aslanbey retorna oficialmente para Midyat a fim de declarar guerra contra os poderosos Şadoğlus. Estando o amor de Reyyan e Miran no centro de tudo isso, cabe a saber se o orgulho será sobreposto ao amor, ou consumirá em chamas o desejo de fazer vingança.
Em sua versão internacional, o folhetim já passa da marca de 144 episódios com 45 minutos de duração cada.
Fonte: https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/cadu-safner/fenomeno-de-exportacao-novela-turca-converte-ator-em-sensacao-do-momento-a-nivel-mundial