Nos últimos anos, a necessidade de superar marcas e quebrar novos recordes, provocou um aumento significativo da produção científica relacionada à performance dos atletas.
O desenvolvimento da força muscular e de uma capacidade ainda mais nobre, a velocidade, representam a essência do desempenho para o esportista, pois estão sempre presentes em maior ou menor magnitude, dependendo da modalidade.
Seja na forma máxima, quando há grandes sobrecargas envolvidas, de resistência, quando supera-se por tempo prolongado; ou potência, quando ocorre a associação da força e velocidade.
Uma das formas mais utilizadas para o desenvolvimento da massa e da força muscular, é a musculação, ou treinamento com pesos. Pode ser aplicada aos atletas e não atletas, iniciantes, intermediários e avançados.
Assim como todas as modalidades esportivas e de preparação física, a musculação deve ser sempre uma prática supervisionada por profissionais habilitados.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.