Para treinar a força, diversos recursos materiais são utilizados, sendo que, os pesos livres são, sem dúvida, o mais eficiente deles.
As vantagens do treinamento com pesos compreendem desde a exigência de estabilidade e sinergia, até à demanda de coordenação intramuscular (a que ocorre dentro do músculo, ou seja, quanto melhor for essa capacidade, maior é o número de fibras musculares acionadas no movimento) e intermuscular (a que ocorre entre os músculos). Além disso, os exercícios realizados em pé, fortalecem conjuntamente a região do core e os paravertebrais.
Outros estímulos ao sistema nervoso podem ser associados de forma positiva, como integrar movimentos, utilizar halteres para melhorar o equilíbrio muscular entre os lados do corpo e incrementar velocidade à força (potência).
É possível aplicar pesos livres aos iniciantes, porém, as máquinas garantem um aprendizado gradativo, pela menor complexidade dos movimentos.
Cabe ao profissional, desenvolver o programa de força de forma que os pesos livres sejam agregados aos poucos.
Cassius Oliveira
Coluna Fitness
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.