O corpo humano quando submetido ao treinamento físico, necessita sempre de novos estímulos com o intuito de provocar constantes adaptações. A variação representa um importante fator de influência nesse aspecto.
Uma variação de métodos, exercícios e implementos pode levar o praticante a uma melhora do rendimento tanto no aspecto físico quanto mental.
A variação pode ocorrer no volume e intensidade do treino (quanto maior o número de repetições, menor a carga), na estabilidade do exercício (apoio na fita suspensa X apoio no chão), no implemento (utilizar o mesmo movimento com halteres ou cabos), na base (apoiar os dois pés ou apenas um), no ritmo de execução (mais rápido ou mais lento), na simetria (executar o movimento com a base fixa ou alternar), etc.
Para os iniciantes, a variação deve menor, já para os praticantes mais avançados, deve ser aplicada com mais frequência.
É importante lembrar que toda variação no treinamento, deve ser bem organizada e orientada por um profissional da área.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.