Mostra de cinema traz estrelas e melhores produções atuais da Itália

Campinas vai sediar, entre os dias 6 e 13 de abril, a primeira edição da Mostra de Cinema Italiano, que contará com a estreia mundial do filme “A Verdade” (Le Verità), do diretor Giuseppe Alessio Nuzzo.

Serão 15 filmes contemporâneos, além de três obras antológicas do cineasta Elio Petri (1929-1982), que será homenageado. A entrada para as sessões será franca e vão ocorrer em diversos pontos da cidade.

O evento contará com a presença do cineasta Giuseppe Alessio Nuzzo, diretor do filme “A verdade” (Le Verità), e o documentarista italiano Gianfranco Pannone, duas vezes premiado no Festival de Torino, em 1998 e 2001. Eles virão com o ator, diretor e produtor Francesco Siciliano.

Francesco Siciliano é um dos atores principais do filme “A Santa” (La Santa). Já Pannone está representado pelo filme “O menor exército do mundo” (L'esercito più piccolo del mondo), de 2015, que aborda a Guarda Suíça, milícia do Vaticano.

Acadêmicos

Haverá também eventos acadêmicos. Um ou mais dos artistas participarão de sessões especiais e vão debater, com estudantes e professores, aspectos da realidade italiana e da arte cinematográfica na Unicamp, na PUC- Campinas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Esamc.

Cine Gourmet

Entre as atividades paralelas da I Mostra de Cinema Italiano, está programado o “Cine Gourmet”, um evento gastronômico na Praça Carlos Gomes no dia 9 de abril.

Orquestra Sinfônica

Com um repertório sedutor, pautado por compositores de trilhas de filmes antológicas, a Orquestra Sinfônica de Campinas participa da Mostra com dois concertos no Teatro Castro Mendes: no sábado, 8 de abril, às 20h, e no domingo, 9, às 11h. No programa, obras de Nino Rota, E. Morricone e N. Piovani.

O evento é promovido pela Prefeitura de Campinas e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Vivi e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas.