Com o envelhecimento, o corpo humano sofre diversas alterações e muitas delas relacionadas com a perda da massa muscular e óssea, comprometendo funções básicas do sistema locomotor, como deslocar-se, subir e descer entre outras tarefas do cotidiano.
A partir de aproximadamente 30 a 35 anos já é possível detectar muitos casos de osteopenia (perda de massa óssea) principalmente nas mulheres. Fatores hormonais, genéticos e relacionados ao estilo de vida, como a inatividade física, pouca exposição ao sol e nutrição inadequada ao longo da vida, são determinantes nesses casos.
Os exercícios com pesos representam uma ótima alternativa para a melhora da densidade óssea e da hipertrofia muscular, proporcionando inúmeros benefícios.
Outros fatores como perda da força e do equilíbrio também são frequentemente relatados nos idosos e podem ser minimizados através de um programa sistemático de musculação e exercícios funcionais.
É importante enfatizar que qualquer programa de treinamento terá maior sucesso se for iniciado preventivamente, mas sempre é possível utilizá-lo independentemente da idade do praticante.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.