Exercício físico e câncer de próstata
O câncer de próstata é uma das formas mais comuns de câncer entre homens. Os efeitos negativos do tratamento, como fadiga e perda de massa muscular trazem prejuízos sob o aspecto funcional e consequente perda da qualidade de vida.
A prática regular de exercícios por homens com câncer, tem sido considerada uma das melhores formas de minimizar os efeitos colaterais do tratamento e restabelecer a capacidade de exercer as atividades da vida diária.
Em estudo realizado em Harvard, concluiu-se que exercícios aeróbios, de força muscular ou exercícios que combinam força + aeróbio, quando praticados três vezes por semana, podem aumentar significantemente a aptidão física dos pacientes. Além disso, houve redução do risco de morte em 61%, quando associado ao exercício considerado vigoroso.
A conclusão é que os benefícios do exercício para os portadores de câncer em geral, são incontestáveis, porém é necessário que haja maior encorajamento por parte dos profissionais que acompanham os pacientes, a procurarem orientação.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.
Email: cassius.de@gmail.com