Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes: O Caso Richard Jewell; Dark Waters - Verdade Envenenada e O Informante

Richard Jewell (título em Português: “O Caso Richard Jewell”)

Quando vi uma entrevista com Kathy Bates em um talk show americano, comentando sobre este filme, fiquei com muita vontade de assisti-lo. Além de ter ela como protagonista (sou fã!), é sobre um caso verídico, o que também me atrai muito!

Em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Verão em Atlanta (EUA) Richard Jewell, um segurança, encontrou uma bomba e fez com que o Centennial Olympic Park fosse evacuado. Primeiro foi aclamado como um herói, mas dias depois, tanto entre as autoridades quanto na imprensa e opinião pública, foi falsamente acusado de ter sido ele próprio a colocar a bomba.

Gostei bastante do filme. Ótimas atuações, enredo interessante e deixa você com bastante pena da injustiça sobre Richard. Vale assistir!!

Dark Waters (título em Português: “Dark Waters - Verdade Envenenada”)

O que me atraiu em ir assistir foi por ser um caso real, foi o elenco principal e a história, que me lembrou o ótimo Erin Brovovich.

Robert Bilott (Mark Ruffalo) é um advogado com anos de experiência em defender grandes empresas. Quando um agricultor o contacta devido à morte por envenenamento de 190 cabeças de gado, Bilott decide investigar. É assim que percebe que por detrás de tudo aquilo está a DuPont Corporation, uma poderosa multinacional que, durante os últimos 40 anos, derramou deliberadamente compostos químicos ilegais nas águas da cidade, prejudicando a saúde dos milhares de pessoas que ali residem. Ciente do perigo que corre, mas empenhado em fazer justiça seja a que preço for, Bilott arrisca tudo ao representar a população contra os interesses econômicos de uma das mais relevantes indústrias dos EUA.

Filme muito interessante, e muito bem atuado. Porém, poderia ter uns 30 minutos a menos. Mas vale assistir!

The Informer (título em Português: “O Informante”)

Mais um dos filmes que pouco sabia, mas acabei indo conferir. Pelo trailer, pareceu ser interessante.

Depois de se ver envolvido com narcotraficantes, Peter Koslow, ex-soldado de Operações Especiais, é apanhado pela polícia e condenado a cumprir pena. A oportunidade de limpar o seu nome surge quando recebe uma proposta do FBI: infiltrar-se como prisioneiro numa prisão de alta segurança para observar as movimentações do General, um criminoso de origem polaca que lidera um perigoso gangue que há anos atua em Nova Iorque. Mas, quando o plano não corre como o previsto, Koslow acaba metido num fogo cruzado entre os criminosos e os agentes que prometeram protegê-lo, mas que agora parecem tê-lo abandonado. 

Não é ruim, mas nada demais. Um daqueles filmes que passam na TV aberta no sábado a noite.

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.