Nike pode ter tênis banido das Olimpíadas - Coluna Entretenimento por Mielna Baracat

O Nike Vaporfly 4% é resultado de uma combinação de espumas e uma placa de fibra de carbono que auxilia a recuperar até 4% da energia de uma passada para outra.

Desde que foi lançado, o tênis vem causando polêmica, já que os atletas que usaram outras marcas acusam o modelo da Nike de ser um "doping tecnológico" oferecendo uma vantagem competitiva, pois os atletas que usaram esse modelo bateram recordes nas maratonas.

Por esse motivo, o Nike Vaporfly tem grande chance de não estar nas Olímpiadas deste ano, em Tóquio. A decisão ainda vai ser tomada pelo World Athletics, órgão internacional responsável por determinar os equipamentos que podem ou não ser usados por corredores nas competições.

Não houve ainda manifestação da Nike a respeito, entretanto, o Comitê Olímpico Internacional ratificou a autoridade do World Athletics a respeito de regras e regulamentos das corridas.

Em 2008, a Speedo lançou um maiô de corpo inteiro chamado LZR, que ficou conhecido como “pele de tubarão”. A roupa reduzia a resistência do corpo na água, prendendo o ar no interior para adicionar flutuabilidade.

Como 98% das medalhas olímpicas de Pequim foram conquistadas por atletas que usaram a “pele de tubarão” (incluindo o astro Michael Phelps), em 2009 esse modelo da marca foi banido de todas competições internacionais de natação.

O Nike Vaporfly 4% (e consequentemente o Infinity Run, criado a partir do Zoom Vaporfly 4% lançado no dia 30 /01 com a promessa de auxiliar os corredores a prevenir lesões) pode ter o mesmo destino do maiô da Speedo e ser banido antes mesmo de ser usado nas Olimpíadas deste ano, mas possivelmente impulsionará, entre os atletas amadores, o uso do novo modelo.

(Foto Reprodução: Nike React Infinity Run, modelo criado a partir do Zoom Vaporfly 4%)

 FONTE e FOTOS: The New York Times / London Times / Publicitários Criativos/ Press From / Torcedores / GQ /b9 / The Telegraph

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.