Orly versus Oxxo - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Os moradores de Campinas foram surpreendidos no começo do ano com o fechamento da tradicional padaria Orly (do mesmo grupo da rede Giovanetti), que funcionava há 55 anos no Centro da cidade.

Agora, há rumores que no local será aberta uma loja da rede mexicana Oxxo (pronuncia-se ókso), marca de conveniência e proximidade concebida pela Femsa Comercio, um dos maiores varejistas do mundo com mais de 18.000 lojas na América Latina.

alissonmack_1.jpg

A rede se destaca pela qualidade em execução, uma forte e consistente estratégia de expansão, profissionalização na operação de lojas e de reconhecimento por parte dos consumidores. Em 2017, a Interbrand, consultoria global de marcas, nomeou a Oxxo como a marca de varejo mais valiosa do mercado mexicano.

A expansão de seus negócios para o mercado brasileiro já era avaliada há alguns anos, porém a empresa revelou que seu maior desafio para ingressar no Brasil era a adaptação às preferências do consumidor, pois, diferente de outros mercados, o brasileiro costuma frequentar constantemente padarias e não tem boa aceitação a sanduíches prontos.

Mas uma coisa é certa: suas “lojas de proximidade”, ou seja, as de conveniência fora dos postos, provavelmente serão concorrentes de peso dos grandes varejistas Pão de Açúcar, Carrefour e Lojas Americanas.

Milena.jpg

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.