5 Dicas de Acessórios de Vinho para Presentear - Coluna Vinhos por Giovana Pardo Mêo

Se está na dúvida de um presente para algum amante de vinho existem, além das inúmeras opções de garrafas em si, alguns acessórios que podem complementar este momento. O bom é que sempre que usar o seu presente vai lembrar de você.
Separei aqui uma listinha com 5 opções, entre tantos acessórios de vinho, para ajudar na sua escolha:

  1. Abridor de vinhos

Existem alguns tipos diferentes de saca-rolhas. Entre eles destaco quatro opções dos que gosto mais e indico para presente. 

O mais famoso é o amigo do garçom. Ele é um modelo simples que parece um canivete suíço mas tem dupla alavanca, retirando a rolha em duas etapas. Este modelo é dos mais usados, principalmente por Sommeliers, por sua praticidade.

Outro modelo também  prático é conhecido como “orelha de coelho”. Este é maior e portanto não cabe no bolso dos garçons. Mas é muito bom para se ter em casa. Basta posicionar o abridor em cima da rolha e usar as “orelhas” como alavanca. Facilmente a rolha sai, sem precisar muito esforço.

Para quem não quer esforço algum e está disposto a gastar um pouco mais, outra opção são os abridores elétricos. Este é dos mais simples de usar, bastando encaixar no gargalo da garrafa e apertar um botão.

Uma última opção é especial para quem aprecia vinho mais antigo, que ficou guardado há mais tempo. A rolha pode ficar mais porosa e tende a se partir se fizer um furo no meio dela, como nas opções anteriores. Então precisam de um abridor especial para tirar a rolha sem quebrar.  Neste caso precisa usar um “abridor pinça” que encaixa entre a rolha e a garrafa e vai desprendendo do gargalo.  Ao girar este abridor a rolha se preserva inteira e aos poucos vai saindo dentro das duas hastes.

Existem ainda tantos outros modelos de abridor, mas estes são os mais usados e que melhor resolvem.

2.Corta gotas e salva gotas 

São dois acessórios diferentes mas têm a mesma função: não deixar aquela gota de vinho escorrer pela garrafa e sujar a toalha, ou mesmo derramar da taça.

O corta gotas é uma fina lâmina metálica, de formato redondo ou oval, que se enrola e coloca na parte interna do gargalo da garrafa. Alguns kits de acessórios apresentam ele em uma versão mais elaborada, em que esta lâmina é de inox ou de poliestireno transparente. Da mesma forma é encaixado na parte interna para que a gota não caia errado.

O salva gotas é uma argola metálica com a parte interna de feltro, que serve para colocar em volta do gargalo da garrafa. A intenção de não deixar o vinho escorrer pela garrafa é a mesma, mas neste caso ele segura o que já escorreu na garrafa.

3.Decantador e aerador

O decantador, conhecido como decanter, é uma peça transparente como uma jarra de base larga ou de formatos mais extravagantes com curvas. Tradicionalmente é usado para separar os sedimentos do vinho que possam ter decantado com o tempo. Para isso, se passa o vinho da garrafa original, aos poucos, para o decanter, acompanhando para que não passem as borras. Quando chegar neste ponto, dos sedimentos, para de derramar e deixa no fundo da garrafa. Apenas o que está no decanter, límpido, será servido. Aproveitando o formato de base larga, pode-se arejar o vinho, mexendo para que ele entre em contato com o ar e assim abrir e revelar os aromas deste vinho.

Um aerador é um acessório usado para fazer o vinho entrar em contato, de forma controlada, com oxigênio. É usado em vinhos para que libere os aromas. Existem também vários formatos mas a intenção é sempre de expor o vinho ao ar para que ele respire antes de ser servido.

4.Marcador de taça

Este é um presente para diferenciar as taças ao serem servidas, principalmente quando não estão servidas à mesa e então pode se esquecer onde foram deixadas, sem confundir com as demais. Existem modelos mais clássicos de vidro ou de metal, com argolas para encaixar na haste da taça ou até mais modernas, coloridas e divertidas, com formatos de bonequinhos, bigode, plantas e bichinhos feitos de silicone. Evite escolher modelos que prendem na borda da taça para que não atrapalhem quando vai beber o vinho ou mesmo caia dentro dele.

5.Bomba de vácuo

Para quem não bebe a garrafa toda, fechar o vinho com a própria rolha não é o mais indicado. O melhor para conservar o vinho mais alguns dias é tirar o oxigênio da garrafa, usando uma rolha de borracha especial e bombear para fazer vácuo dentro da garrafa. É uma maneira prática de aumentar a vida útil do vinho. A rolha é reutilizável e serve para praticamente todas as garrafas.

Espero ter ajudado na escolha do presente ideal, nem que o presente seja para você mesmo!

Saúde!

Giovana Pardo Mêo

Coluna Vinhos

Formada em propaganda e marketing, trabalha também com alimentos e bebidas e aproveita para se dedicar ao vinho entre taças, cursos e viagens.

E-mail: giovana@vinhopratico.com.br

Instagram: @vinhopratico