A primeira coisa que pensamos quando se fala em Páscoa são os ovos de chocolate. Porém o significado da Páscoa vai muito além disso. Em francês Páscoa é Pâques, palavra que vem originalmente do hebreu Pessach, e significa “passagem”.
Na França, considerado um dos países mais católicos na Europa, também se comemora a Páscoa, mas com algumas diferenças do Brasil. No Brasil, por exemplo, a sexta-feira da Paixão é feriado nacional , na França não, por outro lado na segunda-feira de Páscoa não é feriado no Brasil mas na França sim!
Primeiro ponto diferente é que na quinta-feira Santa, a que precede a Páscoa, os sinos de todas as igrejas já não tocam e os franceses contam para as crianças que é porque os sinos foram “voando” até Roma e lá vão ser abençoados pelo Papa, e na volta vem cheios de ovos de Páscoa e que vão balançando e deixando ovos de chocolate pelos jardins, casas e apartamentos por todo o caminho.
Mas as diferenças não mudam apenas com os países. Na Alsácia , uma região francesa que faz fronteira com a Alemanha , que aliás já mudou de nacionalidade cinco vezes durante toda sua história, ora foi território da França ora da Alemanha, eles conservaram alguns costumes alemães como por exemplo quem traz o ovo de Páscoa é o coelho! Então no sábado de Páscoa , as crianças montam um ninho bem confortável para o coelhinho “deixar” lá os ovos.
Já no restante da França a criançada vai à caça aos ovinhos escondidos, que foram “espalhados” pelos sinos das igrejas.
Mas por que ovos? E coelhos?
Bom… coelhos não botam ovos, porém eles estão intimamente ligados com a Páscoa. Uns dizem que os coelhos são associados a fertilidade e à vida, pois se reproduzem muito e rapidamente. Quanto aos ovos , a mesma coisa pois simbolizam a vida . Outros dizem que como durante a quaresma era proibido de comer ovos , então as pessoas recolhiam, coziam e enfeitavam com desenhos para oferecer mais tarde ovos cozidos às crianças no dia de Páscoa já que os ovos de chocolate só vieram muito mais tarde , inventados pelos confeiteiros franceses, é claro!!
Outro ponto interessante é que no Brasil comemos o famoso bacalhau, na França a gente come um de-li-ci-o-so pernil de cordeiro (em francês gigot d’agneau).
Porquê? Por que o cordeiro faz uma alusão a inocência e obediência do animal, assim como o cordeiro também significa o sacrifício de Cristo pelos pecados do Homem (“Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo…” , aqui um trecho da oração).
Apesar de muitos franceses não serem religiosos, a Páscoa não deixa de ser comemorada, porém ela ganha outra conotação: a da chegada da Primavera, pois ao final de tantos meses sem luz nem sol, a primavera chega linda, florindo todos os parques, as árvores que antes estavam secas, as varandas ficam todas enfeitadas, é pura alegria!
Então, boa caça aos ovos e o mais importante é esta Passagem da Páscoa (sem querer ser redundante) seja repleta de bons momentos, seja em família ou com pessoas queridas!
Fonte: https://parissempreparis.com/pascoa-voce-sabia-que-na-franca-o-feriado-e-na-segunda-feira-e-nao-na-sexta/
Rogerio Moreira
Coluna Tudo sobre Paris
Rogerio Moreira nasceu em Santo André/SP, é jornalista e publicitário, tendo estudado em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história acredita que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. De suas viagens à Europa, surgiu a ideia de reunir informações e curiosidades sobre Paris e a cultura francesa. @parissempreparis