Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Freud’s Last Session (título no Brasil: “A Última Sessão De Freud”)

Freud’s Last Session (título no Brasil: “A Última Sessão De Freud”)

Quando vi sobre o filme e que tinha Anthony Hopkins no elenco, fiquei muito curioso em assisti-lo. Gosto de ver filmes baseados em fatos reais, apesar deste encontro ser considerado fictício, mas são de pessoas reais.

Ambientado nas vésperas da Segunda Guerra Mundial, este filme ficciona um encontro entre dois dos maiores intelectuais da primeira metade do século XX: o neurologista austríaco Sigmund Freud (Anthony Hopkins), criador da psicanálise, e o irlandês C.S. Lewis, celebrado autor de “Trilogia Espacial” (1938-1945), “Cartas de Um Diabo ao Seu Aprendiz” (1942) e, mais tarde, “As Crônicas de Nárnia” (1950-56). Nesse encontro, os dois debatem sobre a sexualidade, o amor, a Humanidade e também sobre a existência de Deus.

Gostei muito! Filme, apesar de ficar boa parte numa sala, e uma conversa entre os dois, está longe se ser monótono. Diálogos muito dinâmicos e interessantíssimos! Pouco (ou nada sabia) sobre a vida de Sigmund Freud, valeu para ter conhecido um pouco mais. Recomendo!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.


Dica de série turca (dizi) Kizil Goncalar (Botões vermelhos)

Kizil Goncalar ou Botões vermelhos é uma série turca polêmica e quase foi cancelada por censura na Turquia.

Narra a história de mãe e filha que fogem para escapar de um casamento forçado em uma seita restritiva. A mãe trabalha para um psiquiatra progressista cuja identidade da filha causa turbulência, apesar do vínculo crescente.

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Fly Me To The Moon (título no Brasil: “Como Vender A Lua”)

Fly Me To The Moon (título no Brasil: “Como Vender A Lua”)

Mais um filme que conheci pelo trailer, e achei a história (enredo) bem divertida. E o elenco era dos bons: Scarlett Johansson, Channing Tatum e Woody Harrelson. Tinha tudo para ser legal! 

EUA, finais da década de 1960. Os especialistas da NASA estão envolvidos num evento de peso: levar o homem à Lua pela primeira vez na História da Humanidade. Percebendo que os cidadãos foram progressivamente perdendo o interesse nos programas de exploração espacial, o diretor decide contratar uma especialista em marketing para criar uma imagem da agência mais apelativa e próxima das pessoas.  

É assim que contratam os serviços de Kelly Jones (Scarlett Johansson), uma das mais bem-conceituadas especialistas do país. Quem não fica nada satisfeito com a ideia é Cole Davis (Channing Tatum), o responsável pela missão, que acha que nada daquilo faz sentido e que esse tipo de manobras apenas os distrai do que é realmente importante.  

Tudo ganha novas proporções quando o governo decide que, para não correrem o risco de ficarem mal vistos perante os milhões de pessoas que irão assistir à transmissão ao vivo, ela tem de encenar (e filmar) uma falsa aterrisagem à lua que possa ser substituída no caso do lançamento não correr como o previsto.

E o filme é bem legal mesmo. Tem, sim, alguns clichês básicos, cenas feitas para serem engraçadas e tal, mas o enredo é bem interessante. Uma ideia boa e muito bem filmado! Vale a pena!!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.

Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Nos vemos em agosto de Gabriel Garcia Marques e Filme: Dias perfeitos

Dica de livro: Nos vemos em agosto de Gabriel Garcia Marques

Um romance extraordinário que só Gabriel García Márquez poderia escrever, Em agosto nos vemos , livro inédito e póstumo do autor, é um hino à vida, ao desejo feminino e à resistência do prazer apesar da passagem do tempo. Um presente inesperado do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura para o mundo.

 

Todo mês de agosto, Ana Magdalena Bach pega uma barca para uma ilha caribenha a fim de colocar um ramo de gladíolos no túmulo de sua mãe. Todos os anos, ela se hospeda em um hotel e, antes de dormir, desce para comer algo no bar. Para não ter erro, ela pede sempre o mesmo sanduíche de presunto e queijo e depois sobe para seus aposentos. Até que, certa vez, um homem a convida para uma bebida. E, depois do primeiro gole de seu gim com gelo e soda, sentindo-se atrevida, alegre, capaz de tudo ― inclusive de se despir de suas amarras conjugais, esquecendo momentaneamente marido e filhos ―, ela cede aos avanços do desconhecido e o leva para seu quarto.

Essa noite específica faz com que Ana Magdalena ― e sua vida ― mude para sempre. E, depois dessa experiência, ela passa a ansiar por cada mês de agosto, quando não apenas visita o túmulo de sua mãe como também tem a chance de escolher um amante diferente todos os anos.

Escrito no estilo fascinante e inconfundível de um dos maiores ícones da literatura latino-americana, Em agosto nos vemos pinta o retrato de uma mulher que descobre seus desejos e se aprofunda em seus medos. Uma preciosidade que vai encantar fãs do saudoso Gabo, assim como novos leitores desse grande escritor.

 

“Nenhum escritor desde Dickens foi tão lido e tão amado quanto Gabriel García Márquez.” - Salman Rushdie

“Pode-se dizer que poucos autores escreveram livros que mudaram todo o curso da literatura. Gabriel García Márquez fez exatamente isso. - Guardian

“Um dos autores mais visionários ― e um dos meus favoritos de quando eu era jovem.” - Barack Obama

Fonte: Amazon

Dica de filme: Dias perfeitos

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Kinds of Kindness (título no Brasil: “Tipos de Gentileza”)

Kinds of Kindness (título no Brasil: “Tipos de Gentileza”)

Vi o cartaz deste filme e achei estranho um novo filme do diretor Yorgos Lanthimos, de “Poor Things”, com praticamente o mesmo elenco, já em um novo filme! (Não tinha lido nada a respeito e achei “muito rápido” um novo filme, do mesmo diretor e atores). Fui assistir por curiosidade, já que gostei muito do filme anterior deles. E nada sabia do que se tratava!

Três histórias ligadas por uma personagem comum e com os mesmos atores a assumirem papéis distintos.

Na primeira, conhecemos Robert (Jesse Plemons), um homem habituado a seguir à risca as ordens de Raymond (Willem Dafoe), o seu chefe. Um dia, Raymond lhe diz para assassinar um homem conhecido pelas iniciais R.M.F. Num primeiro momento, Robert se recusa. Mas a sua vida desmorona quando Sarah, a sua mulher, desaparece misteriosamente.

Na segunda, Daniel (Jesse Plemons), um agente das autoridades, tenta lidar o melhor que pode com o estranho comportamento de Liz (Emma Stone), a mulher, que parece outra pessoa desde que sofreu um acidente que quase lhe tirou a vida.

Na última, conhecemos Emily (Emma Stone) e Andrew (Jesse Plemons), dois membros de um culto religioso que buscam alguém capaz de ressuscitar os mortos.

Um filme muito “Black Mirror”! Estranho, mas divertido em alguns momentos. Excelentes atuações, como esperado. Gostei de algumas partes, menos de outras. Recomendo aguardar assistir em algum streaming.

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.



Iguatemi anuncia 8ª edição do Iguatemi Talks Fashion nos dias 22 e 23 de outubro e traz no line-up, o fundador do perfil do Instagram @stylenotcom, Beka Gvishiani

Conferência de moda busca celebrar, inspirar e estimular o diálogo com líderes, profissionais e estudantes da moda brasileira e internacional

(Photo Credit - Guram Kapanadze)


São Paulo, junho de 2024- A Iguatemi S.A., apoiadora da moda nacional e internacional, anuncia a 8ª edição do Iguatemi Talks Fashion, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro de 2024 no JK Iguatemi, em São Paulo. A conferência apresentará uma programação formada por expoentes da indústria da moda, design, diversidade, negócios, inovação e tendências, além de promover sessões de networking a fim de fomentar negócios, colaborações e conexões, que geram valor para os participantes.
 

Entre os nomes internacionais já confirmados destaque para Beka Gvishiani, fundador e editor por trás do perfil do instagram @STYLENOTCOM. Beka tem 33 anos e começou a sua carreira aos 22 anos como diretor geral da marca “Anouki”. Após cinco anos na marca, em 2018, Beka lançou a agência criativa “Arial Bold”, com o intuito de ajudar as marcas de moda locais e internacionais a desenvolver os seus conteúdos, os shootings, os desfiles e, por fim, os seus e-commerces. Em abril de 2021, Beka foi anunciado como um membro da lista Forbes “30 under 30” no estado da Geórgia, Estados Unidos.
 

Em setembro de 2021, Beka lançou a página do Instagram @STYLENOTCOM, com inspiração no STYLE.COM e na sua obsessão por notícias de moda e da indústria em geral. Além disso, o azul da página é inspirado na loja conceito parisiense “Colette”, fechada em 2017. Suas postagens refletem não apenas o que é contemporâneo agora, mas também as tendências históricas que moldaram a moda e a cultura.
 

A @STYLENOTCOM ficou popular rapidamente e se transformou em uma importante fonte para pesquisas e informações de moda, sendo seguida e reconhecida por múltiplas personalidades influentes da indústria.

Beka se transformou em membro de diversos júris de premiação de moda no decorrer dos últimos anos como, por exemplo, o Prêmio Adam; Hyères; Fashion Trust Arabia; Camera Moda Fashion Trust e o Loro Piano Knit Design Awards. Em 2023, foi nomeado como novo membro da lista BOF 500.
 

EDIÇÃO 2024

O evento, proprietário da Iguatemi, chega à 8ª edição em 2024 com um legado importante por sua contribuição à moda, a missão de levar conhecimento, revelar novos talentos, criar experiências sempre inovando em uma indústria em plena transformação. A curadoria afiada do line-up, marca registrada, desde sua primeira edição, reúne convidados estrelados, referência em suas carreiras e enfatizam a notoriedade do evento como “uma antena” do que é interessante e importante conhecer no presente, mas sempre olhando para o futuro.
 

Ao longo dos anos, nomes como Anitta - na edição de estreia em 2016, Virgil Abloh (2017), Eva Chen e Noonoouri (2018) refletem a visão do “Talks” em antecipar potenciais talentos, com uma curadoria vanguarda combinada a nomes consagrados como Amy Parris, Christian Louboutin, Dana Thomas, Dapper Dan, Ermenegildo Zegna, Gwyneth Paltrow, Karla Welch, Lauren Santo Domingo, Li Edelkoort, Marco Bizarri, Peter Marino, Remo Riffini e Robert L. Triefus confirmam a autoridade aliada ao novo, da Iguatemi.
 

Depois do sucesso da última edição, a conferência deste ano será novamente realizada presencialmente, com vagas limitadas para participação nos workshops. No entanto, para atender aos públicos de várias outras partes do mundo, a transmissão das plenárias será mantida também, via online. Mais de 6.000 pessoas participaram de nossa conferência presencial em 2023, para acompanhar os dois dias de conteúdo apresentado pelos mais de 50 palestrantes e mais de 20.000 pessoas se inscreveram em nossa conferência digital em 2021.
 

Sobre o JK Iguatemi:

O Shopping JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor. Para mais informações visite www.jkiguatemi.com.br.