Em uma busca rápida na internet, a modalidade de exercício treinamento funcional gera cerca de 2,5 milhões de resultados e já angariou tantos adeptos quanto críticos.
No treinamento funcional o praticante ganha força, melhorias no sistema cardiovascular, resistência muscular e agilidade. No entanto, com o complemento da musculação ele não restringe os treinos com movimentos em eixos isolados e definidos. Nesta seara, para que se trabalhe a musculatura mais profunda são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, discos, cones e hastes.
Ao contrário do treinamento funcional, a musculação é eficiente quando o objetivo é a hipertrofia, pois com ela conseguimos trabalhar todos os grupos musculares com especificidade e isoladamente.
De acordo com O ACSM (American College of Sports Medicine), a musculação também exerce um impacto direto sobre as atividades da vida diária que exijam um percentual da capacidade física para serem executadas.
Assim, a prática das duas modalidades em paralelo poderia garantir um ótimo desenvolvimento do condicionamento físico, definição muscular e hipertrofia.
Isabela Casline
Professora e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas - contato: isabela.casline@soucia.com.br