A organização de um programa de treinamento, deve levar em consideração, vários fatores relacionados ao praticante, a fim de se obter os melhores resultados.
Aspectos como idade, sexo, história esportiva e de saúde, experiência anterior com a modalidade, aptidão física atual, objetivos e disponibilidade, são, entre outros, pontos essenciais para uma prescrição eficaz. Esse princípio é denominado individualidade.
Na musculação, cujo principal propósito é desenvolver a força e a massa muscular, os exercícios, as séries, repetições esobrecarga , são selecionados e sistematizados de acordo com as características do indivíduo.
Cabe a um profissional habilitado, o papel de avaliar o indivíduo em diferentes aspectos, prescrever o treino com segurança, eficiência e acompanhar seu desempenho, para posteriormente analisar a evolução dos resultados.
O que parece ser adequado a um pode não ser a outro.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.