Que atire o sapato quem nunca ouviu a frase "você quer ficar bonita ou confortável?"
Conforto e sexy são termos inversamente proporcionais. Quanto mais sexy uma calcinha, mais desconfortável ela é. A mesma coisa com os sutiãs. E pior ainda: as cintas! Todo quilinho a mais é prontamente disfarçado sob um vestido com uma armadura de lycra, suplex e algodão (para dar uma falsa sensação de conforto).
E os sapatos?! Alguns são pequenos instrumentos de tortura. E não estou falando só dos já conhecidos scarpins salto 15, não. Uma sapatilha pode massacrar tanto quanto.
E mesmo sofrendo, você continua usando e maltratando seu corpo. Mas, já parou para pensar nas coisas maléficas que está fazendo ao seu corpo em nome da beleza?
Inspirado nessa busca dolorosa pela beleza, o fotógrafo norte-americano Justin Bartels registrou imagens de um grupo de mulheres logo depois de tirarem as roupas.
O resultado está em “Impression”, ensaio impactante sobre a forma como a moda e os padrões de beleza marcam, literalmente, o corpo feminino.
Bartels usou as imagens para comentar sobre os padrões de beleza da sociedade, especialmente quando se trata de namoro. "A série IMPRESSION surgiu de minhas experiências de namoro na faculdade, notando as diferentes tendências e estilos que as mulheres usavam", explicou. "Me interessava que tantas mulheres usassem roupas obrigatórias ou desconfortáveis para impressionar ou atrair outras pessoas, ou para sua própria autoestima".
Para ele, o projeto tem uma mensagem maior. "Eu espero que este ensaio vai chegar às mulheres e inspirá-las a questionar o que elas usam e por que usá-lo."
Para comentar mais sobre como as mulheres e suas escolhas de estilo podem ser manipuladas pela mídia, ele nomeou cada foto depois de títulos reconhecidamente absurdos que ele tirou de revistas de moda reais. " Nós adicionamos seus títulos a cada imagem, para realmente levar o ponto para casa que, apenas talvez, estamos sendo convidados a sofrer por moda um pouco demais. Clique na apresentação de slides para ver por si mesmo:
FONTE: www.refinery29.com / Justin Bartels Photography
Milena Baracat
Coluna Entretenimento
Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente atua com profissionais no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.