Na entrada do restaurante COMO ASSIM?! na Rua Augusta,2559, em São Paulo, está localizado logo na entrada, o Chefs Especiais Café, onde todos os funcionários são portadores de Síndrome de Down.
O espaço foi cedido pelo dono do restaurante, Tedd Albuquerque, que deixou de servir café e sobremesa na sua cozinha para integrar ainda mais o café.
O estabelecimento foi idealizado por quatro empreendedores (também portadores de Down): Rodrigo Botoni, Luiza Camargo, Danielle Carnevale e Maria Carolina, que receberam a ajuda de voluntários selecionados pelo Instituto Chefs Especiais, entidade que capacita portadores de síndrome de Down para trabalharem na área gastronômica.
Apesar de ser uma de uma ONG, o café também é um negócio, que visa o lucro como forma de recompensar os funcionários com salários dignos e ajudá-los a prosperar.
(FOTO: o cardápio na lousa com quatro opções para escolher: respeito, oportunidade, amor e inclusão. O preço, corações).
Hoje, em cada 400 nascimentos, 1 tem a ocorrência da Síndrome, sendo que a expectativa de vida é de 60 anos, bem maior do que até pouco tempo atrás.
O Chefs Especiais Café é só uma iniciativa para os inserir na sociedade, de aumentar sua representatividade, desenvolver suas habilidades e valorizar seus talentos.
A inédita iniciativa de inclusão e diversidade já valeria o passeio, mas o ambiente e os atendentes são todos tão incríveis que vale a pena conhecer o café só para interagir com essa turma.
Fotos Reprodução / Facebook. Crédito: sp24hrs
Milena Baracat
Coluna Entretenimento
Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente atua com profissionais no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e priva