A virada da LEGO
Em 2004, a LEGO, tradicional empresa dinamarquesa de brinquedos fundada em 1932 e presente em 30 países, estava à beira da falência. Resultados negativos, baixa taxa de crescimento e pouca inovação estavam presentes há alguns seguidos anos. Pois bem, algo teria de ser feito para reverter as tendências ruins e transformar a empresa que se via ameaçada com o crescente aumento de jogos via internet, games e os mais variados avanços no entretenimento infantil.
O Conselho de Administração decidiu contratar, em outubro de 2004, Jorgen Vig Knudstorp, um jovem e promissor executivo oriundo dos bancos da Mckinsey, uma das mais renomadas empresas de consultoria do mundo, a quem tive a honra de trabalhar em dois grandes projetos.
Algo teria de ser feito para salvar a empresa e reverter os resultados financeiros.
Depois de um profundo diagnóstico, a liderança decidiu selecionar 3 grandes áreas focais de ataque na nova estratégia:
1. Reposicionamento da marca LEGO;
2. Investimentos em Pesquisas e Desenvolvimento (R&D);
3. Planejamento financeiro, atacando predominantemente os custos e a rentabilidade da operação.
José Roberto de Siqueira
Coluna Gestão Moderna Negócios
Larga experiência em liderança como Presidente e CEO em empresas multinacionais e nacionais, membro dos Conselhos de Administração e do Lide do grupo Dória, professor de MBA, palestrante e CEO da Premiatta Consultoria: www.premiattaplus.com , Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jose-roberto-de-siqueira-217a032/ Curso on Line: https://cursos.premiattaplus.com - Telefone: (011) 991591939