Já ouviu falar sobre Churchill? Sim, Winston Churchill, o político inglês, famoso principalmente por atuar como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.
Além de oficial do exército britânico, ele foi historiador, escritor e artista. Ele é o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura em 1953 pelos inúmeros trabalhos e principalmente pela sua obra de 6 volumes sobre as Memórias da Segunda Guerra Mundial.
O Nobel foi justificado pelo seu domínio da descrição histórica e biográfica, bem como pela brilhante oratória na defesa exaltada dos valores humanos.
Em 2002 foi eleito pela BBC como o maior britânico de todos os tempos.
Se ele foi herói ou vilão, esse não é o intuito aqui, mas ele foi uma figura importante para a Inglaterra e achei sensível ele usar a pintura como prazer e para fugir das pressões da vida.
Churchill era apaixonado pela pintura, tendo escrito um livro sobre o assunto e dito que quando morresse e chegasse ao céu iria definitivamente passar os primeiros 100 anos da eternidade a pintar.
A minha descoberta sobre o talento do Churchill se deu através da série da Netflix – ARTE ou FAKE?, onde duas pessoas da área, Fiona e Phillip são contratados para descobrirem a autenticidade de uma determinada obra.
Churchill pintava cenas das suas viagens de férias, desde o Norte da África até o Sul da França. Apesar de ter sido um artista amador, era muito bom e inspirado, e suas obras tem atualmente preços altos.
Em 2014 o quadro The Goldfish Pool at Chartwell foi vendido por 1,8 milhão de libras em um leilão realizado em Londres pela casa de lelilões Sotheby´s.
Segundo sua esposa ele gostava de pintar após o almoço e a sua pintura tornou-se uma parte imensamente importante da sua vida!
“Arte, necessidade vital.”
Mário Pedrosa, 1949
Mônica Fraga
Arte, Fotografia & Design
Designer de Interiores pela Arquitec., Fotógrafa pelo Senac São Paulo. Atualmente faço um curso sobre História da Arte, em SP, com o crítico de Arte Rodrigo Naves. Instragram: @monicafraga monicabmfraga@gmail.com