Cansado dos mesmos exercícios educativos?
Veja aqui 8 tipos de pernadas para você utilizar e aperfeiçoar:
Existem diversos tipos de pernadas, cada uma bem diferente da outra, mas todas possuem a mesma função, aumentar a flutuabilidade do seu corpo e aumentar a propulsão do nado, hoje nós vamos falar sobre o motor secundário na natação, as pernadas.
1- Pernada de Crawl: A pernada do crawl geralmente é a primeira a se desenvolver, as vezes involuntariamente, a pernada da crawl por ser simples de ser realizada é a mais fácil de se ensinar e rapidamente é absorvida pelo aluno. Primeiro nós começamos com um movimento descendente e ascendente da perna, uma pernada após a outra, começando leve e descoordenada no início, mas rapidamente surge uma melhora significativa do gesto. A aplicação da força é sempre no sentido descendente, uma vez que a aplicação da força tenha o sentido contrário, ou seja, aplicar a força no movimento ascendente, quando a perna sobe, a visão que o professor possui é que seu aluno “pedala”, oque não é rentável para o mesmo.
2- Pernada Lateral: Essa pernada é uma variação da pernada do Crawl, geralmente utilizada para a respiração no nado Crawl, ela se descreve também como movimentos ascendentes e descentes e uma perna seguida da outra, só que desta vez na posição lateral, para melhorar a percepção com uma nadadeira, deite de lado com a cabeça encostada em um dos braços apoiado na prancha enquantoe o outro você mantém esticado ao longo do corpo, esse educativo é ótimo para se melhorar esta pernada.
3- Pernada de Costas: A pernada do nado costas é muito semelhante as pernadas anteriores também, pernadas descendentes e ascendentes, uma pernada seguida da outra, porém na posição em decúbito dorsal, deitado de barriga para cima, a força sempre vem do chute, nesta posição o chute é para cima, então a aplicação da força é sempre para cima, a aplicação da força no sentido contrário também gera o movimento de pedalada.
4- Pernada Ondulada: A pernada de ondulação é a conhecida golfinhada dos nadadores, ela representa a pernada do nado Boborboleta, que execute a força para o corpo voar para fora da água de maneira ágil, potente e muito bonita!
A Pernada inicia com um movimento descendente e ascendente da perna de maneira que bata para baixo e suba naturalmente preparando a próxima pernada, desta vez as duas pernas batem juntas, em perfeita sincronia, como força e recuperando bem depois da pernada aproveitando seu deslize. Essa pernada também possui suas variações laterais e dorsais apenas alterando a posição do corpo na água.
5- Pernada de Peito: A pernada que representa o nado peito, é oque nós chamamos para as crianças de pernada do sapinho, essa perna executa um movimento circular de abdução de quadril em conjunto com a flexão do joelho, e termina com uma extensão completa, aduzindo o quadril, fechando e esticando bem as pernas para executar a tração. Assim como todas as outras pernadas, as do nado Peito, também possuem suas variações laterais e dorsais.
Vamos agora para as pernadas infantis!!
6- Pernada do Cachorrinho: A pernada do nado cachorrinho é a pernada favorita dos baixinhos e muito útil para a sustentação do corpo e muito parecida com a pernada do Crawl, mas bem rudimentar. 🦮
7- Pernada do Polvo: Essa pernada é uma variação da pernada do nado Peito, porém, na posição vertical na água, outra pernada excelente para a manutenção da sustentabilidade do corpo na águas para os baixinhos que não encostam o pé no fundo da piscina.
8- Pernada Maluca: É aquela pernada que o professor olha e não entende nada do que aquele aluno(a) está fazendo, se o movimento é horizontal, vertical, é tudo junto e misturado.
Aizer de Oliveira
Personal Trainer, Professor e atleta de natação em águas abertas.
Formado em Bacharel pela faculdade de Americana (FAM), especializado em natação pela Unicamp e pela academia Companhia Athletica.