Hoje vamos falar de um assunto pouco comentado e até que bastante frequente de acontecer: menopausa precoce.
Quem esclarece este assunto é a nossa colunista Luciana Radomile, médica especialista em ginecologia e obstetrícia. Confira e compartilhe!
MENOPAUSA PRECOCE
O que é, sintomas e tratamento
Menopausa precoce é quando a mulher para de menstruar antes dos 40 anos de idade. É causada pelo envelhecimento dos ovários antes do tempo habitual.
O envelhecimento precoce dos ovários pode ser um problema silencioso, que não causa muitos sintomas. Ou seja, a mulher pode continuar menstruando e sem saber pode estar caminhando para uma menopausa precoce.
Alguns sintomas
Ciclos menstruais irregulares;
Instabilidade emocional;
Diminuição da libido;
Ondas de calor repentinas;
Suor excessivo;
Secura vaginal.
Tratamento
O tratamento é feito através de reposição hormonal com estrogênios e progestagênios que servem não só para aliviar os sintomas causados pela falta de estrogênio no organismo, como também para manter a massa óssea e evitar o surgimento de doenças como a osteoporose.
O que comer nessa fase
Na menopausa precoce é recomendada uma dieta saudável rica em soja, castanha e gengibre, por exemplo, e com suplementos se necessários, de acordo com indicação do médico. Além disso, na alimentação deve ser evitado o consumo de cafeína, de chá verde e de chá preto que podem piorar as ondas de calor e de alimentos ricos em gorduras porque nessa fase é mais fácil engordar devido ao metabolismo estar mais lento.
Se seu ciclo está irregular e começarem a aparecer esses sintomas, procure um médico para uma avaliação adequada!
Dra. Luciana Radomile
Coluna Ginecologia e Obstetrícia
Médica Formada pela Faculdade de Medicina da PUC Campinas, Especialização em Ginecologia e Obstetrícia na Unicamp. Membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia ( Febrasgo). Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia TEGO- Contato: (19)993649238, dralucianaradomile@gmail.com