Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme; Argentina, 1985

Argentina, 1985

Filme argentino com Darín (!) tem grandes chances de ser bom. Quando vi que se tratava de um fato real, me animei ainda mais. E depois, ainda soube que será o candidato argentino a ‘melhor filme estrangeiro’ no Oscar. Tive que assistir!

Baseado em fatos reais, “Argentina, 1985” se inspira na história de Julio Strassera (Ricardo Darín), Luís Moreno Ocampo e sua equipe processam militares da ditadura argentina, mais conhecida como ‘Julgamento das Juntas’.

O processo começou pouco tempo antes do começo do julgamento, quando dois promotores começam a pesquisar e julgar as cabeças da Ditadura Militar Argentina. Strassera e Ocampo enfrentam-se à influência das pressões políticas e militares e reúnem a uma jovem equipe de advogados para levar a cabo o julgamento das juntas. O Julgamento das Juntas foi o primeiro julgamento no mundo por um tribunal civil contra comandantes militares que tinham estado no poder. Começando em 22 de abril de 1985, o julgamento durou muito tempo, cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas que viram o chamado "causa 13". No final, 709 casos foram julgados e sentenciados pelos juízes.

Realmente é muito bom! Como sou de exatas, história não é o meu forte, e eu não lembrava do caso, mas valeu pra conhecer e saber o que realmente rolou. Altamente recomendado!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.