Bib Gourmand - categoria do Guia Michelin com preços acessíveis - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

O Guia Michelin é uma das principais referências do mundo gastronômico indicando sempre os melhores restaurantes em mais de 30 países. Ele foi criado em 1900 pelos irmãos Michelin, donos da empresa de pneus, que utilizaram o atrativo gastronômico com o intuito de incentivar mais viagens de carro pela França, para que os pneus dos carros desgastassem e, consequentemente, eles vendessem mais pneus.

Mas, ao contrário do que muitos acreditam, os Guias MICHELIN não são apenas para “alta gastronomia”;. De restaurantes luxuosos a bares locais, o guia oferece opções nas mais variadas faixas de preço.

Uma dessas categorias é a Bib Gourmand, que mantém o exigente padrão imposto pelo Guia, porém indica apenas restaurantes em que há um excelente custo-benefício entre preço e qualidade. Ou seja, é uma classificação que reconhece estabelecimentos que servem boa comida a preços “moderados”.

A lista de opções Bib Gourmand está disponível em todos os lugares nos quais há estabelecimentos avaliados e classificados como pertencentes ao Guia Michelin.

A dica é consultar o Site Oficial do Guia Michelin e pesquisar as opções listadas como participantes da lista Bib Gourmand. Lá, logo depois de escolher a cidade que deseja consultar, é possível filtrar a categoria, para que sejam apresentadas opções equivalentes a esta modalidade, exclusivamente.

Foi assim que fiz. Digitei a cidade e apareceu uma lista para eu escolher.

Segundo o site oficial, “eles [os restaurantes] podem não ser tão conhecidos pelo público geral como os restaurantes estrelados, mas são muito requisitados entre os seguidores do guia, onde nossos inspetores dedicam a mesma quantidade de tempo para os descobrir e avaliar.

O que os restaurantes Bib Gourmand têm em comum é seu estilo mais simples de cozinhar, o qual muitas vezes você acha que poderia tentar reproduzir em casa. Além disso eles também vão deixar você com uma sensação de satisfação por ter comido um prato tão bom por um preço tão razoável.” (Escrito pelo time editorial do Guia MICHELIN Nordic, e adaptado pelo time do Guia MICHELIN Brasil).

Foi exatamente assim que me senti!

E se ao ler isso você já lembrou daquele boneco fofo que é o símbolo da marca, saiba que seu nome é Bib! E foi em homenagem a ele que em 1997 essa categoria foi criada!

Encontre todos os restaurantes Bib Gourmand no Guia MICHELIN aqui mesmo.

https://guide.michelin.com/en/restaurants/bib-gourmand

Vale ressaltar que a faixa de preço para um restaurante ser classificado como “Bib”; varia de país para país, dependendo do custo de vida em cada local.

Fonte e créditos: MICHELIN Guide Brazil.

Fotos Arquivo Pessoal: Milena Baracat

Fotos Reprodução: MICHELIN Guide Brazil

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.