Treinos avançados de força são, predominantemente, realizados com alta intensidade, ou seja, com máximo esforço.
Tradicionalmente, os métodos clássicos preveem um número de repetições por série entre 6 e 12, utilizando-se a máxima carga e com isso gerando grande tensão muscular e alto estresse metabólico.
Porém, uma ótima alternativa para o treino de hipertrofia é a utilização de um maior volume de repetições por série. Aplicando-se um número considerado alto para padrões tradicionais, como 20, por exemplo, com cargas menores e realizadas até a falha, estimula-se um grande número de fibras musculares.
Outra vantagem de se usar uma carga mais baixa é a de menor chance de eventuais lesões, que podem vir a ocorrer com maior frequência em treinos mais pesados.
É sempre bom também reforçar que a variação no treinamento de força é essencial. E não apenas de exercícios, mas também de repetições, métodos, ritmo, etc. A orientação do personal trainer é fundamental para obter-se resultados com eficiência e segurança.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp. Email: cassius.de@gmail.com