Todos sabem que praticar atividades físicas faz bem à saúde, ajuda a melhorar a autoestima, faz perder peso e aumentar o condicionamento, desde que seja um exercício adequado e feito da maneira correta. Do contrário, a atividade pode fazer mais mal à saúde do que trazer benefícios.
Um exemplo disso é quem pratica exercícios em excesso. O "over training" ou síndrome do excesso de treinamento, pode atingir desde atletas até pessoas comuns.
O problema ocorre quando há um desequilíbrio entre o exercício físico e o descanso. Quem se sobrecarrega de exercícios diariamente e não faz pausas de pelo menos um dia na semana, sofre grandes riscos de saúde.
O descanso é fundamental, pois é ele que faz os músculos se recuperarem do esforço e se regenerarem. Dessa forma é ideal, principalmente aos iniciantes, intercalar um dia de exercício com um dia de descanso.
Quando uma pessoa acaba se tornando viciada em malhação por não ver resultados em curto prazo, acaba intensificando a rotina de exercícios e deixando a pausa de lado, piorando ainda mais o seu problema.
Alguns especialistas, por exemplo, defendem que a atividade física não está associada diretamente à qualidade de vida. Profissionais que têm grande gasto energético, como é o caso de pedreiros e estivadores, teriam excelente qualidade de vida não é mesmo? Mas sabemos que nem sempre isso acontece.
Se a qualidade de vida significa um senso de bem-estar e satisfação em áreas da vida que uma pessoa considera importante, nem sempre a prática de exercícios é levada em consideração nesse caso.
O exercício praticado dessa forma exagerado não é saudável. Deveria ser um momento de relaxamento, mas acaba se tornando um motivo de estresse. Os músculos ficam mais frágeis e mais sujeitos a um rompimento.
Os hormônios do estresse, a pulsação e a pressão arterial se elevam. A pessoa se sente constantemente cansada, irritada, desmotivada e deprimida. Seus músculos parecem doer o tempo todo e ainda pode começar a sofrer de insônia. Com tudo isso, a resistência do organismo despenca e o atleta fica mais suscetível a infecções e diminuindo resistência contra gripes e resfriados.
Por isso fique atento se não tem exagerado nos exercícios físicos e colocado em risco sua saúde.
Isabela Casline
Professora e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas - contato: isabela.casline@soucia.com.br