Estamos no final do ano, de um ano histórico, desafiador e que exigiu muito de nós!
No meio do caos, o que foi sua válvula de escape? Para mim, sem dúvida, a Arte teve papel fundamental e mesmo que você não imagine, foi para você também, através da música, dos filmes e séries que você viu, dos livros que leu, etc.
Muitas pessoas nunca visitaram um museu, e como já citado em posts anteriores, temos um acervo maravilhoso em nosso país, e também muitos artistas incríveis que se reinventaram e resistiram em meio à pandemia.
Muitas pessoas que trabalham na Avenida Paulista, em São Paulo, nunca visitaram o MASP, sendo que poderia ser uma visitinha no horário de almoço, até porque tem restaurante e café dentro do museu e às terças-feiras a entrada é gratuita. Fica a dica!
A minha descoberta da semana, através do instagram @maniademuseu foi o cineasta e artista visual Julien de Casabianca, que teve a idéia genial de levar o museu até às pessoas, até às ruas. Como? Ele tira fotos das pinturas nos museus, imprime em tamanhos enormes e cola em edifícios nas ruas da própria cidade. Sensacional, não?
Ele é um artista francês que nasceu em 1970 e tudo começou em uma visita ao Louvre. Ele tirou a foto e colou em uma das ruas de Paris.
Através do projeto intitulado “Outings Project”, lançado em 2014, ele leva a arte até as pessoas, transformando cenas e construções comuns em algo extraordinário.
Para terminar deixo a pergunta:
O que foi alívio para você durante 2020?
“A Arte nos coloca em estado de graça.”
Paul Cézanne, 1921
Mônica Fraga
Arte, Fotografia & Design
Designer de Interiores pela Arquitec., Fotógrafa pelo Senac São Paulo. Curso de História da Arte com o crítico de Arte Rodrigo Naves, Curso de História da Arte Brasileira e Modernismo ao Contemporâneo no MASP, Curso sobre as Mulheres na Arte, no Adelina Instituto e Arte que Acontece, em São Paulo. Instragram: @monicafraga Email: monicabmfraga@gmail.com Twitter: @monicafraga27