Por meio de comunicado oficial emitido no perfil do Instagram da Família Real Sueca, foi divulgado que após três dias de curso, ela passa a atuar na desinfecção de equipamentos médicos, para que os profissionais da saúde possam se dedicar exclusivamente aos pacientes
A Princesa Sofia da Suécia começará a atender em hospitais para auxiliar no combate do coronavírus. Segundo a assessoria da realeza sueca, após participar de curso de três dias, ela passará a atuar na desinfecção de equipamentos médicos e instalações, para que os profissionais da saúde possam se dedicar exclusivamente aos enfermos.
"A Princesa Sofia fez um curso de 3 dias no Sophiahemmet (hospital privado em Estocolmo, do qual ela é a presidente honorária). A princesa Sofia não trabalhará diretamente com os pacientes, mas ajudará as pessoas que trabalham lá e desinfetam os materiais", dizia o comunicado emitido por meio do perfil oficial.
Os rumores de que Sofia passaria a atuar na linha de frente do combate ao coronavírus começaram a ser dissipados após ela ser fotografada usando uma roupa de ambiente hospitalar. Segundo o site espanhol 20 Minutos, na ocasião ela estava justamente fazendo o curso de conhecimentos médicos básicos para atuar como auxiliar nos centros.
Ainda de acordo com o site, o curso foi criado para que as pessoas pudessem prestar o serviço após baixa de muitos profissionais da área por doença ou demissão. O governo promoveu pensando em aliviar a saturação do setor, completamente oprimido pela pandemia de Covid-19.
Não se sabe ainda se após sua prestação de serviços Sofia retornará à Villa Solbacken, para a residência de sua família, ou se ficará ao lado do hospital para não expor seus entes queridos.