Crítica cinema por Vicente Neto - Filme: Cyrano

Cyrano

Não assisti ao filme “Cyrano de Bergerac” (com Gérard Depardieu), de 1990, mas o conhecia de tanto sucesso que fez na época. Lembro de ver muitas cenas deste, mas nunca me interessei em assisti-lo. Quando assisti ao trailer desta nova versão, também não me empolguei muito. Mas acabei indo conferir.

A história é focada no lendário poeta e espadachim Cyrano de Bergerac e na sua paixão pela bela Roxanne, que ele confessa através das cartas que lhe escreve a pedido de Christian de Neuvillette, um outro apaixonado. Sem qualquer esperança na concretização do seu amor, Cyrano vai mostrando a grandiosidade dos seus sentimentos nas palavras que dita ao rival, conquistando com elas o amor da sua amada.

Soube que o filme é muito parecido com o francês dos anos 1990, apenas com uma diferença: quando no anterior, algumas partes eram declamadas como poesias, nesta versão, estas partes são cantadas. É um romance bem bonito. Quem gosta do formato, vai gostar.

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.