Crítica de cinema por Vicente Neto: Filme: Eiffel

Eiffel

Mais um filme contando uma parte verídica de um fato histórico. Fiquei muito animado em assistir. Ainda mais sendo sobre Gustave Eiffel, meu “colega de profissão” rs, e sobre a construção da torre Eiffel, que eu acho uma obra sensacional.

Após o sucesso da sua colaboração com o escultor Auguste Bartholdi na criação da Estátua da liberdade, o conceituado engenheiro Gustave Eiffel é escolhido para produzir uma obra para a Exposição Universal de Paris de 1889. Se sentindo sob grande pressão e receoso de não corresponder às expectativas, entra em crise de inspiração. Mas o seu destino se cruza com o de Adrienne Bourgès, um grande amor do passado, que lhe dará o alento de que precisava para criar a sua obra mais espetacular: uma torre de 324 metros, toda construída em metal, que viria a se transformar no grande símbolo da idade de Paris.

Não sei se tudo o que mostraram no filme é real (sobre a tal relação com Adrienne, e por isso, a torre tem forma de letra “A”), mas eu achei muito interessante. Valeu assistir e recomendo!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.