Contratura Muscular - Coluna Fitness por Isabela Casline da Cia Athletica Campinas

A contratura muscular ocorre quando o músculo contrai-se de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento. Isso pode acontecer após um exercício muito forte ou quando um indivíduo está muito tenso, vivendo situações de estresse e cheio de preocupações.

A contratura pode ser sentida quando se coloca a mão sobre o músculo e nota-se uma parte mais dolorida e dura, como se fosse uma bolinha ou um nódulo. Esse tipo de lesão muscular é muito comum em quem passa muito tempo trabalhando em escritórios na mesma posição por muito tempo e, geralmente, não pratica nenhuma atividade física de forma regular.

Pode-se evitar a formação de contraturas nas costas, pescoço e ombros ao adotar uma postura correta e ao praticar algum tipo de atividade física, que além de fortalecer os músculos, irá aliviar o estresse e a tensão acumulada. Bons exemplos são a natação e o Pilates.

O tratamento para contratura muscular é feito através de massagens que dissolvam o nódulo formado e que melhoram o aporte sanguíneo local, uso de bolsas de água morna e, por vezes, fisioterapia. Esta última é mais indicada para casos graves, onde as contraturas são grandes, muito dolorosas ou em grande número, diminuindo a qualidade de vida do indivíduo.

 

 

Isabela Casline

Coluna Fitness

Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.

Blog:  www.isacasline.com.br

Treino e as Festas de Final de Ano - Coluna Fitness por Isa Casline da Cia Athletica Campinas

Com o período  de final de ano chegando nossa rotina de treinos e exercícios pode ficar um pouco tumultuada .

IMG-5501.jpg

Para não precisar sofrer tanto em Janeiro com a malhação, ai vão algumas dicas para manter-se em forma.

• Treine pela manhã: O treinamento pela manhã ajuda a dar uma maior disposição durante o dia, o que é ideal para esse período corrido de fim de ano. Além disso, treinando pela manhã, você fica com o resto do dia disponível para fazer as compras e não corre o risco de se atrapalhar e perder o treino.

• Aulas combinadas: Se o tempo está curto, busque aulas que reúnem trabalho neuromuscular e aeróbico. O resultado não é tão rápido quanto o do treino completo, mas vale como opção de emergência.

• Orientação personalizada: Nem que seja apenas no mês de dezembro, vale contar com o acompanhamento de um Personal Trainer. Ele ajuda não apenas a manter a motivação, mas trabalha todos os principais pontos do seu corpo, impedindo que você perca o ritmo.

• Trace uma meta relâmpago: Por mais que você tenha um objetivo maior, pense numa meta que pode ser alcançada em poucas semanas. Tendo ela em vista, há mais motivação para frequentar a academia e, dessa forma, manter o foco no treino.

• Corte a monotonia: Treinos repetitivos demais são causadores de desistências. Pelo menos nesta época do ano, fale com seu treinador e peça sugestões para variar os exercícios. As novidades a cada aula geram curiosidade e atraem sua atenção para a academia.

• Adapte o treino ao seu tempo: Em vez de espremer os exercícios nas folgas, remodele seu programa de atividades. Calcule, exatamente, quanto tempo você tem disponível nesta época do ano. Com base nisso, escolha os principais exercícios. Quando a correria passar, no entanto, retorne ao programa completo.

 

Ótimos treinos!

Isabela.png

Isabela Casline

Coluna Fitness

Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.