Gastronomia e Doces Turcos — 14 Delícias que você não pode deixar de provar

Um país onde todos os sabores guardam muita identidade com uma cozinha rica em vegetais, carnes e massas que compõem pratos salgados ecléticos e doces turcos de dar água na boca. Além disso, as bebidas quentes e frias são bem originais. Assim como as outras facetas do país, a culinária turca é uma mescla de sabores da Ásia e da Europa: verdadeiramente deliciosa, dona de receitas exóticas e sabores insubstituíveis, e tão tradicional quanto descolada.

Um exemplo da moderna gastronomia turca? O chef Nusret Gökçe, “exportado” da Turquia para Dubai e que faz o maior sucesso no Instagram, por conta da sua culinária e seu jeito excêntrico! Para se ter ideia, seus milhares de seguidores ganhou outros milhares por conta de uma única postagem em que ele salga a carne com um jeito diferente!

Conheça algumas delícias:

1.Kebab

gastronomia-e-doces-turcos-kebab.jpg

Kebab significa “grelhados a carvão”, o que inclui pratos distintos desde carnes até as castanhas assadas no kestane kebab, tradicionalmente vendidas em sacolas de papel.

Os de carne são mais conhecidos e vêm em diferentes estilos, mas se resumem em uma coisa: carne grelhada e cortada em cubos. Se é feito no espeto vertical giratório, trata-se do döner kebab (em turco, literalmente “espeto giratório”). A carne pode ser de cordeiro, carneiro, boi ou frango e é fatiada antes de servida, geralmente como recheio de um pão acompanhado de legumes, couscous, arroz e molhos.

É uma refeição nacional na Turquia e comum na Grécia, na costa do Mediterrâneo e em lugares de onde a imigração turca tocou, como cidades da Alemanha e da França.

2- Simit

gastronomia-e-doces-turcos-simit.jpg

3. Iogurtes

gastronomia-e-doces-turcos-iogurte.jpg

Um lanche modesto que dizem ter surgido no século XVI, quando os viajantes levavam consigo anéis de pão na bagagem. A cidade vizinha de İzmit emprestou seu nome à iguaria! Hoje, as populares argolas de pão turcas são muito apreciadas no país e a opção ideal para aquele lanche rápido na rua ou como sobremesa após as refeições com doce, queijo ou iogurte.

 4. Pide

gastronomia-e-doces-turcos-paes-768x512.jpg

Apelidado de “pizza turca”, é uma espécie de pão achatado, assado no forno a lenha e servido com queijos, vegetais ou coberturas de carne como a sucuk (salsicha turca) ou carne de cordeiro picada (kıyma). Há restaurantes especializados no prato que muitas vezes é servido com um ovo quebrado em cima bem na hora!

 5. Baklava

gastronomia-e-doces-turcos-doce-com-pistache.jpg

Os conhecidos doces turcos feitos com uma massa bem fininha e crocante, encharcados de mel leitoso e cobertos de pistache, quase uma obra de arte! A sobremesa veio da Ásia Central e se espalhou por todo o mundo otomano sendo que, na Europa, os vienenses a modificaram resultando no strudel.

6. Castanhas e Frutas

gastronomia-e-doces-turcos-frutas-e-castanhas.jpg

Parece bobo dizer para alguém experimentar castanhas e frutas em outro país, mas acredite: você não vai se arrepender. A Turquia produz 75% da safra global de avelãs, elas mesmas, as responsáveis por aquele delicioso creme com cacau. O país também está entre os cinco maiores produtores mundiais de figos, cerejas, morangos, pêssegos, melões, melancias, tangerinas, maçãs e nozes. Prove, prove e prove!

7. Sorvete

gastronomia-e-doces-turcos-sorvete-turco.jpg

O sorvete turco é como nenhum outro que você já teve o prazer de experimentar… Para começar, tem um sabor distintamente esfumaçado graças ao mástique natural, uma espécie de resina usada no preparo e segundo, sua textura é mais mastigável do que a da sua prima italiana nos gelatos, que é mais suave. A espessura além dos ingredientes, como frutas, leite e açúcar, vem da salepo, uma farinha obtida a partir dos tubérculos de espécies de orquídeas encontradas nas montanhas do sudeste turco. Um verdadeiro deleite gastronômico!

 8. Manti

gastronomia-e-doces-turcos-massa.jpg

Os italianos chamam de ravioli , os georgianos de khinkali e os turcos colocam de manti. Esta versão de carne envolvida por uma massa é servida com iogurte fresco besuntado de manteiga derretida e polvilhado com ervas picadas e flocos de chile. Saborosíssimo!

9. Dolma

gastronomia-e-doces-turcos-dolma.jpg

Arroz e a carne recheiam pimentões, tomates, abobrinhas e berinjelas que são assados e viram pratos deliciosos! O sarma vem com os mesmos ingredientes, mas dessa vez enrolados em folhas de videira ou repolho, o que conhecemos no Brasil como “charutinhos de folha de uva ou de repolho”. Sim, você já deve ter provado em algum restaurante de comida árabe, e qualquer semelhança não é mera coincidência!

10. Lokum

gastronomia-e-doces-turcos-lokum-1.jpg

Conhecido como manjar turco, é uma delícia colorida e um dos doces mais conhecidos da Turquia! É um delicado cubo de gelatina doce, bem saboroso e com uma textura especial. Leva esse nome de lokum, pois deriva da palavra árabe para “pedaços”. É feito com uma variedade de sabores e cores, e muitas vezes aromatizada com a água das rosas de damasco, já que a Turquia é o maior produtor mundial dessas rosas cuja água traz uma fragrância doce e intensa descoberta pelos chefs otomanos. O Lokum é sempre polvilhado com açúcar, e é comum ser servido ao lado de um bom café turco no final de uma refeição.

11. Kahve

gastronomia-e-doces-turcos-cafe.jpg

Para saborear um verdadeiro café turco, é preciso um barista realmente habilidoso e um bom anfitrião para estudar sua fortuna ou futuro através da borra na sua xícara. Dizem que o café turco (kahve), apareceu pela primeira vez na capital imperial de Istambul no século XVI. O que é certo é que, desde então, é parte da vida dos tucos – emprestando seu nome ao café da manhã (kahvaltı ou “antes do café”) e à cor marrom (kahverengi).

 12. Tulumba

gastronomia-e-doces-turcos-tulumba.jpg

Lembra bastante o churros, mas na verdade esse doce é feito com massa de farinha de trigo não levedada que, em formato de bolinhas, são fritas e ensopadas no xarope. Dá água na boca, não?

13. Muhallebi

gastronomia-e-doces-turcos-pudim.jpg

É um tipo de pudim delicioso feito com leite, açúcar, farinha, manteiga e baunilha. Ele é servido em taças e pode ser coberto com amoras brancas, avelãs, nozes, mel, canela, e até mesmo chocolate. Para os amantes do cacau, vale a pedida!

 14. Raki

gastronomia-e-doces-turcos-bebida-tradicional.jpg

A bebida mais consumida na Turquia e, só por essa razão, já merece ser provada. Mas é ótimo também! É um licor aromatizado com anis, também conhecido como “Leite de Leão”.

 Fonte: https://www.terramundi.com.br/blog/gastronomia-turca-14-delicias/

Provado e aprovado da semana: Imperador do Restaurante Romanos - Coluna Food Tasting por Milena Baracat

Food Tasting

Provado e aprovado da semana: Imperador do Restaurante Romanos

foto 1.jpeg

Linguine ao molho Alfredo e finalizado no queijo grana padano.

Você pode optar também pelo Imperador com filet mignon ou com camarão (al gamberi).

foto 2.jpg

Minha escolha foi com o filet mignon.

Simplesmente sensacional! Recomendo fortemente.

Foto: Arquivo pessoal/Milena Baracat e @restaurante_romanos

 

Milena.jfif

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.

 

Provado e aprovado da semana: Ribs Coxinha do Outback - Coluna Food Tasting por Milena Baracat

Food Tasting

Provado e aprovado da semana: Ribs Coxinha do Outback

foto 1.jpeg

Vira e mexe o Outback lança uma reinterpretação da sua clássica costela com barbecue, a Ribs on the Barbie, para o nosso deleite. Foi assim com o sanduíche de costela, com a costela desossada e empanada e agora eu tive o prazer de provar a Ribs Coxinha.

foto 2.jpeg

A Ribs Coxinha é uma porção com oito unidades de coxinhas recheadas com a suculenta Ribs on the Barbie, cream cheese, temperos da casa e limão siciliano, que dá um toque ainda mais especial, além do delicioso molho Barbecue Ranch que a acompanha.

foto 3.jpeg

A Ribs Coxinha está disponível nos restaurantes durante o Billabong Hour (de segunda a sexta, exceto feriados, das 17h às 20h).

Não deixem de provar! O recheio é inteiro de costela, super macia por dentro e crocante por fora, já que é empanada em farinha panko.

foto 4.jpeg

Dica extra: eu pedi uma Caesar Salad e achei que a combinação foi perfeita!

FOTO 5

Foto: Arquivo pessoal/Milena Baracat

 

Milena.jfif

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.

Provado e aprovado da semana: Chás da Moncloa Tea Boutique - Coluna Food Tasting por Milena Baracat

Food Tasting

Provado e aprovado da semana: Chás da Moncloa Tea Boutique

foto 1 (1).jpg

Minha avó tinha o costume de preparar o chá das 17hr, que foi passado para mim.

Eu amo e tomo muito chá, tanto gelado, quanto quente.

E, sem dúvida, a qualidade dos chás da Moncloa é excelente e vale a pena provar.

foto 2.jpeg

Eu tomei o Indian Flavour e o Ginger Lemon, mas há opções variadas e inusitadas de chás (tem até para misturar com espumantes), além de deliciosos acompanhamentos para quem quer degustar no local.

foto 3.jpeg
foto 4.jpeg
foto 5.jpeg

Foto: Arquivo pessoal/Milena Baracat

Milena.jfif

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.

 

Provado e aprovado da semana: Desafio do Sushiman da Temakeria e Cia - Coluna Food Tasting por Milena Baracat

Food Tasting

Provado e aprovado da semana: Desafio do Sushiman da Temakeria e Cia

foto 1.jpg

Combinado para 2 pessoas com 50 peças:

6 peças de Sushis;

24 peças de Makis: 16 Hot Roll, 4 Acelgamaki (acelga especial de salmão) e 4 Uramaki de camarão empanado com salmão e pimenta;

20 peças de Sashimis: finas fatias de salmão marinado.

Melhor custo benefício, além de ser uma excelente pedida para quem não quer encarar um rodízio.

Foto: Arquivo pessoal/Milena Baracat

Milena.jpg

 Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.