Como o designer de interiores impacta na logística de mudanças 

O design de interiores vai muito além da estética e funcionalidade do ambiente. Quando bem planejado, ele pode influenciar diretamente na logística de mudanças, otimizando o processo de transporte de móveis e objetos, além de reduzir custos e tempo. A interação entre profissionais de design de interiores e empresas de transporte tem se tornado cada vez mais importante para garantir uma mudança eficiente e sem contratempos.

Segundo a designer de interiores Raquel Mansur, proprietária da Raquel Mansur Interiores @mansurraquel , o layout de um espaço pode facilitar ou dificultar o processo de mudança. “Um projeto de interiores desenvolvido com técnica e criatividade,  leva em consideração não apenas o aproveitamento do espaço, mas também a viabilidade de adaptação dos móveis e objetos durante uma mudança. Móveis soltos, como estantes, cômodas aparadores,  por exemplo, são fáceis de desmontar e reorganizar, o que torna o transporte mais simples e menos custoso”, explica Raquel.

A influência do design de interiores na logística de mudanças é evidente também para Eduardo Avelar,  sócio da Iugas Mudanças e Transportes. Segundo ele, quando o designer cria um projeto que permite uma configuração prática e organizada dos móveis, a empresa de transporte consegue otimizar o carregamento e descarregamento, além de minimizar o risco de danos aos itens. "Muitas vezes, encontramos projetos que não consideram a facilidade de movimentação de móveis, o que pode gerar problemas na hora da mudança, como dificuldade de passar por portas e corredores, além de possíveis danos aos objetos", ressalta Avelar.

O planejamento integrado entre design de interiores e a logística de mudanças também pode impactar positivamente no tempo necessário para realizar o transporte. Espaços organizados, com móveis que permitem fácil desmontagem, facilitam o trabalho das equipes de mudança, resultando em menos tempo de serviço e, consequentemente, uma economia significativa.

Essa sinergia entre o design de interiores e os serviços de mudança está cada vez mais em destaque, mostrando que o planejamento de um espaço não termina com sua decoração, mas se estende até a maneira como ele será reorganizado em futuros deslocamentos.



Campinas recebe 1ª loja Franccino do interior paulista

Showroom exclusivo da marca mineira que é sinônimo de requinte, elegância e inovação no design brasileiro de mobiliário será inaugurado dia 2 de outubro no Cambuí

Sinônimo de requinte, elegância e inovação no design brasileiro de mobiliário, a Franccino chega a Campinas. Em um importante movimento de expansão, a marca mineira, que há 23 anos se destaca pelo trabalho artesanal aliado à tecnologia na criação de peças para ambientes internos e externos, inaugura no dia 2 de outubro sua primeira loja exclusiva na cidade e no interior paulista.

 

Localizado na Rua General Osório, no Cambuí, o novo showroom é fruto do empreendedorismo do casal Claudia Almeida e Cláudio Silveira, convidados pela Franccino a serem os primeiros franqueados da marca, iniciando um novo modelo de negócios para a empresa.

 

"Estamos muito entusiasmados com a inauguração da nova loja Franccino em Campinas, uma cidade que sempre vimos como um polo de grande potencial e crescimento. Acreditamos que o público daqui merece uma experiência exclusiva e à altura de suas expectativas, e não poderíamos estar mais confiantes em ter nossos parceiros, Claudia e Cláudio, como proprietários da unidade, liderando esta nova jornada de sucesso conosco", afirma Isaac Francino, CEO e um dos fundadores da empresa.

 

A Franccino busca transformar os ambientes por meio de móveis que unem tecnologia de ponta à tradição artesanal, em criações que nascem de um processo minucioso e sustentável. Preza pelo respeito ao ser humano e à natureza, utilizando matérias-primas de plantios renováveis e promovendo a reciclagem de insumos do processo produtivo.

 

Cada peça é fruto de produção própria, em colaboração com designers de renome, resultando em coleções que expressam autenticidade e sofisticação. Mais do que móveis, a empresa busca criar experiências que celebrem o design em sua forma mais pura. Uma mistura única na qual madeira certificada, aço, alumínio, fibras, estofados e outros materiais transformam móvel em arte.

 

Com uma área total de 1.150 metros quadrados, a Franccino Campinas propiciará uma experiência imersiva em diversos ambientes personalizados, divididos entre térreo e mezanino. Além de móveis exclusivos de fabricação própria para áreas internas e externas, irá comercializar tapetes e outros itens de decoração.

 

O showroom irá trabalhar com o catálogo completo, incluindo a nova coleção GERAIS, assinada por Marina Linhares, inspirada em Minas, que será lançada oficialmente em outubro.

 

“Iremos oferecer toda a excelência característica da Franccino e nossas expectativas são as melhores possíveis. Campinas e os municípios vizinhos possuem inúmeros condomínios de alto padrão, tanto horizontais como verticais, além de hotéis e outros empreendimentos corporativos aos quais pretendemos atender. Em termos de vendas, acredito que possamos ter um desempenho muito próximo ao das unidades paulistanas da marca”, conta Cláudio Silveira, diretor financeiro e de operações da Franccino Campinas. 

 

Segundo o empresário, já existem planos de expansão das atividades, com a inclusão de outras linhas de negócios que ainda estão sendo delineadas e serão anunciadas em breve.  

 

Claudia Almeida, diretora comercial e de marketing, acrescenta que uma das intenções é desenvolver parcerias com arquitetos e com a comunidade. “Uma das ações que já estão definidas é trazermos para cá o projeto da Franccino que promove a doação de sobras de materiais da fábrica para ONGs, que poderão aproveitar essa matéria-prima na produção de itens a serem comercializados por elas”, exemplifica.

Sobre a Franccino

Criada em 2001, a Franccino surgiu de um sonho comum dos seis irmãos Francino para abranger, hoje, tantas outras famílias: dos idealizadores da marca, aos colaboradores altamente capacitados até o consumidor final, que agrega às peças as suas próprias histórias.

Na cidade de Cláudio, Minas Gerais, se estruturam em um Parque Industrial os procedimentos fabris, amparados por matéria-prima nobre, mão-de-obra qualificada e tecnologia de ponta, moldando móveis de alto padrão para ambientes internos e externos. Toda a produção, desde a estrutura metálica e marcenaria até o acabamento artesanal, acontece lá.

A Franccino conta também com a curadoria de designers experientes e renomados que aplicam às formas o conforto, resistência e durabilidade em desenhos alinhados às tendências do mercado.

Atualmente são 12 lojas exclusivas distribuídas em 5 Estados, nas cidades de São Paulo, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte,  Cláudio e agora Campinas. A empresa destaca ainda a frota de caminhões em crescimento, para distribuição própria, e a caminho, um parque industrial que reunirá os seis parques fabris existentes em uma área com o dobro do tamanho da atual.

Experiência multissensorial: Fuerza Bruta inicia temporada no Parque Dom Pedro nesta quinta

Pela primeira vez em Campinas, grupo internacional entra em cartaz com espetáculo inédito e imersivo “AVEN”; ingressos já estão à venda


 Após uma bem-sucedida temporada em São Paulo, a companhia teatral Fuerza Bruta chega pela primeira vez a Campinas. A partir desta quinta-feira, 26, o grupo inicia sua temporada no Parque Dom Pedro com o inédito espetáculo AVEN, um lugar sem chão, oferecendo uma experiência sensorial única e inesquecível para todas as idades. Em São Paulo, o espetáculo foi sucesso de público e crítica, com diversas sessões esgotadas. Os ingressos para Campinas estão disponíveis exclusivamente na plataforma fuerzabruta.uhuu.com. A última vez que a companhia esteve no Brasil foi há seis anos.

“O Parque Dom Pedro traz mais uma novidade para Campinas, o espetáculo internacional Fuerza Bruta AVEN, que proporciona uma experiência memorável, diferente de tudo o que já vimos na região”, afirma Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS - a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina.

Realizado pela Rompecabezas com a Opus Entretenimento, a maior plataforma de entretenimento ao vivo da América Latina, AVEN vem encantando a todos com sua atmosfera de liberdade. Com muita música, dança, números aéreos e atuação, o espetáculo oferece uma viagem sensorial imersiva e festiva.


Descrito como "o show mais feliz do mundo", AVEN tem atraído uma plateia diversificada, composta por pessoas das mais diversas faixas etárias, todas ávidas para vivenciar o show inédito. Com uma mistura de diversas técnicas de som, luz, laser, água e uma interação vibrante entre os artistas e a plateia, AVEN é mais do que um show, é puro encantamento.

O Fuerza Bruta é conhecido por suas performances dinâmicas, que transcendem as convenções tradicionais do teatro, com cenas que desafiam até a gravidade. 

AVEN continua a evidenciar a companhia teatral como uma das mais inovadoras do mundo. 

O espetáculo traz em sua essência uma atmosfera mágica e emocionante, com danças rodeadas de borboletas, viagens dentro de uma baleia, voos atravessando uma cachoeira, túneis de vento com danças de ponta-cabeça. Uma viagem que ativa os cinco sentidos.


Aven estreou com grande sucesso na Argentina, passou pelo México e seguiu para a Europa, onde apresentou temporada em Londres. Este espetáculo se junta a outras produções renomadas da companhia que, desde 2003, já encantaram públicos em mais de 34 países e 58 cidades ao redor do mundo.


Exercício físico e saúde mental - Coluna Fitness por Cassius de Oliveira da Cia Athletica Campinas

Os benefícios da prática do exercício físico regular para a saúde mental, são amplamente reconhecidos.

 Entre os mais impactantes pode-se citar:

1. Redução do estresse: o exercício reduz os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse, ajudando a equilibrar o humor.

2. Melhora da qualidade do sono: a melhora do sono está ligada à saúde mental, pois períodos de sono inadequado estão ligados à depressão e ansiedade.

3. Liberação de endorfinas: durante o exercício, ocorre o aumento da produção de endorfinas, neurotransmissores ligados à sensação de bem estar, ajudando a administrar o estresse do dia a dia.

4. Melhora da autoestima: a prática de exercícios pode melhorar a autopercepção e autoestima, à medida que se atingem metas pessoais.

5. Socialização: a prática de atividade física em ambientes como academias, por exemplo, pode promover interações positivas, contribuindo para melhora da saúde mental.

Esses fatores fazem com que a prática regular de exercícios físicos, tenha um importante papel na saúde mental dos praticantes. 


Cassius Oliveira

Coluna Fitness

Professor e Personal  Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp. Email: cassius.de@gmail.com

Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Em agosto nos vemos de Gabriel Garcia Marques e Filme: A garota de Miller

Dica de livro: Em agosto nos vemos de Gabriel Garcia Marques

Um romance extraordinário que só Gabriel García Márquez poderia escrever, Em agosto nos vemos , livro inédito e póstumo do autor, é um hino à vida, ao desejo feminino e à resistência do prazer apesar da passagem do tempo. Um presente inesperado do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura para o mundo.

 

Todo mês de agosto, Ana Magdalena Bach pega uma barca para uma ilha caribenha a fim de colocar um ramo de gladíolos no túmulo de sua mãe. Todos os anos, ela se hospeda em um hotel e, antes de dormir, desce para comer algo no bar. Para não ter erro, ela pede sempre o mesmo sanduíche de presunto e queijo e depois sobe para seus aposentos. Até que, certa vez, um homem a convida para uma bebida. E, depois do primeiro gole de seu gim com gelo e soda, sentindo-se atrevida, alegre, capaz de tudo ― inclusive de se despir de suas amarras conjugais, esquecendo momentaneamente marido e filhos ―, ela cede aos avanços do desconhecido e o leva para seu quarto.

Essa noite específica faz com que Ana Magdalena ― e sua vida ― mude para sempre. E, depois dessa experiência, ela passa a ansiar por cada mês de agosto, quando não apenas visita o túmulo de sua mãe como também tem a chance de escolher um amante diferente todos os anos.

Escrito no estilo fascinante e inconfundível de um dos maiores ícones da literatura latino-americana, Em agosto nos vemos pinta o retrato de uma mulher que descobre seus desejos e se aprofunda em seus medos. Uma preciosidade que vai encantar fãs do saudoso Gabo, assim como novos leitores desse grande escritor.

 “Nenhum escritor desde Dickens foi tão lido e tão amado quanto Gabriel García Márquez.” - Salman Rushdie

“Pode-se dizer que poucos autores escreveram livros que mudaram todo o curso da literatura. Gabriel García Márquez fez exatamente isso. - Guardian

“Um dos autores mais visionários ― e um dos meus favoritos de quando eu era jovem.” - Barack Obama

Fonte: Amazon

Dica de filme: A garota de Miller

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Never Let Go (título no Brasil: “Não Solte”)

Never Let Go (título no Brasil: “Não Solte”)

Quando vi o trailer deste, não me animei muito em assisti-lo. Realmente não me atraiu. Mas, como viciado em cinema que sou, e por falta de alguma estreia mais animadora, resolvi arriscar.  

Num mundo pós-apocalíptico, uma mãe (Halle Berry) vive numa casa isolada no campo com os dois filhos gêmeos. Têm de ficar sempre ligados, através de cordas, à casa e uns aos outros. Caso contrário, perdem a proteção contra as forças do mal que os rodeiam. Certo dia, um dos meninos começa a duvidar da existência desses perigos, o que trará consequências desastrosas para toda a família.

A ideia do enredo é interessante, mas o filme é um pouco monótono até a metade, e depois, nos deixa na dúvida sobre em quem acreditar: na mãe ou no filho. Sem dar spoiler, o final poderia ter sido melhor se fosse em uma direção diferente da que foi. Dispensável.


Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.