Especial Agosto Dourado - Leite materno e o sono do bebê  - Coluna Pediatria por Dra. Carolina Calafiori de Campos

Você sabia que além da sua função nutritiva, a amamentação é biologicamente projetada para confortar e ajudar um bebê a dormir melhor? Sim ! A amamentação acalma o bebê, dá segurança, estabelece vínculo , ajuda a lidar melhor com o stress e ainda passa para o bebê hormônios que ajudam no sono.

Os bebês nascem sem ritmo circadiano estabelecido, ou seja : eles não conseguem distinguir o dia da noite e por isso não se conseguem auto regular seu soninho .

Esse ritmo circadiano do bebê, só começa a surgir por volta da oitava semana de vida, no entanto não se estabelece antes dos quatro meses e só amadurece perto do primeiro ano de idade.

O ritmo circadiano regula-se através de diferentes hormônios, sendo a melatonina o principal responsável por esta regulação.

No entanto, a área do cérebro responsável pela produção de melatonina, ainda não está desenvolvida nos bebês.

Assim o principal regulador do sono do bebê , nesse período , é o leite materno! Mas como ??? Pois ele é rico em cronobióticos , que nada mais são que substâncias que regulam o sono.

São exemplos desses cronobióticos o Triptofano, a Adenosina, a Guanosina, a Uridina e a conhecida Melatonina.

O leite materno noturno contém quantidades mais elevadas desses hormônios , o que faz com que o bebê adormeça mais facilmente à noite e prolongue o soninho por períodos mais longos.

Por isso aquela ideia de que “ dar fórmula a noite ajuda o bebê a dormir “ é errada !!!!! Continue com o leite materno que ele sempre será a melhor escolha para o seu bebê

Dra. Carolina Calafiori de Campos

Coluna Pediatria

Dra Carolina Calafiori de Campos - CRM 146.649 RQE nº 73944 

Médica Formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté, Especialização em Pediatria pelo Hospital da Puc Campinas, Especialização em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital da Puc Campinas, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria - Contato: carolinacalafiori@hotmail.com