A Cia Athletica entende que oferecer aulas gratuitas é uma forma de ajudar o País a superar este momento, movimentando as pessoas e fazendo com que elas não permaneçam paradas por muito tempo, especialmente neste momento em que as academias estão fechadas, em várias cidades, por prevenção e ajuda no controle da disseminação do vírus.
Cia Athletica Campinas disponibiliza aulas em vídeos durante período que academias ficarem fechadas
Dezenove aulas preparadas por professores serão disponibilizada toda semana, gratuitamente
Na linha de seu slogan “Gente cuidando de Gente” e sensibilizada com a Pandemia do COVID-10 (cononavírus), que está levando as autoridades brasileiras a tomarem medidas drásticas de isolamento para conter o avanço do vírus, a Cia Athletica está dando sua contribuição para a saúde da população. A partir desta semana, a rede de academias está disponibilizando em suas redes sociais aulas em vídeos, preparadas por seus professores, onde são dadas dicas de treino assim ajudando as pessoas a se manterem ativas neste período de isolamento.
Inicialmente, foram produzidos dezenove vídeos com orientações de profissionais altamente qualificados, que serão disponibilizados a cada semana. Cada um traz uma atividade física diferente, oferecida nas academias, como o programa CiaTodoDia (são aulas que trabalham o corpo todo, pernas, glúteos, abdômen), e aulas como Yoga e Pilates. Todo dia uma aula diferente.
De acordo com estudos internacionais, é recomendado que as pessoas pratiquem atividades físicas para aumentar a resistência imunológica, especialmente no que diz respeito ao coronavírus.“É importante que as pessoas façam atividades físicas, especialmente neste momento de pandemia”, explica o diretor da Cia Athletica, Edward Bilton.
Este projeto de aulas em vídeo já estava em andamento, mas acabou sendo acelerado nos últimos dias, com o agravamento da saúde pública internacional e agora no Brasil, com o aumento dos números de mortes e casos confirmados e em investigação por todo o Brasil.
A Cia Athletica entende que oferecer aulas gratuitas é uma forma de ajudar o País a superar este momento, movimentando as pessoas e fazendo com que elas não permaneçam paradas por muito tempo, especialmente neste momento em que as academias estão fechadas, em várias cidades, por prevenção e ajuda no controle da disseminação do vírus.
COMO ACESSAR E ASSISIR AS AULAS
Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube pelo link: https://www.youtube.com/ciaathleticaoficial (https://www.facebook.com/ciaathleticacampinas/videos/206253497261011/), além da redes sociais oficias da Cia Athletica Brasil e de suas unidades, como Facebook e Instagram.
Sobre a Companhia Athletica
A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 30 anos e conta com 17 unidades em operação. Entre as unidades mais recentes estão a de Recife, no RioMar Shopping, e a segunda de Ribeirão Preto, no RibeirãoShopping. É a primeira rede de academias a funcionar sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), e oferece um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 25 piscinas, sendo 13 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 70 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.
Todos os treinos montados na Cia Athletica são específicos e direcionados ao objetivo do aluno. Isso porque, antes de iniciar os treinos, o aluno tem três agendamentos individualizados com os professores, justamente para conhecer melhor seus objetivos e condições físicas e poder montar algo bem individualizado. Também desenvolveu o sistema CiaOn que atrela o fator humano à tecnologia.
O método ajuda os alunos a atingirem seus objetivos de forma organizada e motivadora, dando suporte à geração de treinos personalizados considerando as preferências, histórico de saúde ou lesões anteriores e objetivos de cada um. O aluno tem acesso, esteja onde estiver, à sua programação de aulas personalizadas, sua evolução e histórico e ainda pode compartilhar os seus resultados nas redes sociais.
A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. A mais nova é a Unidade do Clube Cultura, em Campinas.
Para preservar a saúde de funcionários e alunos, Cia Athletica Campinas suspende atividades nas duas unidades por 18 dias
Neste período, academia vai disponibilizar aulas on-line para os alunos
Diante da expansão de casos confirmados e em fase de investigação com o COVID-19 (coronavírus) na cidade de Campinas, a Cia Athletica Campinas decidiu paralisar as atividades a partir do próximo sábado, dia 21. Inicialmente, as duas academias da rede na cidade - Galleria Shopping e Clube Cultura – ficarão fechadas até o dia 4 de abril. Neste período, a rede estará disponibilizando aulas on-line para seus alunos nas redes sociais.
A decisão de suspender as atividades nas duas unidades, de acordo com a direção da Cia Athletica Campinas, foi tomada com o objetivo de preservar a saúde e evitar riscos de exposição ao vírus tanto de seus funcionários como dos alunos. “Seguimos nosso propósito que é Gente Cuidando de Gente e por isso não poderíamos correr riscos neste momento grave de saúde mundial. Todo cuidado preventivo se faz necessário”, explica o diretor da Cia Athletica Campinas, Edward Bilton.
“Recomendamos que as pessoas se mantenham no maior isolamento possível, principalmente as pessoas de risco, como idosos e algum tipo de doença crônica”, disse Bilton. Quem também anunciou a implantação de aulas em vídeo para que os alunos possam praticar atividade física nestes dias, com orientação de profissionais qualificados.
A cada semana, três aulas preparadas pelos professores da rede estarão disponíveis nas redes sociais da Cia Athletica Campinas, onde os professores dão dicas de atividades. “É importante que as pessoas façam atividades físicas, especialmente neste momento, para aumentar a resistência imunológica ao vírus”, completa o diretor da Cia Athletica Campinas.
Para os alunos, a paralisação não vai acarretar nenhuma implicação de ordem econômica. Os dias parados serão acrescidos no plano dos alunos.
Quais são os motivos que te fazem parar de se exercitar? Coluna Fitness por Isabela Casline da Cia Athletica Campinas
Quando uma pessoa decide parar de fazer exercícios dificilmente ela o faz por desconhecer os benefícios da pratica. Na maioria das vezes, o que ocorre é desorganização, preguiça e falta de afinidade com programa/atividade.
Quando você consegue identificar qual seu ponto fraco fica bem mais fácil traçar uma estratégia eficiente.
1)Desorganização, para combater esse inimigo é necessário planejamento. Separe na sua agenda os dias e os horários em que você quer se se exercitar. A princípio, separe poucos dias e uma meta baixa. Daí , o que você conseguir a mais é lucro, mas o mínimo você precisa garantir.
2)Preguiça, a preguiça some depois de 5 minutos de atividade , então tente eliminar o causador da preguiça , treine sua mente, você não precisa fazer muito...Você só precisa ir! Vá e faça o que for possível!!
3)Falta de afinidade com o programa/atividade de exercícios. Existem diversas formas de se mexer, encontre a que te dá mais prazer e assim fica mais fácil manter a constância.
E, se por algum motivo você vier a falhar, não desista!Tente mais uma vez!Desistir nunca será uma opção!Pessoas falham e as perseverantes vencem!! De qual lado você vai ficar??
Isabela Casline
Coluna Fitness
Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.
Blog: www.isacasline.com.br
Professora Isabela Casline da Cia Athletica Campinas lança Projeto Body Slim (Redução de Gordura Abdominal) Vejam na Coluna Fitness
Projeto “Body Slim” -Redução de Gordura Abdominal
-Gordura Abdominal
Ela é mais do que apenas um incômodo ou uma questão de estética, ela coloca a sua saúde e qualidade de vida em risco.
A gordura abdominal é aquela que se acumula nas camadas profundas do abdômen, envolvendo os órgãos internos como é o caso do coração, fígado, bem como, estômago, rins, intestinos e pâncreas; é denominada como gordura visceral.
Ou seja, este tipo de gordura é um fator de risco para diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, entre tantas outras.
Ela é mais do que apenas um incômodo ou uma questão de estética, ela coloca a sua saúde e qualidade de vida em risco.
Pesquisas têm demonstrado que as células adiposas - principalmente as que se localizam no abdômen - são biologicamente ativas. Isso quer dizer que elas podem alterar o funcionamento de hormônios, além de prejudicar o sistema imunológico. A gordura visceral pode aumentar de forma significativa o risco de você desenvolver:
Doenças cardiovasculares;
Câncer colorretal;
Pressão alta;
Apneia do sono (suspensão momentânea da respiração durante o sono).
Sendo assim, o projeto visa orientar e prescrever as aulas da academia (LPF, spinning, orange zone,sala de cardio,musculação ) juntamente com com um cardápio específico elaborado pela nutricionista Claudia.
Desenvolvimento do Projeto
Mês de Abril
Divulgação do projeto pela academia.
Os alunos interessados realizam agendamento(em torno de 30 minutos) com a professora Isabela que organizará as atividades físicas indicadas de acordo com a disponibilidade e a preferência do indivíduo (prescrição cruzada).
Antes do início do projeto os alunos precisam necessariamente passar com a nutricionista Claudia que fará as medidas e montará um cardápio específico com o objetivo de redução da medida abdominal .
Terminado as inscrições e feitas as prescrições e o cardápio, será montado um grupo no Whatsapp com os alunos para incentivá-los e orientá-los também através desse meio.
O projeto terá duração de 2 meses onde ao final de 30 dias (final de setembro) será feita um novo agendamento com a professora e a nutricionista para rever as atividades e dar continuidade para mais um mês de atividades .
Mês de Maio:
Início do projeto com a ativação do grupo via Whatsapp e todos já devem ter seus treinos e cardápio prontos.
Ao final do mês de setembro o aluno passa novamente com a professora e a nutricionista para uma reavaliação e readaptação das atividades e do cardápio.
Mês de Maio
Feitos os devidos ajustes o aluno segue até o final do mês e termina com o retorno final da nutricionista .
Ritmo de execução dos exercícios de força e hipertrofia muscular - Coluna fitness por Cassius Oliveira da Cia Athletica
Quando planejamos um treino com o objetivo de hipertrofia muscular, uma importante variável a ser manipulada é o ritmo ou cadência dos movimentos.
Independentemente do número de repetições a se realizar em uma série, o tempo em que o músculo fica sob tensão da carga aplicada, está relacionado a respostas metabólicas agudas, como mostra estudo realizado em 2014 e publicado na revista Biology of sports.
Nessa estudo comparou-se diferentes velocidades de execução da fase negativa do exercício supino (descida da barra no peito). O grupo que executou em velocidade mais lenta (3”), apresentou maior estresse metabólico e hormonal, o que pode ser relacionado a efeitos mais significativos em relação à hipertrofia.
É importante lembrar que vários aspectos devem ser considerados na prescrição do treino e que só poderá ser realizada pelo educador físico.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.
Email: cassius.de@gmail.com
