• Home
  • Anunciantes
    • Colunistas de A - L
    • Colunistas de M - Z
  • News
  • Contato / Mídia Kit
Menu

Raquel Baracat

Comportamento, Cultura, Eventos e Opiniões de especialistas
  • Home
  • Anunciantes
  • Colunistas
    • Colunistas de A - L
    • Colunistas de M - Z
  • News
  • Contato / Mídia Kit

Siga a Raquel Baracat nas redes sociais

Pesquisar

Treinamento concorrente - Coluna Fitness por Cassius Oliveira da Cia Athletica Campinas

April 11, 2022

Entende-se como treinamento concorrente, a combinação do treino de força e o cardiovascular.

O treinamento de força tem como propósito, desenvolver a força e a potência, e gerar ganho de massa muscular, enquanto que o cardiovascular a capacidade aeróbia e anaeróbia.

Tanto um quanto o outro têm importante papel na promoção da saúde, trazendo importantes benefícios para o sistema neuromuscular, cardiovascular e auxiliando na melhora da composição corporal e funções metabólicas.

O treinamento de força ou resistido é comumente realizado na musculação, seja da forma tradicional, utilizando-se aparelhos e pesos livres, seja com exercícios funcionais, prescritos com base no padrão dos movimentos. Já a corrida ou caminhada, spining, natação, ciclismo,

enquadram-se na categoria de modalidades cardiovasculares.

Estudos sugerem que o treinamento concorrente realizado numa mesma sessão, pode prejudicar os ganhos de força e hipertrofia quando comparado ao treinamento isolado.

Tratando-se da ordem em que devam ser realizados, um treino cardiovascular antecedente ao de força, pode reduzir drasticamente o estoque de glicogênio muscular e afetar o seu rendimento. O inverso também poderá comprometer a performance no cardiovascular.

A intensidade do exercício parece ser fundamental no que diz respeito à interferência nos resultados. Uma atividade de intensidade média à baixa irá provocar menor prejuízo à realizada posteriormente.

Cassius Oliveira

Coluna Fitness

Professor e Personal  Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.

Email: cassius.de@gmail.com

In Fitness/Cia Athletica, Social Tags treinamento concorrente, body building, musuclacao, aerobico, cia athletica, cia athleticacampinas, cia athletica clube cultura, fitness, personal trainer, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat, sigaraquelbaracat, raquel baracat

Vocês sabem o que é LPF? Vem saber na Coluna Fitness de Isa Casline da Cia Athletica Campinas

April 4, 2022

LPF é um inovador sistema de treinamento postural e respiratório, que utiliza o conhecimento das rotas fasciaispara uma maior ativação dos músculos do CORE, proporcionado aos seus praticantes a regulação do tônus basal e a normalização da PIA (pressão intra-abdominal).

 

Além da resposta estéticas na faixa abdominal com a melhora do tônus dos músculos abdominais e redução de até 12 cm de circunferência abdominal, a prática REGULAR e SISTEMÁTICA do método promove outros benefícios:

 

✅Melhora das dores na coluna

 

✅Melhora o funcionamento do intestino

 

✅Melhora o desempenho esportivo ​​​

 

✅Prevenção e auxílio no tratamento de IUE ​​​​

 

✅Acelera a recuperação pós - parto ( reabilitação da Diástase

Abdominal e Assoalho Pélvico ) 

 

Procure um profissional certificado no método e desfrute dos benefícios do Low Pressure Fitness 

Isabela Casline

Coluna Fitness

Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.

In Fitness/Cia Athletica, Social Tags lpf, low pressure fitness, personal trainer, fitness, cia athletica, cia athletica campinas, cia athletica clube cultura, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat, sigaraquelbaracat, raquel baracat

Exercício de resistência para o controle Diabetes - Coluna Fitness por Cassius Oliveira da Cia Athletica

March 21, 2022

O Diabetes é uma disfunção do metabolismo dos carboidratos, caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, desenvolvida pela produção inadequada de insulina ou pela alteração em sua utilização pelas células corporais.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e que age no transporte da glicose para dentro das células, principalmente as musculares, reduzindo a quantidade de glicose circulante no sangue glicemia).

O Diabetes pode aumentar o risco de doenças como:

Doença arterial coronariana;

Hipertensão;

Doença vascular periférica;

Retinopatia diabética ( doença que danifica a retina);

Nefropatia diabética (danificação dos vasos dos rins);

Neuropatia periférica (doença dos nervos que controlam as funções musculares).

A musculação como modalidade de treino de resistência, pode melhorar a capacidade funcional do indivíduo, aumentar a sensibilidade à insulina e a sensação de bem estar, diminuir o risco de doenças coronarianas e hipertensão arterial, reduzir os níveis de triglicérides, aumentar dos níveis de HDL (colesterol de alta densidade), reduzir os níveis de gordura corpórea e obesidade.

É importante observar que todo programa de exercícios físicos deve ter uma prévia avaliação médica e física e posterior acompanhamento do profissional de educação física, além de uma alimentação adequada e supervisionada pelo nutricionista.

Cassius Oliveira

Coluna Fitness

Professor e Personal  Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.

Email: cassius.de@gmail.com

In Fitness/Cia Athletica, Social Tags controle diabetes, diabetes, diabetes and training, training, treino e diabetes, treino, fitness, cia athletica, cia athleticacampinas, cia athletica clube cultura, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat, raquel baracat, sigaraquelbaracat

Atividade Física X Descanso - Coluna Fitness por Isabela Casline da Cia Athletica

March 21, 2022

Todos sabem que praticar atividades físicas faz bem à saúde, ajuda a melhorar a autoestima, faz perder peso e aumentar o condicionamento,

desde que seja um exercício adequado e feito da maneira correta. Do contrário, a atividade pode fazer mais mal à saúde do que trazer benefícios.

Um exemplo disso é quem pratica exercícios em excesso. O over training; ou síndrome do excesso de treinamento, pode atingir desde atletas até pessoas comuns.

O problema ocorre quando há um desequilíbrio entre o exercício físico e o descanso.

Quem se sobrecarrega de exercícios diariamente e não faz pausas de pelo menos um dia na semana, sofre grandes riscos de saúde.

O descanso é fundamental, pois é ele que faz os músculos se recuperarem do esforço e se regenerarem. Dessa forma é ideal, principalmente aos iniciantes, intercalar um dia de exercício com um dia de descanso.

Quando uma pessoa acaba se tornando viciada em malhação por não ver resultados em curto prazo, acaba intensificando a rotina de exercícios e deixando a pausa de lado, piorando ainda mais o seu problema.

Alguns especialistas, por exemplo, defendem que a atividade física não está associada diretamente à qualidade de vida. Profissionais que têm grande gasto energético, como é o caso de pedreiros e estivadores, teriam excelente qualidade de vida não é mesmo? Mas sabemos que nem sempre isso acontece.

Se a qualidade de vida significa um senso de bem-estar e satisfação em áreas da vida que uma pessoa considera importante, nem sempre a prática de exercícios é levada em consideração nesse caso.

O exercício praticado dessa forma exagerado não é saudável. Deveria ser um momento de relaxamento, mas acaba se tornando um motivo de estresse. Os músculos ficam mais frágeis e mais sujeitos a um rompimento.

Os hormônios do estresse, a pulsação e a pressão arterial se elevam. A pessoa se sente constantemente cansada, irritada, desmotivada e deprimida. Seus músculos parecem doer o tempo todo e ainda pode começar a sofrer de insônia.

Com tudo isso, a resistência do organismo despenca e o atleta fica mais suscetível a infecções e diminuindo resistência contra gripes e resfriados.

Por isso fique atento se não tem exagerado nos exercícios físicos e colocado em risco sua saúde.

Isabela Casline

Coluna Fitness

Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.


In Fitness/Cia Athletica, Social Tags atividade fisica, descanso, fitness, personal trainer, training, treino, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat, raquel baracat, sigaraquelbaracat, cia ahtletica, cia athletica campinas, cia athletica clube cultura

Dicas do que NÃO FAZER em Provas de Corrida - Coluna Fitness por Isa Casline da Cia Athletica Campinas

March 14, 2022

Correr com tênis não específico par a sua pisada:

Caso você tenha uma pisada neutra e usa um tênis para pisada pronada, cuidado. Em curto prazo, você não irá sentir nada. Porém, ao longo dos treinos, põem ocorrer desconfortos e até levar a graves problemas nas articulações dos joelhos, principalmente.

Usar tênis novos em dia de prova

Tudo certo em quere usar sue novo para de tênis novos, mas você pode correr um risco (de bolhas e torções, por exemplo) desnecessário. É muito importante fazer alguns treinos com o tênis antes da prova- isso é importante para amaciá-lo e molda-lo ao seu pé.

Fazer uma prova muito além do ritmo em que está acostumada

Caso você esteja treinando a um tempo e já tem um ritmo determinado, correr muito além do de sempre pode aumentar o risco de lesões, pelo aumento do impacto do corpo contra o solo.


Ir direto com o calcanhar na passada

Isso é feito de forma inconsciente. Porém, caso você encoste primeiro o calcanhar, há uma desvantagem: os ossos dessa região, que recebem a maior parte da carga do peso do corpo, não possuem um a alta capacidade de absorver esse impacto. Além disso, esse choque é transmitido do calcanhar para a perna e, quando chega ao joelho, faz a região absorver a outra parte do impacto. Isso com o tempo, pode levar ao chamado joelho do corredor.

 “Soltar” o corpo na descida

Fazer isso é uma forma de consumir menos energia na descida. Quando se consome menos energia a sensação de conforto é maior e normalmente você começa a se deslocar mais rapidamente. Contudo, o que faz você sentir essa maior facilidade é que seu corpo está sendo projetado excessivamente para frente. Isso leva o impacto a cada pisada, podendo ocasionar dores os joelhos, por exemplo.

Iniciar uma prova com o máximo esforço

Correr na máxima intensidade logo na largada sobrecarrega os sistemas de produção de energia das células musculares precocemente- prejudicando o desempenho na prova. Há o acúmulo de substâncias tóxicas, pela alta produção energética, que impossibilitam você correr mais forte e só são eliminadas com o corpo em repouso.

Isabela Casline

Coluna Fitness

Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.


In Fitness/Cia Athletica, Social Tags fitness, corrida, provas corrida, cia athletica, cia athletica campinas, cia athletica clube cultura, personal trainer, treino, runner, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat, sigaraquelbaracat, raquel baracat

Por que CORREDORES devem treinar FORÇA? Coluna Fitness por Isa Casline da Cia Athletica

March 5, 2022

Primeiro: Treinar pra corrida vai além (muito além) de vestir um tênis, puxar a perna aqui, puxar o braço ali, e sair pra correr.

Segundo: Correr não exige apenas dos seus pulmões (capacidade aeróbia). Seus músculos trabalham para te impulsionar, para absorver o impacto, e controlar o movimento.

O que os estudos dizem sobre o treino de força na corrida:

1️⃣Aumenta a ECONOMIA DE CORRIDA em até 8%, tornando-o mais eficiente, ou seja, você cansa menos para correr mais!

2️⃣Aumenta sua habilidade de criar FORÇA - exatamente o que você precisa para tirar o corpo do chão e aterrissar a cada passo;

3️⃣Aumenta sua CAPACIDADE AERÓBICA em até 4%;

❌ Esqueça o MITO de achar que: Treinar força te deixará PESADO e LENTO para correr;

✅ Favoreça o treino com exercícios MULTIARTICULARES;

✅ Treinos de PLIOMETRIA e saltos tem grande transferência para a corrida;

✅ Treino de força de 2x na semana já tem impacto positivo na corrida.

.

Blagrove, Richard C., Glyn Howatson, and Philip R. Hayes. "Effects of strength training on the physiological determinants of middle-and long-distance running performance: a systematic review." Sports medicine 48.5 (2018): 1117-1149

Isabela Casline

Coluna Fitness

Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.

In Fitness/Cia Athletica, Social Tags crredores, running, forca, treino, fitness, cia athletica, cia athletica campinas, cia athletica clube cultura, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat, raquel baracat, sigaraquelbaracat
← Newer Posts Older Posts →

Raquel Baracat

Raquel Baracat

Colunas

  • Arquitetura e Paisagismo
  • Bem-estar e Felicidade
  • Crítica de Cinema
  • Curso Mídias
  • Dicas Livros e Filmes
  • Dicas de Séries
  • Direito
  • Ensaio Fotográfico
  • Eventos
  • Fitness/Cia Athletica
  • Food Tasting
  • Geobiologia
  • Happy Meeting
  • Happy Meeting Talks
  • Meu livro
  • Perfumes by Raquel
  • Saúde Ortomolecular
  • Saúde bucal
  • Social
  • Viagem
  • Vinhos
  • XOXO by Raquel Baracat

Anunciantes

83455420_3378143475592718_7889516999020118016_n.png
Logo 2020 Verde 2.jpg
IMG-2462.jpg
IMG_0400.jpg
download (2).jpg
IMG_3878.JPG
IMG_3879.jpg
 

Agenda

 

Instagram

Gallery Block
This is an example. To display your Instagram posts, double-click here to add an account or select an existing connected account. Learn more
View fullsize Elit Condimentum
View fullsize Aenean eu leo Quam
View fullsize Cursus Amet
View fullsize Pellentesque Risus Ridiculus
View fullsize Porta
View fullsize Etiam Ultricies
View fullsize Vulputate Commodo Ligula
View fullsize Elit Condimentum
View fullsize Aenean eu leo Quam
View fullsize Cursus Amet
View fullsize Pellentesque Risus Ridiculus
View fullsize Porta
 

Arquivo do Blog

News RSS

Copyright © 2021 Raquel Baracat. Todos os direitos reservados.