Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Dogman

Dogman

Assisti ao trailer, ao dar uma olhada nas estreias da semana. Confesso que não me interessei tanto, mas por ser um filme de Luc Besson, que já fez um dos meus filmes preferidos (“Léon”) e tantos outros bons filmes, resolvi encarar.

Douglas Munrow é um homem cujos traumas o transformaram num criminoso implacável. Agora, ao assistirmos a uma longa conversa com a sua psiquiatra, vamos conhecer as razões. Depois de uma infância de terror resultante da crueldade do pai e de ter crescido como um pária, Douglas criou uma relação de enorme proximidade com os cães, de quem obteve a única forma de amor que conheceu. E desde há muito que se dedicou a treiná-los para cometer crimes e atacar violentamente qualquer inimigo que se atravesse no caminho.

Filme muito diferente de qualquer outro que eu já tenha visto, e o ator principal é muito talentoso! Valeu muito ter assistido. Ainda assim, se tivesse uns 20 minutos a menos, poderia ser melhor.

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.


QualiFacti eleva o futuro profissional com capacitação gratuita em Inteligência Artificial para todo o Brasil

Curso gratuito de “Inteligência Artificial aplicada à Visão Computacional”, com 240 horas e totalmente assíncrono abre portas para as profissões do futuro

Imagem de divulgação Facti, autoria de José Augusto de Lima Prestes, com colaboração da IA ChatGPT-4 e do modelo DALL-E.

O QualiFacti, projeto realizado pela Facti, Instituição Científica e Tecnológica (ICT) especializada em soluções tecnológicas e capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), encontra-se em pleno desenvolvimento, desempenhando um papel ativo na preparação dos brasileiros para um mercado de trabalho dinâmico e em constante transformação. Com uma sólida missão de capacitar os participantes para enfrentar os desafios presentes e antecipar as demandas futuras, o QualiFacti reconhece a crescente importância da qualificação tecnológica. Além do compromisso com a excelência, é relevante ressaltar que o Projeto QualiFacti é desenvolvido no âmbito do Programa MCTI FUTURO, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e conta com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela SOFTEX.

Nesse contexto, a Facti anuncia o lançamento de seu mais recente curso de "Inteligência Artificial (IA) aplicada à Visão Computacional",  com uma carga horária de 240 horas, totalmente gratuito e 100% assíncrono. Essa iniciativa oferece aos participantes a oportunidade de se destacarem em um cenário cada vez mais impulsionado pela revolução da IA. 

O formato assíncrono permite que as pessoas realizem as atividades no momento em que quiserem - desde que as concluam entre os dias 1º de fevereiro e 31 de maio de 2024. Com isto, o curso tem um caráter altamente flexível, permitindo a sua adequação às necessidades particulares dos alunos.

"Com o QualiFacti, estamos abrindo caminhos para que os participantes liderem na aplicação prática da IA. Este curso é uma oportunidade única de imersão nesse universo dinâmico e se destacar nas demandas tecnológicas em constante evolução”, afirma José Augusto de Lima Prestes, Coordenador-Geral do Projeto.

A revolução da Inteligência Artificial e a importância da capacitação

A Inteligência Artificial (IA) emerge como uma força transformadora, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento de setores vitais, como saúde, finanças e transporte. Automatizando processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade, a IA torna-se um diferencial estratégico no mercado de trabalho. A crescente demanda por profissionais qualificados em IA, destacada pelo Fórum Econômico Mundial, revela as 10 profissões emergentes para 2023, incluindo Analistas de Dados, Especialistas em IA e Machine Learning, Profissionais de Marketing e Vendas, entre outras.

Investir em capacitação em Inteligência Artificial é mais do que adquirir conhecimento; é um passo estratégico para obter uma vantagem competitiva significativa. Essa aprendizagem vai além da mera aquisição de informações, tornando-se um diferencial valioso em um mercado que valoriza habilidades adaptáveis e inovadoras. Compreender os fundamentos da IA é crucial para decifrar as complexas transformações do mundo contemporâneo, abrindo portas para oportunidades profissionais e oferecendo uma visão aprofundada das crescentes demandas tecnológicas.

Sobre o Curso "Inteligência Artificial aplicada à Visão Computacional"

Com uma carga horária substancial de 240 horas, o curso "Inteligência Artificial aplicada à Visão Computacional" destaca-se pelo seu material didático totalmente autoral, apresentando uma abordagem inédita que engloba temas como reconhecimento facial em imagens e emoções, rastreamento de objetos, reconhecimento de texto e sintetização de voz. Essa extensão permite que os participantes aprofundem significativamente seus conhecimentos no dinâmico campo da IA. Oferecendo flexibilidade temporal por meio do formato totalmente assíncrono, o curso possibilita que os participantes adaptem o aprendizado às suas agendas pessoais e profissionais.


  • Inscrições abertas: até 31/01/24 em www.qualifacti.com.br

  • Período do curso: 01/02 a 31/05/24

  • Carga horária: 240 horas, online e totalmente assíncrono

Sem barreiras tecnológicas, o curso é acessível a todos, independentemente do nível de conhecimento prévio em tecnologia, bastando ter acesso à internet. Ao concluir e submeter as atividades até o último dia do curso, os participantes receberão certificados, destacando suas competências adquiridas.

Os interessados podem aproveitar também para ampliar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades com os demais cursos de curta duração do QualiFacti. Esses cursos, assíncronos e de apenas 15 horas de duração, proporcionam uma rápida aprendizagem, explorando diversos temas tecnológicos em alta no mercado. 

Para mais informações, acesse www.qualifacti.com.br

Contato imprensa: Karina Furiatto  -  qualifacti@facti.com.br

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: L’ ultima notte di Amore (título em Portugal: “A Última Noite em Milão”)

L’ ultima notte di Amore (título em Portugal: “A Última Noite em Milão”)

Assisti a um comentarista na TV falando bem deste filme. Como a safra de estreias não está muito boa, fui matar a minha curiosidade deste filme italiano. A única coisa que eu sabia era o ator principal. Pra mim, é como o Ricardo Darin está para a Argentina, Favino está para a Itália (todo filme italiano que vejo trailer, é com ele rs).

Franco Amore (Pierfrancesco Favino), agente da polícia de Milão, está na sua última ronda antes da aposentadoria, depois de 35 anos de total dedicação ao serviço e sem nunca ter disparado contra uma pessoa. Mas com o fatídico assassinato de Dino, seu parceiro e melhor amigo, depressa essa noite se transforma na pior da sua vida, fazendo-o questionar tudo, inclusivamente as pessoas em quem sempre confiou.

Filme não decepcionou! Muita ação, trama bem escrita e muito bem atuada por todos. Valeu muito assistir. Quem tiver a oportunidade, vale a pena!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.

Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Manual de um assassino para boas garotas de Holy Jackson e Filme: Amor esquecido

Dica de livro: Manual de um assassino para boas garotas! Holy Jackson

Uma investigação obsessiva, cheia de reviravoltas e com um final de tirar o fôlego

Todos em Little Kilton conhecem essa história. Andie Bell, a garota mais bonita e popular da escola, foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Na época, não se falava em outra coisa. Cinco anos depois, Pip ainda vê as marcas que a tragédia deixou na cidade, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas.

Mas a garota tem a impressão de que há peças faltando nesse quebra-cabeça. Ela conhecia Sal desde a infância, e ele sempre foi gentil. Por que teria se tornado um assassino? E será que Andie era mesmo tão angelical quanto a imagem construída após a sua morte?

Prestes a se formar no Ensino Médio, Pip decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso e questionar alguns pontos da versão oficial. Porém, quando a pesquisa revela segredos aterrorizantes, ela percebe que se aproximar da verdade pode custar sua vida.

Nessa investigação obsessiva e repleta de reviravoltas, Pip começa a se questionar se ainda é uma boa garota, no fim das contas. Porque, com a ajuda de Ravi, irmão mais novo de Sal, ela está disposta a tudo para fazer seu dever de casa, proteger quem ama e reescrever a história de sua cidade.

Fonte: Amazon

Dica de filme: Amor esquecido (Netflix)

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

Provado e aprovado da semana: Combinados do Ikigai Exclusive Sushi Campinas - Coluna Food tasting por Milena Baracat

Food Tasting

Provado e aprovado da semana: Combinados do Ikigai Exclusive Sushi Campinas

Ambiente agradável, bom atendimento e combinados com um ótimo custo-benefício. 

Fotos: Arquivo pessoal/Milena Baracat (@milenabaracat)

Milena Baracat

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.


Contas em dia no início do ano, sem deixar de apreciar experiências gastronômicas - World Steak e Primeira Mesa

O planejamento financeiro de janeiro não precisa cortar as idas ao restaurante ou abrir mão do hambúrguer gourmet recebido em casa, com toda a comodidade

Ano novo, novos compromissos. Já em janeiro, impostos como IPTU, IPVA, taxa de licenciamento do veículo, somados às despesas de Natal e Réveillon na fatura do cartão de crédito, têm peso significativo no orçamento. O alívio para o bolso, indicam especialistas, está no planejamento financeiro. Uma planilha bem feita, com gastos e limites de compras determinados, ajuda a proteger o dinheiro e a evitar dívidas. Mas não só no início de 2024, como no ano todo, alternativas para manter as contas equilibradas, sem abrir mão de experiências gastronômicas, destacam um clube de assinatura que permite ao consumidor receber em casa kits de hambúrguer gourmet, e também um aplicativo que oferece 50% de desconto em restaurantes de 160 cidades brasileiras.

O recebimento de um produto em casa, por meio de clubes de assinatura, é realidade no cotidiano dos brasileiros há muitos anos. Desde 2017, a WorldSteak, tem proporcionado aos assinantes conhecer as mais diversificadas marcas de hambúrgueres premium do mercado, com atenção ao custo-benefício. “Todos os investimentos e cuidados visam ao aperfeiçoamento do serviço para que a entrega no endereço do assinante não seja somente um box com produtos selecionados, mas uma grata surpresa que se quer repetir”, observa Tito Naville, sócio da WorldSteak.

Um dos carros-chefes da WorldSteak é a Hamburgada Gourmet. O kit para quatro pessoas é composto por hambúrgueres, pães exclusivos, queijos premium e molhos especiais. “Cada sanduíche com hambúrguer de carne especial sai por menos de R$ 20,00 por pessoa”, calcula Naville, indicando um bom custo-benefício.

No clube WorldSteak, a assinatura mensal por um ano é de R$ 79,00 e dá direito a um box de Hamburgada Gourmet por mês. Mas o assinante ainda pode optar por outras modalidades de plano.

O valor do frete é um diferencial da empresa entre os clubes de assinatura que operam no Brasil. “Cobramos apenas R$ 0,99 para 100 cidades do Estado de São Paulo e trabalhamos com uma cadeia de distribuição que faz chegar os kits de forma rápida ao consumidor”, destaca.

Com desconto e sem filas

Por aplicativo e também no site (www.primeiramesa.com.br), o Primeira Mesa permite ao usuário fazer reservas em bares e restaurantes de 160 cidades brasileiras. Com atuação consolidada em vários municípios paulistas, incluindo Campinas, a startup tem a perspectiva de crescer 40% em 2024. “O crescimento é projetado no número de usuários e também nos novos restaurantes parceiros”, afirma Adriana Duarte, sócia do Primeira Mesa em Campinas.

Os serviços oferecidos por meio do aplicativo levam em conta a comodidade dos frequentadores e a ocupação de bares e restaurantes. Por essas razões, a disponibilidade de reservas privilegia os horários de menor fluxo orgânico (30% ou 35% da capacidade dos estabelecimentos), como o primeiro horário da abertura ou as duas horas que antecedem o fechamento das casas.

Além de não esperar em filas e almoçar ou jantar nos horários mais tranquilos, o usuário cadastrado no Primeira Mesa paga uma taxa de reserva de R$ 15,00, independentemente do número de pessoas na mesa, e aproveita o desconto de 50% no cardápio de alimentação dos estabelecimentos parceiros. O desconto, lembra Adriana, não inclui serviço de garçom, bebidas, ações promocionais e festivais promovidos pelos estabelecimentos.

Com planejamento financeiro organizado para as contas de janeiro e a possibilidade de aderir a vantagens, comodidades e descontos, o consumidor não precisa abrir mão do lazer e tem a chance de usufruir as experiências gastronômicas o ano todo.