Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Memórias de Marta, Júlia Lopes de Almeida e Filme: Revelações (The Human Stain) Prime video

Dica de livro: Memórias de Marta, Júlia Lopes de Almeida

Júlia Lopes de Almeida, uma das vozes mais impactantes da literatura brasileira do século XIX, cuja obra vem sendo resgatada, estreou com o folhetim Memórias de Marta em 1888.

Neste romance envolvente, a narrativa é conduzida pela voz de Marta, que rememora criticamente suas experiências desde a infância pobre, marcada pela perda do pai, até a vida adulta.

Para além de mero registro histórico ou comentário social inquietante, Memórias de Marta possui a força narrativa das grandes ficções, elaborando em poucas páginas um universo pleno e verossímil de figuras brasileiras complexas, em uma leitura prazerosa e de alta voltagem estilística.

* Leitura obrigatória do vestibular da Fuvest.

Fonte: Amazon

Dica de filme: Revelações (The Human Stain) Prime video

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

Escassez de mão de obra qualificada desafia empresas brasileiras

Pesquisa da FGV-Ibre mostra que diferentes setores enfrentam dificuldades crescentes para contratar profissionais capacitados, mesmo com avanços tecnológicos

A escassez de mão de obra qualificada tem se tornado um desafio recorrente em diversos setores da economia. Dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre) revelam que seis em cada 10 empresas enfrentam dificuldades para contratar ou reter profissionais. Entre essas, 77,2% apontam a contratação como o maior obstáculo na gestão de pessoas. Segundo Luciana Silva, CEO da Sanutrin, empresa especializada em alimentação escolar, essa situação também é uma realidade nas áreas como saúde e alimentação, onde cresce a demanda por profissionais capacitados, inclusive no uso de novas tecnologias.

Diante disso, ela comenta ser um desafio crescente lidar com a escassez de profissionais qualificados, uma vez que isso exige planejamento e investimento contínuo. “Não se trata apenas de preencher vagas, mas de formar equipes capazes de atuar com responsabilidade e alinhadas ao nosso propósito. Para isso, busca-se estratégias para manter um time tecnicamente preparado, com formação sólida e vivência prática, porque sabemos que isso faz toda a diferença no dia a dia”, destaca Luciana.

Esse esforço é refletido especialmente no investimento em capacitação, que ganha um lugar de destaque para empresas comprometidas com um padrão de qualidade. Tanto que, de acordo com uma pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2023/2024, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, 94% das organizações têm o orçamento anual de treinamento definido.

Na prática, isso significa criar caminhos para o aprimoramento constante das equipes. “A maioria dos nossos colaboradores possui cursos técnicos ou profissionalizantes específicos para suas funções, com certificados reconhecidos. Mas sabemos que a formação não se esgota no diploma. Por isso, investimos continuamente em capacitação, tanto internas quanto externas, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Além disso, reforçamos nosso compromisso em criar um ambiente acolhedor, diverso e com foco no crescimento individualizado. Temos um programa específico de treinamento para cada função e momento de carreira, ”  exemplifica Luciana.

Esse compromisso com a formação de pessoas está alinhado a um processo mais amplo. Luciana comenta como exemplo a Sanutrin, que tem aliado o investimento em pessoas a um processo consistente de modernização tecnológica nos últimos dois anos. Entre as iniciativas estão a consolidação do uso de um sistema integrado de gestão (ERP), que conecta processos administrativos, operacionais e de recursos humanos.

Esses avanços também impactam diretamente quem está na ponta do serviço. A experiência de alunos e famílias foi modernizada. “A digitalização alcançou a rotina interna, e o dia a dia dos profissionais, impactando também os nossos clientes. Precisamos criar um ambiente para que todos possam acompanhar essas mudanças e se capacitarem sem perder o carisma e cuidado com o serviço”.



UPS fortalece presença na América Latina com novo centro automatizado no Brasil

Nova instalação em Viracopos amplia capacidade de entregas e melhora serviços para clientes globais e nacionais A UPS anunciou hoje(28) a inauguração de seu primeiro centro automatizado de processamento de cargas no Brasil, localizado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

A nova instalação representa um investimento significativo em capacidade, eficiência e tecnologia, projetado para atender às crescentes demandas dos mercados nacional e internacional.

O hub aumenta em cinco vezes a capacidade de entregas, para acompanhar o crescimento da demanda do mercado, utilizando sistemas avançados de automação para aprimorar o serviço a empresas de todos os portes em todo o país. À medida que o Brasil reforça sua posição entre as maiores economias exportadoras do mundo — impulsionado por um setor industrial responsável por 54% das exportações totais — a necessidade por soluções logísticas mais rápidas, eficientes e confiáveis nunca foi tão grande.

Com as exportações aumentando 9,1% em relação ao ano anterior em outubro de 2025, atingindo US$ 31,98 bilhões, a abertura da nova instalação da UPS chega em um momento crucial para apoiar a crescente presença do país no comércio global.

“Esta instalação posiciona Viracopos como um dos nossos hubs mais estratégicos na América Latina e fortalece nossa capacidade de atender empresas de diversos setores”, afirma Renata Mihich, Vice-Presidente de Operações da UPS na América Latina.

“O novo centro automatizado melhora significativamente nossa capacidade, eficiência e tecnologia, permitindo entregas mais rápidas, confiáveis e sustentáveis. Desde produtos sensíveis ao tempo no setor industrial e em indústrias de alto valor até remessas críticas que exigem manuseio preciso, seguimos comprometidos em oferecer aos nossos clientes rapidez, confiabilidade e excelência”, completa.

O centro também reforça o compromisso da UPS com a sustentabilidade, incorporando iniciativas que reduzem o impacto ambiental enquanto aumentam a eficiência operacional.

Complementando isso, a UPS continua ampliando suas capacidades de transporte com uma frota moderna e versátil, apoiada por sistemas avançados de segurança.

Todas as operações são desenhadas para atender às necessidades dos clientes com precisão, confiabilidade e os mais altos padrões de qualidade e segurança. Desde que chegou ao Brasil há mais de 35 anos, a UPS tem sido uma parceira logística de confiança para milhares de empresas brasileiras, oferecendo soluções inovadoras e serviços de transporte, armazenagem e distribuição de padrão mundial.

Este novo centro automatizado reforça o compromisso da UPS em entregar mais valor aos clientes que buscam se conectar com mercados globais.

*UPS fortalece presença na América Latina com novo centro automatizado no Brasil* Nova instalação em Viracopos amplia capacidade de entregas e melhora serviços para clientes globais e nacionais A UPS anunciou hoje(28) a inauguração de seu primeiro centro automatizado de processamento de cargas no Brasil, localizado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

A nova instalação representa um investimento significativo em capacidade, eficiência e tecnologia, projetado para atender às crescentes demandas dos mercados nacional e internacional. O hub aumenta em cinco vezes a capacidade de entregas, para acompanhar o crescimento da demanda do mercado, utilizando sistemas avançados de automação para aprimorar o serviço a empresas de todos os portes em todo o país.

À medida que o Brasil reforça sua posição entre as maiores economias exportadoras do mundo — impulsionado por um setor industrial responsável por 54% das exportações totais — a necessidade por soluções logísticas mais rápidas, eficientes e confiáveis nunca foi tão grande.

Com as exportações aumentando 9,1% em relação ao ano anterior em outubro de 2025, atingindo US$ 31,98 bilhões, a abertura da nova instalação da UPS chega em um momento crucial para apoiar a crescente presença do país no comércio global.

“Esta instalação posiciona Viracopos como um dos nossos hubs mais estratégicos na América Latina e fortalece nossa capacidade de atender empresas de diversos setores”, afirma Renata Mihich, Vice-Presidente de Operações da UPS na América Latina.

“O novo centro automatizado melhora significativamente nossa capacidade, eficiência e tecnologia, permitindo entregas mais rápidas, confiáveis e sustentáveis. Desde produtos sensíveis ao tempo no setor industrial e em indústrias de alto valor até remessas críticas que exigem manuseio preciso, seguimos comprometidos em oferecer aos nossos clientes rapidez, confiabilidade e excelência”, completa.

O centro também reforça o compromisso da UPS com a sustentabilidade, incorporando iniciativas que reduzem o impacto ambiental enquanto aumentam a eficiência operacional. Complementando isso, a UPS continua ampliando suas capacidades de transporte com uma frota moderna e versátil, apoiada por sistemas avançados de segurança.

Todas as operações são desenhadas para atender às necessidades dos clientes com precisão, confiabilidade e os mais altos padrões de qualidade e segurança. Desde que chegou ao Brasil há mais de 35 anos, a UPS tem sido uma parceira logística de confiança para milhares de empresas brasileiras, oferecendo soluções inovadoras e serviços de transporte, armazenagem e distribuição de padrão mundial.

Este novo centro automatizado reforça o compromisso da UPS em entregar mais valor aos clientes que buscam se conectar com mercados globais.

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Relay

Relay

Esta semana, nenhum dos filmes que estrearam me interessaram muito. Estava dividido entre duas opções, bem avaliadas no IMDb, mas optei por assistir a este, mesmo sem nada saber a respeito (não tinha ouvido falar nada, e nem visto o trailer).


Ash (Riz Ahmed) é um intermediário que vive de facilitar acordos entre corporações corruptas e vítimas ameaçadas pelo seu poder. Regido por um rigoroso código de conduta e habituado ao anonimato, se mantém à margem do mundo sombrio em que se move.

Tudo muda quando é procurado por Sarah (Lily James), antiga funcionária de uma empresa de biotecnologia que descobriu documentos comprometedores e receia as consequências de os tornar públicos. Ao avaliar o caso, Ash percebe que há quem esteja disposto a tudo para silenciar Sarah e, pela primeira vez, se vê forçado a quebrar o seu método habitual e a intervir diretamente.


Grata surpresa! Gostei bastante! Filme com muita ação e enredo muitíssimo interessante, sem absurdos nem “marmeladas”. Vale muito conferir!!


Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.

Dicas de livros e filmes por Luciana Siqueira - Livro: Piscinas russas e Filme: Malícia

Dica de livro: Piscinas russas de Renata Belmonte



“Um livro transgeracional sobre a arte de perder e de se reencontrar. Um impactante romance em elipses sobre aqueles lutos que apenas a descoberta de uma língua íntima pode traduzir.” – CHRISTIAN DUNKER

Em uma madrugada como outra qualquer, Malena Matrice, lendária multiartista americana da década de 1980, descobre um segredo assustador de sua família. E é assim que, neste fluxo de consciência hipnotizante, somos convidados, a partir de muitas vozes, a desvendar os enigmas, limites e nuances de nossas relações mais profundas.

Combinando suspense e ousadia de estilo, Piscinas Russas discute as histórias que nos formam enquanto pátrias e pessoas, questiona as fronteiras entre autoria e ficção, enquanto também celebra a beleza maior da literatura: a capacidade de, a partir do contato com o idioma particular do outro, acessarmos nossos próprios espaços desconhecidos.

“[Renata é] uma escritora que, por conhecer bem os meandros da literatura, constrói personagens de notável densidade e desafia, com destreza e originalidade, os limites entre realidade e ficção.” – MARIA ESTHER MACIEL


Dica de filme: Malícia (Malizia)


Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

 

Casa da Criança Paralítica é uma das 100 Melhores ONGs de 2025

Lista destaca instituições que se sobressaíram pela governança, comunicação e transparência; a premiação reflete o compromisso do setor com qualidade, ética e impacto social

A Casa da Criança Paralítica (CCP), de Campinas/SP, acaba de ser anunciada como uma das 100 organizações não governamentais do País a receber o Prêmio Melhores ONGs 2025. A CCP celebra sua segunda conquista deste importante prêmio — a primeira ocorreu em 2022. Neste ano, a instituição se destaca ainda mais por ser a única Organização da Sociedade Civil (OSC) de Campinas a receber a honraria, que reconhece, anualmente, entidades de excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.

Conforme o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, elaborado pelo IBGE, Ipea e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Brasil tinha cerca de 815 mil Organizações da Sociedade Civil (OSCs) registradas até 2024, distribuídas nas cinco regiões.

As premiadas da nona edição do Prêmio, realizado pela Certificadora Social e Ambev Voa, com o patrocínio do Mercado Pago, Doare e Prosas, foram escolhidas a partir de um processo detalhado de inscrição e análise, que inclui perguntas sobre os pilares de atuação e gestão da organização social. Os dados enviados foram analisados por uma banca de jurados convidados, entre eles professores, pesquisadores, jornalistas e lideranças sociais do país, além do apoio da Fundação Getúlio Vargas na análise documental.

A lista completa das organizações reconhecidas por suas boas práticas está disponível no site premiomelhores.org .

Para Norberto Mattei, presidente da CCP, o reconhecimento da instituição pela comissão organizadora é uma honra. “Ele endossa o nosso compromisso de oferecer sempre o melhor atendimento gratuito a nossos pacientes com deficiência física”, diz ele. 

Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação em dezembro. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as melhores de pequeno porte e a Melhor ONG do ano. 

Sobre a Casa da Criança Paralítica

Fundada em Campinas (SP) em 17 de janeiro de 1954, a Casa da Criança Paralítica (CCP) oferece, atualmente, atendimento especializado gratuito a cerca de 400 crianças, adolescentes e jovens com deficiência física nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social, pedagogia e informática, além de orientação às famílias que enfrentam situações de vulnerabilidade social. Ao longo dos 71 anos de atividades, já atendeu cerca de 20 mil pessoas.

Desde 2018, a Casa realiza adaptações e manutenção de cadeiras de rodas na Oficina Locomover, que, com a ampliação finalizada em agosto do ano passado, passou a ser uma oficina ortopédica completa, com confecção de órteses e próteses, possibilitando melhor qualidade de vida e inclusão às pessoas com deficiência física do município. Mais de 500 pessoas passam pela Oficina por ano.

Mais informações pelo site www.ccp.org.br