Casa da Criança Paralítica é uma das 100 Melhores ONGs de 2025

Lista destaca instituições que se sobressaíram pela governança, comunicação e transparência; a premiação reflete o compromisso do setor com qualidade, ética e impacto social

A Casa da Criança Paralítica (CCP), de Campinas/SP, acaba de ser anunciada como uma das 100 organizações não governamentais do País a receber o Prêmio Melhores ONGs 2025. A CCP celebra sua segunda conquista deste importante prêmio — a primeira ocorreu em 2022. Neste ano, a instituição se destaca ainda mais por ser a única Organização da Sociedade Civil (OSC) de Campinas a receber a honraria, que reconhece, anualmente, entidades de excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.

Conforme o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, elaborado pelo IBGE, Ipea e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Brasil tinha cerca de 815 mil Organizações da Sociedade Civil (OSCs) registradas até 2024, distribuídas nas cinco regiões.

As premiadas da nona edição do Prêmio, realizado pela Certificadora Social e Ambev Voa, com o patrocínio do Mercado Pago, Doare e Prosas, foram escolhidas a partir de um processo detalhado de inscrição e análise, que inclui perguntas sobre os pilares de atuação e gestão da organização social. Os dados enviados foram analisados por uma banca de jurados convidados, entre eles professores, pesquisadores, jornalistas e lideranças sociais do país, além do apoio da Fundação Getúlio Vargas na análise documental.

A lista completa das organizações reconhecidas por suas boas práticas está disponível no site premiomelhores.org .

Para Norberto Mattei, presidente da CCP, o reconhecimento da instituição pela comissão organizadora é uma honra. “Ele endossa o nosso compromisso de oferecer sempre o melhor atendimento gratuito a nossos pacientes com deficiência física”, diz ele. 

Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação em dezembro. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as melhores de pequeno porte e a Melhor ONG do ano. 

Sobre a Casa da Criança Paralítica

Fundada em Campinas (SP) em 17 de janeiro de 1954, a Casa da Criança Paralítica (CCP) oferece, atualmente, atendimento especializado gratuito a cerca de 400 crianças, adolescentes e jovens com deficiência física nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social, pedagogia e informática, além de orientação às famílias que enfrentam situações de vulnerabilidade social. Ao longo dos 71 anos de atividades, já atendeu cerca de 20 mil pessoas.

Desde 2018, a Casa realiza adaptações e manutenção de cadeiras de rodas na Oficina Locomover, que, com a ampliação finalizada em agosto do ano passado, passou a ser uma oficina ortopédica completa, com confecção de órteses e próteses, possibilitando melhor qualidade de vida e inclusão às pessoas com deficiência física do município. Mais de 500 pessoas passam pela Oficina por ano.

Mais informações pelo site www.ccp.org.br



Estudo comprova que exercício físico na terceira idade pode melhorar em até 83% o desempenho de força, equilíbrio e mobilidade

Esses parâmetros estão diretamente relacionados à independência funcional e à prevenção de quedas; um total de 59 alunos com idade média de 70 anos, participantes do programa Platinum da Companhia Athletica, foram avaliados 

A prática regular de exercícios físicos é uma das estratégias mais eficazes para preservar a autonomia e a qualidade de vida durante o envelhecimento. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa “Avaliação da Capacidade Funcional de Idosos: a experiência do Programa Platinum – Longevidade Saudável” , realizada pelo Instituto Mauro Guiselini e publicada na Revista CPAQV (2025).

O estudo avaliou 59 alunos com idade média de 70 anos, participantes do programa Platinum da Companhia Athletica, desenvolvido pela rede para atender o público 60+. A análise, baseada em testes reconhecidos internacionalmente, como o Senior Fitness Test (SFT) e o Short Physical Performance Battery (SPPB), demonstrou que os participantes obtiveram entre 75% e 83% de desempenho satisfatório nos indicadores de força, equilíbrio e mobilidade. Esses parâmetros estão diretamente relacionados à independência funcional e à prevenção de quedas.

De acordo com os resultados, a maior parte dos alunos apresentou nível de condicionamento classificado como “bom” ou “muito bom”, evidenciando que programas estruturados e supervisionados podem retardar os efeitos da sarcopenia (perda de massa muscular) e contribuir para uma longevidade mais ativa.

“A metodologia aplicada pela Cia Athletica combina ciência do movimento, musculação adaptada e acompanhamento técnico individualizado. Com o Platinum, reforçamos nosso compromisso em transformar o envelhecimento em uma fase ativa, produtiva e repleta de bem-estar”, explica Cacá Ferreira, gerente técnico da Cia Athletica.

A pesquisa comprova que o exercício físico, quando orientado e acompanhado de forma técnica, é um dos caminhos mais consistentes para viver mais e melhor. O programa “Platinum – Longevidade Saudável” é voltado à melhoria da força, da mobilidade e do equilíbrio de pessoas acima dos 60 anos, com treinos personalizados, avaliações multifuncionais periódicas e foco na segurança e na prevenção. 

"Com o envelhecimento populacional crescente no Brasil, que já soma mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, segundo o IBGE, a Cia Athletica reforça seu papel como referência na promoção da longevidade ativa", conclui Cacá. 

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há 40 anos e conta com 18 unidades em operação nas 5 regiões do país, tendo se firmado como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos de cuidar das pessoas. É uma academia completa para todas as fases da vida: do bebê ao bisavô, e tem no seu DNA o compromisso de fazer o aluno sair sempre melhor do que entrou.



Cultivo de árvores frutíferas em vasos - Coluna Arquitetura e Paisagismo por Priscila Lelli

Você já pensou em ter uma árvore frutífera em casa, mas não colocou a ideia em prática, por acreditar que precisa de muito espaço? Vou te contar que eu sei a solução!

Para o bom desenvolvimento das plantas em geral, é necessário, entre outros, um bom volume de terra, por isso, a vegetação plantada diretamente no solo, se desenvolve muito melhor. Mas há plantas que se adaptam muito bem em vasos, e há espécies de árvores frutíferas que se enquadram nessa categoria. Vou listar algumas opções:

  1. Jaboticaba

  2. Amora

  3. Pitanga

  4. Acerola

  5. Limão

  6. Romã

Alguns cuidados devem ser tomados para que sua árvore se desenvolva e frutifique em vaso. Use vasos maiores, com pelo menos 50 cm de diâmetro e 50 cm de altura. Árvores frutíferas precisam de sol, escolha um local que receba ao menos 6 horas de sol diariamente. Atente-se a rega e garanta frutos mais suculentos. A adubação regular é fundamental para frutos de qualidade.

Observando os cuidados necessários, você poderá ter frutos frescos em sua casa ou apartamento.

Priscila Lelli

Coluna Arquitetura e Paisagismo

Graduação 2012 Veris Metrocamp, Pós Graduação 2025 PUC Campinas
@priscilalellipaisagismo
(19) 98175-2721

Cristais e nossa energia - Coluna Geobiologia por Thais Ayres

Os cristais são expressões puras da Terra — fragmentos de tempo, luz e energia condensada. Cada um carrega uma frequência única, capaz de interagir com o campo vibracional humano e com o espaço que nos envolve. Quando introduzidos em um ambiente, eles não são apenas elementos decorativos, mas pontos de ancoragem energética, que ajudam a restaurar harmonia, clareza e vitalidade.

Em nossa vida emocional, os cristais atuam como aliados silenciosos. Eles absorvem e transformam energias densas, auxiliando na liberação de emoções reprimidas e na abertura do coração. Em contato com o campo sutil, sua vibração delicada favorece estados de calma, presença e reconexão interior. São pequenos centros de luz que nos lembram da nossa própria natureza cristalina — pura, ordenada e vibrante.

No aspecto espiritual, os cristais são pontes entre o visível e o invisível. Eles nos convidam a desacelerar, a meditar e a relembrar que tudo na natureza é energia em movimento. Ao cuidar e se conectar com essas pedras, despertamos também o desejo de cuidar de nós mesmos e do planeta, reconhecendo a sabedoria da Terra como uma fonte inesgotável de cura e consciência.

Thais Ayres

Coluna Geobiologia

Formada em Arquitetura, mas me dediquei maisao Paisagismo e Hortas Naturais. Especialista em Medicina do Habitat voltada à Geobiologia, Radiestesia Terapêutica e em Decoração do Bem-Estar. Avalia, e faz intervenções necessárias em ambientes residenciais e empresariais, além de terrenos. Contato: @thais.ayres_geodecor e Whatsapp: (11) 99635-096


Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: O agente secreto

O Agente Secreto

Se tem um filme que eu estava com muita curiosidade em assistir, assim que estreasse, era esse! Desde que vi como foi recebido em Cannes, e a quatidade de prêmios recebidos, estava verdadeiramente ansioso.

Ambientado em 1977, durante uma época particularmente sombria da ditadura militar no Brasil – que perdurou até 15 de Março de 1985 –, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor que abandona São Paulo para regressar a Recife (Pernambuco), a sua cidade natal.

Na tentativa de se afastar de um passado marcado pela violência, Marcelo tenta reconstruir a vida num ambiente que, à primeira vista, parece lhe proporcionar a paz que ambiciona. Mas depressa descobre que ali as pessoas vivem sob o mesmo clima de repressão e medo que julgava ter deixado para trás.

Gostei muito! Está tudo muito bem ambientado, as externas em Recife de 1977... os diálogos e personagens. Realmente, valeu assistir, porém fiquei com algumas dúvidas sobre alguns personagens e ações. Mas nada que tenha atrapalhado o filme. Vale muito assistir e prestigiar esse filme nacional!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme q

LBV mobiliza doações para atender famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu 

Foi decretado, neste sábado (8), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, depois que um tornado devastou cerca de 90% das residências e comércios locais. 

Diante da situação, nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, a Legião da Boa Vontade iniciou uma mobilização solidária por meio de sua campanha LBV — SOS Calamidades, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, água potável e itens de limpeza e higiene para auxiliar as famílias que tiveram suas casas e pertences destruídos. 

As doações estão sendo recebidas nas unidades da LBV no Estado do Paraná — Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa — que funcionam como postos de arrecadação (das 8 às 17 horas). Os donativos serão destinados aos quartéis do Corpo de Bombeiros, conforme organização da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e do Gabinete da Primeira-Dama. 

A Legião da Boa Vontade convida toda a comunidade a participar desse gesto de solidariedade em apoio às famílias atingidas. 

POSTOS DE ARRECADAÇÃO NO PARANÁ: 

CASCAVEL:  Endereço: Rua Bom Princípio, 214 — Brasmadeira — Tel.: (45) 3326-1166 
CURITIBA: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 10688, Boqueirão — Tel: (41)3386-8400 
FOZ DO IGUAÇU: Rua Damião Ferreira do Nascimento, 185 – Polo Centro — Tel.: (45) 3573-7008 
LONDRINA: Rua Serra dos Pirineus, 920 – Bandeirantes — Tel.: (43) 3328-1100 
MARINGÁ: Rua Peroíbe, 338 – Pq. das Grevíleas III — Tel.: (44) 3222-1721 
PONTA GROSSA: Av. Visconde de Mauá, 750 – Oficinas — Tel.: (42) 3224-0422 

DOAÇÕES VIA PIX SOLIDÁRIO: 
E-mail: ajude@lbv.org.br 

SOLIDARIEDADE: 
A Legião da Boa Vontade também se solidariza e ora por todas as pessoas e famílias afetadas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu/PR.