Estudo comprova que exercício físico na terceira idade pode melhorar em até 83% o desempenho de força, equilíbrio e mobilidade

Esses parâmetros estão diretamente relacionados à independência funcional e à prevenção de quedas; um total de 59 alunos com idade média de 70 anos, participantes do programa Platinum da Companhia Athletica, foram avaliados 

A prática regular de exercícios físicos é uma das estratégias mais eficazes para preservar a autonomia e a qualidade de vida durante o envelhecimento. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa “Avaliação da Capacidade Funcional de Idosos: a experiência do Programa Platinum – Longevidade Saudável” , realizada pelo Instituto Mauro Guiselini e publicada na Revista CPAQV (2025).

O estudo avaliou 59 alunos com idade média de 70 anos, participantes do programa Platinum da Companhia Athletica, desenvolvido pela rede para atender o público 60+. A análise, baseada em testes reconhecidos internacionalmente, como o Senior Fitness Test (SFT) e o Short Physical Performance Battery (SPPB), demonstrou que os participantes obtiveram entre 75% e 83% de desempenho satisfatório nos indicadores de força, equilíbrio e mobilidade. Esses parâmetros estão diretamente relacionados à independência funcional e à prevenção de quedas.

De acordo com os resultados, a maior parte dos alunos apresentou nível de condicionamento classificado como “bom” ou “muito bom”, evidenciando que programas estruturados e supervisionados podem retardar os efeitos da sarcopenia (perda de massa muscular) e contribuir para uma longevidade mais ativa.

“A metodologia aplicada pela Cia Athletica combina ciência do movimento, musculação adaptada e acompanhamento técnico individualizado. Com o Platinum, reforçamos nosso compromisso em transformar o envelhecimento em uma fase ativa, produtiva e repleta de bem-estar”, explica Cacá Ferreira, gerente técnico da Cia Athletica.

A pesquisa comprova que o exercício físico, quando orientado e acompanhado de forma técnica, é um dos caminhos mais consistentes para viver mais e melhor. O programa “Platinum – Longevidade Saudável” é voltado à melhoria da força, da mobilidade e do equilíbrio de pessoas acima dos 60 anos, com treinos personalizados, avaliações multifuncionais periódicas e foco na segurança e na prevenção. 

"Com o envelhecimento populacional crescente no Brasil, que já soma mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, segundo o IBGE, a Cia Athletica reforça seu papel como referência na promoção da longevidade ativa", conclui Cacá. 

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há 40 anos e conta com 18 unidades em operação nas 5 regiões do país, tendo se firmado como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos de cuidar das pessoas. É uma academia completa para todas as fases da vida: do bebê ao bisavô, e tem no seu DNA o compromisso de fazer o aluno sair sempre melhor do que entrou.



Cultivo de árvores frutíferas em vasos - Coluna Arquitetura e Paisagismo por Priscila Lelli

Você já pensou em ter uma árvore frutífera em casa, mas não colocou a ideia em prática, por acreditar que precisa de muito espaço? Vou te contar que eu sei a solução!

Para o bom desenvolvimento das plantas em geral, é necessário, entre outros, um bom volume de terra, por isso, a vegetação plantada diretamente no solo, se desenvolve muito melhor. Mas há plantas que se adaptam muito bem em vasos, e há espécies de árvores frutíferas que se enquadram nessa categoria. Vou listar algumas opções:

  1. Jaboticaba

  2. Amora

  3. Pitanga

  4. Acerola

  5. Limão

  6. Romã

Alguns cuidados devem ser tomados para que sua árvore se desenvolva e frutifique em vaso. Use vasos maiores, com pelo menos 50 cm de diâmetro e 50 cm de altura. Árvores frutíferas precisam de sol, escolha um local que receba ao menos 6 horas de sol diariamente. Atente-se a rega e garanta frutos mais suculentos. A adubação regular é fundamental para frutos de qualidade.

Observando os cuidados necessários, você poderá ter frutos frescos em sua casa ou apartamento.

Priscila Lelli

Coluna Arquitetura e Paisagismo

Graduação 2012 Veris Metrocamp, Pós Graduação 2025 PUC Campinas
@priscilalellipaisagismo
(19) 98175-2721

Cristais e nossa energia - Coluna Geobiologia por Thais Ayres

Os cristais são expressões puras da Terra — fragmentos de tempo, luz e energia condensada. Cada um carrega uma frequência única, capaz de interagir com o campo vibracional humano e com o espaço que nos envolve. Quando introduzidos em um ambiente, eles não são apenas elementos decorativos, mas pontos de ancoragem energética, que ajudam a restaurar harmonia, clareza e vitalidade.

Em nossa vida emocional, os cristais atuam como aliados silenciosos. Eles absorvem e transformam energias densas, auxiliando na liberação de emoções reprimidas e na abertura do coração. Em contato com o campo sutil, sua vibração delicada favorece estados de calma, presença e reconexão interior. São pequenos centros de luz que nos lembram da nossa própria natureza cristalina — pura, ordenada e vibrante.

No aspecto espiritual, os cristais são pontes entre o visível e o invisível. Eles nos convidam a desacelerar, a meditar e a relembrar que tudo na natureza é energia em movimento. Ao cuidar e se conectar com essas pedras, despertamos também o desejo de cuidar de nós mesmos e do planeta, reconhecendo a sabedoria da Terra como uma fonte inesgotável de cura e consciência.

Thais Ayres

Coluna Geobiologia

Formada em Arquitetura, mas me dediquei maisao Paisagismo e Hortas Naturais. Especialista em Medicina do Habitat voltada à Geobiologia, Radiestesia Terapêutica e em Decoração do Bem-Estar. Avalia, e faz intervenções necessárias em ambientes residenciais e empresariais, além de terrenos. Contato: @thais.ayres_geodecor e Whatsapp: (11) 99635-096


Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: O agente secreto

O Agente Secreto

Se tem um filme que eu estava com muita curiosidade em assistir, assim que estreasse, era esse! Desde que vi como foi recebido em Cannes, e a quatidade de prêmios recebidos, estava verdadeiramente ansioso.

Ambientado em 1977, durante uma época particularmente sombria da ditadura militar no Brasil – que perdurou até 15 de Março de 1985 –, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor que abandona São Paulo para regressar a Recife (Pernambuco), a sua cidade natal.

Na tentativa de se afastar de um passado marcado pela violência, Marcelo tenta reconstruir a vida num ambiente que, à primeira vista, parece lhe proporcionar a paz que ambiciona. Mas depressa descobre que ali as pessoas vivem sob o mesmo clima de repressão e medo que julgava ter deixado para trás.

Gostei muito! Está tudo muito bem ambientado, as externas em Recife de 1977... os diálogos e personagens. Realmente, valeu assistir, porém fiquei com algumas dúvidas sobre alguns personagens e ações. Mas nada que tenha atrapalhado o filme. Vale muito assistir e prestigiar esse filme nacional!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme q

LBV mobiliza doações para atender famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu 

Foi decretado, neste sábado (8), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, depois que um tornado devastou cerca de 90% das residências e comércios locais. 

Diante da situação, nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, a Legião da Boa Vontade iniciou uma mobilização solidária por meio de sua campanha LBV — SOS Calamidades, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, água potável e itens de limpeza e higiene para auxiliar as famílias que tiveram suas casas e pertences destruídos. 

As doações estão sendo recebidas nas unidades da LBV no Estado do Paraná — Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa — que funcionam como postos de arrecadação (das 8 às 17 horas). Os donativos serão destinados aos quartéis do Corpo de Bombeiros, conforme organização da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e do Gabinete da Primeira-Dama. 

A Legião da Boa Vontade convida toda a comunidade a participar desse gesto de solidariedade em apoio às famílias atingidas. 

POSTOS DE ARRECADAÇÃO NO PARANÁ: 

CASCAVEL:  Endereço: Rua Bom Princípio, 214 — Brasmadeira — Tel.: (45) 3326-1166 
CURITIBA: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 10688, Boqueirão — Tel: (41)3386-8400 
FOZ DO IGUAÇU: Rua Damião Ferreira do Nascimento, 185 – Polo Centro — Tel.: (45) 3573-7008 
LONDRINA: Rua Serra dos Pirineus, 920 – Bandeirantes — Tel.: (43) 3328-1100 
MARINGÁ: Rua Peroíbe, 338 – Pq. das Grevíleas III — Tel.: (44) 3222-1721 
PONTA GROSSA: Av. Visconde de Mauá, 750 – Oficinas — Tel.: (42) 3224-0422 

DOAÇÕES VIA PIX SOLIDÁRIO: 
E-mail: ajude@lbv.org.br 

SOLIDARIEDADE: 
A Legião da Boa Vontade também se solidariza e ora por todas as pessoas e famílias afetadas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu/PR. 



A ACESA Capuava promove no dia 29 de novembro de 2025, das 12h às 16h, a segunda edição do Porco à Paraguaia

Um evento que une gastronomia típica, música boa, convivência comunitária e solidariedade. Realizado na sede da instituição, na Fazenda Capuava, em Valinhos (SP).

O almoço tem como objetivo celebrar mais um ano de atividade em prol da comunidade, arrecadar fundos para as atividades e programas, em prol de crianças, jovens e adultos com deficiência.

O convite individual custa R$ 90,00 e inclui Porco à Paraguaia, arroz, salada e farofa. As bebidas são a parte.

E a música ficará a cargo do grupo Samba da Villa. As reservas podem ser feitas pelos WhatsApps (19) 98376-0091 ou (19) 98283-0108.