Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil percorrerá Campinas no dia 12 de novembro

Cidade é a primeira entre 93 municípios a receber o desfile em 2025. A atração irá compensar as emissões de carbono dos caminhões e conta com o selo de Evento Neutro.

Com duas comitivas, a Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil teve seu roteiro anunciado para este ano. Entre 12 de novembro e 23 de dezembro, a atração vai percorrer diferentes rotas simultaneamente e passará por 93 municípios nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, impactando mais de 63 milhões de pessoas.

Ambas as caravanas têm o mesmo formato e são compostas por cinco caminhões, que representarão os seguintes cenários: Carrossel dos Sonhos, Dança com Cartas, Presente de Natal, Caixinha de Música e Celebração do Natal. Além da presença do casal Noel, as comitivas contam com espetáculos visuais e sensoriais para encantar o público, como projeções, luzes e a coreografia ao vivo de uma bailarina.

Junto à ampliação da rota, com dez cidades a mais do que no ano passado, a edição de 2025 traz uma novidade para tornar o evento mais inclusivo. O evento realizará uma ação de audiodescrição, na qual será disponibilizado um link para acionamento desse suporte durante momentos da atração.

“A expectativa pela passagem dos caminhões da Coca-Cola, a proximidade com o público e o alcance que temos ao percorrer tantos locais formam uma experiência inconfundível, que só a Caravana de Natal consegue proporcionar. Neste ano aumentamos o número de cidades no roteiro e vamos compartilhar momentos mágicos com ainda mais pessoas”, afirma Luciano Sá, gerente de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil.  

Para este ano, a atração manteve a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que escalou o maior Volkswagen do mundo, o caminhão Meteor 29.530 para formar as comitivas que vão espalhar a magia do Natal por sete estados. “Para uma missão desse porte, não poderia ser diferente: a Coca-Cola FEMSA Brasil conta com a confiabilidade e robustez tradicionais dos caminhões Volkswagen. Os veículos rodam o país diariamente transportando seus produtos e agora vamos apoiá-los em mais esse capítulo vitorioso da nossa parceria para espalhar o espírito de celebração neste fim de ano”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO. Os caminhões são de última geração para garantir máxima eficiência e menor impacto ao meio ambiente.

A Caravana de Natal faz parte das ações da Coca-Cola FEMSA Brasil para a data e traz o mote “Pegue uma Coca-Cola e viva o Natal”. O evento é gratuito e suas datas e percursos detalhados podem ser conferidos em https://natal.coca-cola.com.br/

Em Campinas, o desfile terá início a partir de 17h30 no Paulistão Atacadista, na Avenida Ruy Rodriguez, 554, e encerramento na Avenida Andrade Neves, junto ao Balão do Castelo.

Sustentabilidade

A Caravana de Natal também vai reforçar um dos pilares prioritários da Coca-Cola FEMSA Brasil: a sustentabilidade. A atração terá suas emissões compensadas em cerca de 124 toneladas de CO₂, por meio do apoio ao projeto CarbonFair. Com essa iniciativa, o evento recebe o selo de Evento Neutro, concedido pela Eccaplan, empresa especializada em soluções ambientais. “A sustentabilidade está presente em tudo o que fazemos, e no Natal não poderia ser diferente. Nesta edição, compensaremos o equivalente a mais de 740 árvores em créditos de carbono, transformando a Caravana em um evento com emissões neutralizadas e reafirmando nosso compromisso com o meio ambiente”, afirma Fabiana Taislam, head de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil. 

 

Roteiro - Caravana de Natal Coca-Cola FEMSA Brasil 2025

-       Caravana 1

- São Paulo

12/11 - Campinas e Indaiatuba

13, 14, 15 e 16/11 - São Paulo

17/11 - Sumaré

18/11 - Piracicaba e Limeira

19/11 - Cosmópolis, Americana e Santa Bárbara D'oeste

20/11 - Jundiaí

21/11 - Mogi das Cruzes e Suzano

22/11 - Osasco e Guarulhos

23/11 - Santo André e São Caetano do Sul

25/11 - Praia Grande e Guarujá

26/11 - São Vicente e Santos

27/11 - São José dos Campos

- Rio de Janeiro

28/11 - Resende

29/11 - Porto Real e Volta Redonda

- São Paulo

30/11 - Campos do Jordão

- Rio de Janeiro

02/12 - Teresópolis e Petrópolis

- Minas Gerais

03/12 - Juiz de Fora

04/12 - Itabirito

05/12 - Nova Lima

06/12 - Belo Horizonte

07/12 - Betim, Contagem e Ribeirão das Neves

09/12 - Divinópolis

- São Paulo

11/12 - São José do Rio Preto

12/12 - Bauru

13/12 - Marília

14/12 - Araçatuba

- Mato Grosso do Sul

16/12 - Campo Grande

17/12 - Itaporã e Dourados

- Paraná

19/12 - Mandaguaçu, Maringá e Sarandi

20/12 - Londrina e Cambé

22/12 - Ponta Grossa

23/12 - Curitiba

 

-       Caravana 2

- Paraná

25/11 - Guarapuava

26/11 - Cascavel e Toledo

27/11 - Foz do Iguaçu

29/11 - Francisco Beltrão

- Santa Catarina

30/11 - Chapecó

- Rio Grande do Sul

01/12 - Passo Fundo

02/12 - Lajeado e Estrela

03/12 - Vera Cruz e Santa Cruz

04/12 - Santa Maria

05/12 - Bagé

06/12 - Pelotas

07/12 - Rio Grande

09/12 - Esteio, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e São Leopoldo

10/12 - Canoas, Cachoeirinha e Gravataí

11/12 - Porto Alegre

12/12 - Canela e Gramado

13/12 - Três Coroas e Igrejinha

14/12 - Farroupilha e Caxias do Sul

- Santa Catarina

16/12 - Tubarão e Criciúma

17/12 - São José e Florianópolis

18/12 - Antônio Carlos e Biguaçu

19/12 - Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú

20/12 - Blumenau

21/12 - Pomerode e Jaraguá do Sul

22/12 - Joinvile

- Paraná

23/12 - Araucária e São José dos Pinhais

 

Sobre a Coca-Cola FEMSA

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio a mais de 276 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 93 mil colaboradores, a companhia comercializa e vende aproximadamente 4,2 bilhões de caixas unitárias por meio de cerca de 2,2 milhões de pontos de venda ao ano.

Operando 56 fábricas e 256 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida em gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus públicos de interesse em toda a cadeia de valor.

A empresa integra diversos índices de sustentabilidade, incluindo o Dow Jones MILA Pacific Alliance e o FTSE4Good Emerging Index. Suas operações abrangem determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, além de cobertura nacional na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e na Venezuela, por meio de um investimento na KOF Venezuela. Para mais informações, acesse: www.coca-colafemsa.com

Sobre a Coca-Cola FEMSA Brasil - Operação da Coca-Cola FEMSA no Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.   



Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Ferozes melancolias, o amor , a viagem e a escrita, Ana Rüsche e Filme: Era uma vez em Hollywood

Dica de livro: Ferozes melancolias, o amor , a viagem e a escrita, Ana Rüsche

Ferozes melancolias é um livro de ensaios e crônicas de viagem a respeito do amor e da escrita. Os textos traçam um passeio mental sobre temas duros, da perda à desilusão, a temas leves, do inesperado à alegria.

Ana Rüsche faz um itinerário por cartas de tarô e gôndolas de supermercado e por viagens do Chile à China, entre outras. Aborda temas da inteligência artificial à crise climática, trazendo notas de leitura. Fala de acontecimentos engraçados, como visitas a livrarias para encontrar um escritor favorito em Nova York ou não saber nada de francês numa viagem ao Congo. Não faltam experiências cheias de dúvidas, sobre o vazio que ronda a redação de um romance.

Fonte: Amazon

Dica de filme: Era uma vez em Hollywood

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

O que é o luto para mim. - Coluna Bem-estar e felicidade por Marína Strachman


Resumo: Existem muitos tipos de luto e um sem fim de jeito de vivê-los.


O que é o luto para mim.
Hoje é dia de finados, um dia em que a maioria da pessoas presta a seu modo a sua homenagem àqueles que já “deram uma morridinha”, é assim que falo dos meus pais, avós e todos e todas que se foram.
São muitas as pessoas que faziam parte do meu “mundo” que faleceram....e cada um faz falta de uma maneira diversa.
É muito bom poder lembrar deles e delas com carinho e risadas, são inúmeras histórias que vivemos juntos.
Gosto de uma frase que diz: Saudades é o amor que fica! Não sei de quem é, mas acho que é bem por aí!

Mas existem outros tipos de luto, divórcio, rompimentos de namoro, mudança de uma cidade que nos deu felicidades, formaturas (quando aqueles colegas não farão mais parte de nosso convívio diário, ou quase diário), troca de emprego e etc.
Acontece que em qualquer destas situações algumas pessoas insistem em dizer e comandar o que devemos ou não fazer, vestir, que tipo de música ouvir...

E cá entre nós, só você pode saber o que você está sentindo, como quer fazer e o que quer fazer.
E digo mais, não tem certo ou errado... o luto seu é seu e ponto final.
Minha sugestão é: faça o que te for leve e chore tudo o que tiver que ser chorado, ria se puder, cante e dance se te der vontade, acolha-se ao máximo.
E procure ajuda se precisar! Às vezes é mais do que necessário.
Qualquer coisa eu estarei aqui para você!
Bom novembro para nós!

Marína Strachman

Coluna Bem-estar e felicidade

Consteladora Familiar e Empresarial, Terapeuta Sistêmica, Coach em Bem-Estar e Felicidade, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Especialista em Educação Ambiental. 

A importância da medicina do habitat para nossa saúde física, mental e espiritual - Coluna Geobilogia por Thais Ayres

Medicina do Habitat, também conhecida como Geobiologia, é a arte e a ciência de compreender como o ambiente onde vivemos influencia profundamente nossa saúde física, mental e espiritual. Cada espaço carrega frequências, materiais e campos sutis que interagem com o nosso corpo biológico. Quando há harmonia entre o ser humano e o espaço, a vitalidade flui naturalmente; quando há desequilíbrio — seja por interferências geológicas, elétricas ou emocionais —, nosso corpo responde com sintomas de estresse, cansaço e desordem energética.

Cuidar do habitat é, portanto, uma extensão do autocuidado. Assim como buscamos alimentos saudáveis e relações equilibradas, precisamos também de ambientes vivos, onde a energia circula de forma livre e nutritiva. A Geobiologia nos ensina a identificar e transformar campos nocivos em vibrações harmoniosas, promovendo um espaço que sustenta o repouso, a clareza mental e a regeneração celular. É um processo de reconexão com a natureza — e, por consequência, com nossa própria essência.

Mais do que uma técnica, a Medicina do Habitat é uma prática de consciência. Ela nos convida a habitar com presença, reconhecendo que a casa, o trabalho e os espaços que nos cercam são extensões do nosso campo vital. Quando harmonizamos o ambiente, abrimos espaço para a cura, para a criatividade e para uma vida em ressonância com o que realmente somos.

Thais Ayres

Coluna Geobiologia

Formada em Arquitetura, mas me dediquei maisao Paisagismo e Hortas Naturais. Especialista em Medicina do Habitat voltada à Geobiologia, Radiestesia Terapêutica e em Decoração do Bem-Estar. Avalia, e faz intervenções necessárias em ambientes residenciais e empresariais, além de terrenos. Contato: @thais.ayres_geodecor e Whatsapp: (11) 99635-096

Implante Dental Não é Tudo Igual: Descubra Por Que a Qualidade Faz Toda a Diferença no Seu Sorriso - Coluna Saúde bucal por Dra. Marcela Santi


Quando falamos em implantes e próteses dentárias, muitas pessoas acreditam que “tudo é igual”. Porém, a realidade é que existe uma diferença enorme entre materiais, tecnologias empregadas e a expertise de quem executa o tratamento. Assim como acontece em outras áreas da vida, na odontologia também vale a máxima: o barato pode sair muito caro.




Implante Dental: tecnologia que garante sucesso

Você sabia que implantes dentários não são todos iguais? Muitas vezes, as pessoas acreditam que basta colocar um implante e pronto. Mas a verdade é que a escolha da tecnologia, da prótese e do profissional faz toda a diferença no resultado




Os implantes dentários são produzidos em diferentes sistemas e conexões. Entre os mais conhecidos estão:

  • Hexágono externo: mais antigo, usado há décadas, mas com maior risco de afrouxamento dos parafusos e infiltrações.

  • Hexágono interno: evolução do modelo anterior, traz mais estabilidade, mas ainda pode apresentar limitações mecânicas.

  • Cone Morse: considerado o padrão-ouro da implantodontia moderna, proporciona um encaixe de alta precisão, excelente vedação contra bactérias e maior estabilidade, garantindo mais longevidade e sucesso no processo de osseointegração.


    Empresas de referência no mercado investem milhões em pesquisas científicas e testes laboratoriais para desenvolver implantes com altíssima previsibilidade. Isso significa que um implante de uma marca reconhecida, aliado ao sistema Cone Morse, oferece ao paciente uma segurança muito maior em relação à função, estética e durabilidade.




    Próteses: nem todas entregam o mesmo resultado

    As próteses dentárias também não são todas iguais. O resultado final depende de três pilares:

    1. Qualidade do laboratório protético – tecnologias como CAD/CAM (fresagem computadorizada) garantem próteses mais precisas e resistentes.

    2. Materiais utilizados – zircônia, porcelana e resinas possuem níveis diferentes de resistência e estética.

    3. Expertise do profissional – um especialista experiente sabe planejar e entregar um sorriso que une função e beleza.

    Ou seja, dois pacientes podem pagar por um “implante com prótese”, mas terem resultados completamente diferentes dependendo do que foi utilizado.




    Um exemplo palpável: Fusca x BMW

    Para deixar mais claro: implantes e próteses podem ser comparados a carros.Um Fusca pode até cumprir sua função de locomoção, mas não oferece conforto, segurança ou tecnologia de ponta. Já uma BMW entrega desempenho, tecnologia, conforto e status. Ambos são carros, mas estão em universos completamente diferentes.

    Da mesma forma, um implante barato e sem respaldo científico não pode ser comparado a um implante Cone Morse de empresa referência, planejado e executado por um especialista em implantodontia.





    Por que escolher especialistas faz a diferença?

    A escolha do profissional é tão importante quanto a do material. Cirurgias mal planejadas podem resultar em:

    • Perda precoce do implante

    • Infecções

    • Estética comprometida

    • Traumas irreversíveis




    Na Intégra Odontologia, priorizamos a qualidade em cada etapa do tratamento. O Dr. Arnaldo Jamariqueli, Mestre e Especialista em Implantodontia, com mais de 20 anos de experiência com mais de 5 mil implantes reabilitados, alia técnicas cirúrgicas avançadas e conhecimento em cirurgia plástica gengival para devolver sorrisos funcionais, estéticos e duradouros.




    Conclusão: Implantes e próteses não são todos iguais. Optar por materiais de referência e profissionais especialistas é investir na sua saúde, autoestima e qualidade de vida.




Dra. Marcela Santi

Coluna Saúde Bucal

Dentista formada na Universidade Estadual - UNESP, especialização em Ortodontia na São Leopoldo Mandic, Invisalign Top Doctor, Habilitação em Laser na USP, Residência em Toxina Botulínica, Sócia- fundadora da ABRAHOF. Contatos: marcelasanti@yahoo.com
(19) 97102-2209 / (19) 3254-0862 Instagram: @marcelasanti


Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Springsteen: Deliver Me from Nowhere (título no Brasil: “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”)

Springsteen: Deliver Me from Nowhere (título no Brasil: “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”)

Não sou fã de Bruce Springsteen. Suas músicas nunca me atraíram. Mas sou muito fã de filmes biográficos ou histórias reais. Então me interessei em assistir a este filme, e saber/conhecer sobre este famoso cantor.

Em 1981, logo após o êxito de "The River", um jovem Bruce Springsteen (Jeremy Allen White) atravessa um momento crítico da sua vida. Sentindo o peso da fama e dos traumas de um passado conturbado, decide se afastar durante algum tempo numa casa em Colts Neck, Nova Jérsia. Nesse refúgio silencioso, propício à introspeção, Springsteen escreve novas canções enquanto revisita a própria história. Dessa reclusão nascem uma série de títulos que dão origem a "Nebraska", o álbum lançado no ano seguinte, profundamente pessoal e catártico.

O filme conta uma parte da trajetória do cantor, e uma fase um tanto depressiva de sua vida. Então não era muito o que eu esperava que fosse, e achei o filme monótono e angustiante até. Acho que deve agradar mais aos grandes fãs. Para aqueles como eu, não-fãs, acho dispensável.

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.