Cultivo de árvores frutíferas em vasos - Coluna Arquitetura e Paisagismo por Priscila Lelli

Você já pensou em ter uma árvore frutífera em casa, mas não colocou a ideia em prática, por acreditar que precisa de muito espaço? Vou te contar que eu sei a solução!

Para o bom desenvolvimento das plantas em geral, é necessário, entre outros, um bom volume de terra, por isso, a vegetação plantada diretamente no solo, se desenvolve muito melhor. Mas há plantas que se adaptam muito bem em vasos, e há espécies de árvores frutíferas que se enquadram nessa categoria. Vou listar algumas opções:

  1. Jaboticaba

  2. Amora

  3. Pitanga

  4. Acerola

  5. Limão

  6. Romã

Alguns cuidados devem ser tomados para que sua árvore se desenvolva e frutifique em vaso. Use vasos maiores, com pelo menos 50 cm de diâmetro e 50 cm de altura. Árvores frutíferas precisam de sol, escolha um local que receba ao menos 6 horas de sol diariamente. Atente-se a rega e garanta frutos mais suculentos. A adubação regular é fundamental para frutos de qualidade.

Observando os cuidados necessários, você poderá ter frutos frescos em sua casa ou apartamento.

Priscila Lelli

Coluna Arquitetura e Paisagismo

Graduação 2012 Veris Metrocamp, Pós Graduação 2025 PUC Campinas
@priscilalellipaisagismo
(19) 98175-2721

Cristais e nossa energia - Coluna Geobiologia por Thais Ayres

Os cristais são expressões puras da Terra — fragmentos de tempo, luz e energia condensada. Cada um carrega uma frequência única, capaz de interagir com o campo vibracional humano e com o espaço que nos envolve. Quando introduzidos em um ambiente, eles não são apenas elementos decorativos, mas pontos de ancoragem energética, que ajudam a restaurar harmonia, clareza e vitalidade.

Em nossa vida emocional, os cristais atuam como aliados silenciosos. Eles absorvem e transformam energias densas, auxiliando na liberação de emoções reprimidas e na abertura do coração. Em contato com o campo sutil, sua vibração delicada favorece estados de calma, presença e reconexão interior. São pequenos centros de luz que nos lembram da nossa própria natureza cristalina — pura, ordenada e vibrante.

No aspecto espiritual, os cristais são pontes entre o visível e o invisível. Eles nos convidam a desacelerar, a meditar e a relembrar que tudo na natureza é energia em movimento. Ao cuidar e se conectar com essas pedras, despertamos também o desejo de cuidar de nós mesmos e do planeta, reconhecendo a sabedoria da Terra como uma fonte inesgotável de cura e consciência.

Thais Ayres

Coluna Geobiologia

Formada em Arquitetura, mas me dediquei maisao Paisagismo e Hortas Naturais. Especialista em Medicina do Habitat voltada à Geobiologia, Radiestesia Terapêutica e em Decoração do Bem-Estar. Avalia, e faz intervenções necessárias em ambientes residenciais e empresariais, além de terrenos. Contato: @thais.ayres_geodecor e Whatsapp: (11) 99635-096


Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: O agente secreto

O Agente Secreto

Se tem um filme que eu estava com muita curiosidade em assistir, assim que estreasse, era esse! Desde que vi como foi recebido em Cannes, e a quatidade de prêmios recebidos, estava verdadeiramente ansioso.

Ambientado em 1977, durante uma época particularmente sombria da ditadura militar no Brasil – que perdurou até 15 de Março de 1985 –, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor que abandona São Paulo para regressar a Recife (Pernambuco), a sua cidade natal.

Na tentativa de se afastar de um passado marcado pela violência, Marcelo tenta reconstruir a vida num ambiente que, à primeira vista, parece lhe proporcionar a paz que ambiciona. Mas depressa descobre que ali as pessoas vivem sob o mesmo clima de repressão e medo que julgava ter deixado para trás.

Gostei muito! Está tudo muito bem ambientado, as externas em Recife de 1977... os diálogos e personagens. Realmente, valeu assistir, porém fiquei com algumas dúvidas sobre alguns personagens e ações. Mas nada que tenha atrapalhado o filme. Vale muito assistir e prestigiar esse filme nacional!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme q

LBV mobiliza doações para atender famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu 

Foi decretado, neste sábado (8), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, depois que um tornado devastou cerca de 90% das residências e comércios locais. 

Diante da situação, nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, a Legião da Boa Vontade iniciou uma mobilização solidária por meio de sua campanha LBV — SOS Calamidades, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, água potável e itens de limpeza e higiene para auxiliar as famílias que tiveram suas casas e pertences destruídos. 

As doações estão sendo recebidas nas unidades da LBV no Estado do Paraná — Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa — que funcionam como postos de arrecadação (das 8 às 17 horas). Os donativos serão destinados aos quartéis do Corpo de Bombeiros, conforme organização da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e do Gabinete da Primeira-Dama. 

A Legião da Boa Vontade convida toda a comunidade a participar desse gesto de solidariedade em apoio às famílias atingidas. 

POSTOS DE ARRECADAÇÃO NO PARANÁ: 

CASCAVEL:  Endereço: Rua Bom Princípio, 214 — Brasmadeira — Tel.: (45) 3326-1166 
CURITIBA: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 10688, Boqueirão — Tel: (41)3386-8400 
FOZ DO IGUAÇU: Rua Damião Ferreira do Nascimento, 185 – Polo Centro — Tel.: (45) 3573-7008 
LONDRINA: Rua Serra dos Pirineus, 920 – Bandeirantes — Tel.: (43) 3328-1100 
MARINGÁ: Rua Peroíbe, 338 – Pq. das Grevíleas III — Tel.: (44) 3222-1721 
PONTA GROSSA: Av. Visconde de Mauá, 750 – Oficinas — Tel.: (42) 3224-0422 

DOAÇÕES VIA PIX SOLIDÁRIO: 
E-mail: ajude@lbv.org.br 

SOLIDARIEDADE: 
A Legião da Boa Vontade também se solidariza e ora por todas as pessoas e famílias afetadas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu/PR. 



A ACESA Capuava promove no dia 29 de novembro de 2025, das 12h às 16h, a segunda edição do Porco à Paraguaia

Um evento que une gastronomia típica, música boa, convivência comunitária e solidariedade. Realizado na sede da instituição, na Fazenda Capuava, em Valinhos (SP).

O almoço tem como objetivo celebrar mais um ano de atividade em prol da comunidade, arrecadar fundos para as atividades e programas, em prol de crianças, jovens e adultos com deficiência.

O convite individual custa R$ 90,00 e inclui Porco à Paraguaia, arroz, salada e farofa. As bebidas são a parte.

E a música ficará a cargo do grupo Samba da Villa. As reservas podem ser feitas pelos WhatsApps (19) 98376-0091 ou (19) 98283-0108.

Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Um milhão de ruas, Fabrício Corsaletti e Filme: A mulher na cabine 10, Netflix

Dica de livro: Um milhão de ruas, Fabrício Corsaletti

“Escrever é parecido com andar”, crava Fabrício Corsaletti na nota de abertura deste livro. E para acompanhá-lo não é preciso ter sapatos especiais: basta abrir os ouvidos e se deixar levar pelo ritmo. Um milhão de ruas reúne cerca de 190 textos escritos entre 2010 e 2025, vários deles inéditos. Se a maioria é composta por crônicas no sentido corrente do termo, uma boa parte escapa às definições e se aproxima do conto, do poema, da prosa poética afiada como uma lasca ou, ainda, da pura notação lírica e, no limite, do aforismo.

Essa multiplicidade de registros corresponde a uma multiplicidade de formas de apreender e experimentar o mundo, que aqui comparece com todo o seu fascínio. Há lances geniais, como o encontro com as três bandeirianas mulheres do sabonete Araxá, percepções agudas da tragédia brasileira despertadas por uma rua cheia de sapos, saltos mortais de alegria e/ou desespero e uma agulha imantada que aponta dia e noite para a aventura e o desconhecido.

Em dezenas de textos notáveis, a matéria do cotidiano se abre para outras dimensões e revela o andamento espantoso da vida contemporânea. Tudo isso graças a um olhar lírico-cinematográfico e a uma escrita que incorporou a inteligência e a leveza de mestres da crônica como Rubem Braga, dos compositores da MPB, reverenciados nestas páginas, e bebe na boa literatura de todos os quadrantes. Diante deste livro fabuloso, o melhor é não ter pressa e percorrê-lo rua a rua, sabendo que a poesia arma seu bote a cada esquina.

Fonte: Amazon

Dica de filme: A mulher na cabine 10, Netflix

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

 

Applebee’s Cambuí celebra a chegada da temporada de Happy Hour em clima de confraternização e boas companhias*

Com a chegada da temporada de festas de fim de ano e o clima de primavera, o Applebee’s Cambuí, localizado no coração do bairro mais charmoso de Campinas, anuncia o início de sua temporada de Happy Hour, convidando o público a celebrar bons momentos com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Com um cardápio cuidadosamente elaborado, o restaurante oferece opções personalizáveis que agradam a todos os paladares, além de uma variada seleção de drinks preparados por bartenders experientes.

A proposta é unir gastronomia de qualidade, descontração e um ambiente acolhedor, ideal para encontros e confraternizações de fim de ano.

“O Happy Hour é uma das tradições mais queridas do Applebee’s, e aqui no Cambuí queremos proporcionar experiências únicas, unindo boa comida, atendimento acolhedor e o espírito de celebração que marca essa época do ano. Nosso objetivo é fazer com que cada cliente se sinta em casa, aproveitando momentos especiais com quem gosta”, destaca Fred Cruz, sócio do Applebee’s Cambuí.

O espaço conta com mesas ao ar livre, serviço de valet e toda a atmosfera vibrante que é característica da marca norte-americana, que já conquistou o público campineiro com seu atendimento descontraído e pratos generosos.

O Applebee’s Cambuí fica aberto de segunda a quinta, das 11h30 às 22h, sexta e sábado das 11h30 às 23h, a aos domingos das 11h30 às 22h. Serviço Applebee’s Cambuí

Rua Maria Monteiro, 407

Reservas: 19 98225-2732

Crédito: Divulgação

Felicidade, não é sinônimo de compras - Coluna Bem-estar e felicidade por Marína Strachman

Resumo: Sua Felicidade está em você, não nas suas coisas!


Felicidade, não é sinônimo de compras.

Sua Felicidade está em você, não nas suas coisas!

Olá!!

Que gostoso escrever para vocês mais uma vez!

Você está com um tempinho para ler esse texto? Se a resposta foi sim, convido você a fazer um cafezinho, um lanchinho e curtir.

Aproveita e respiraaaaa!

Tá chegando a tal da Black Friday, mês de novembro agora é assim:

“já comprou?”, “não viu a oportunidade?”, “você precisa!”, “você não aproveitou?”

E a gente sempre se acha estar errada, errada por comprar, por não comprar, por....

Porque será que entramos tão facilmente nessa “onda” de compras?

Essa resposta é razoavelmente fácil.

Fazer compras é prazeroso, traz a sensação de recompensa antes mesmo da compra! Você se preenche de dopamina! Quando você pensa em comprar algo, seu cérebro já libera dopamina, criando um sentimento imediato de prazer. Mas do mesmo jeito que esse estimulo vem, ele vai, num piscar de olhos!

E o ser humano precisa se sentir PERTENCENTE, como que eu posso ser vista ou ser parte desta sociedade, se eu não comprar nada?!

E aí quando você percebe, você já comprou!

Agora pensa aqui comigo, respira, mais uma vez, respiraaaaaaa, só um pouquinho, todos os bens materiais que você desejou, você conseguiu adquirir?

Todos?!

O smartphone, o carro, a calça, o vestido, a moto, a bike, o sofá, aquela viagem...?

Conseguiu comprar tudo?

Por favor, pense um pouquinho antes de responder à questão a seguir:

Sua vida mudou  DE VERDADE com esse objeto que você comprou, ou deixou de comprar?

Não sou contra adquirir nada, é sua vida e seu dinheiro, ok?

Mas a minha opinião é: se para adquirir tal bem, ou bens, você teve que esconder a compra de alguém, ou sentiu aquele detestável amargor no estomago de entrar no cheque especial ou a fatura do cartão ser maior do que você pode arcar, concorda comigo que não vale a pena?!

Correr atrás de ter, não é igual a viver bem, acredite nisto.

Qual o real valor os bens em nossas vidas, você já parou para pensar nisto?

De acordo com minha experiência pessoal, ninguém se torna mais feliz ou infeliz por conta de bens adquiridos.

A compra de bens materiais, seja este um carro, um smartphone ou até mesmo um avião a jato, não vão ser responsáveis por sua alegria ou tristeza, você pode ficar feliz ou triste por um tempo, mas vai passar.

Isso porque a felicidade definitivamente não está em coisas, e sim em todo um conjunto de fatores.

Ah e o stress pode te fazer comprar mais!

 Recomendo que você assista esse reels https://www.instagram.com/reel/DOmZqMqDeAQ/

Não se pode correr atrás da felicidade, pois a felicidade está dentro e não fora de você.

Existem os tais dos hormônios da felicidade e você deve estimulá-los, sempre e não com efeito rebote de culpa, e juro é super possível veja: 

A SEROTONINA é o "hormônio do bom humor", ajuda a regular emoções, sono e aprendizagem, para ter esse efeitos basta: fazer exercícios físicos, tomar sol, dormir bem....

A DOPAMINA é o “hormônio da motivação e do prazer”. Para este basta: praticar exercícios físico (hummm, exercício de novo!), comer bem, dormir bem e fazer algo que te dê prazer.... 

A ENDORFINA é conhecida como “analgésico natural”, reduz estresse e a dor. Para este é bacana: exercícios físicos (de novo!) dançar ou nadar, rir, ouvir música e praticar algo que te dê prazer (de novo também!) 

A OXITOCINA o tal do "hormônio do amor" ou "hormônio do abraço", está relacionada ao abraçar, conviver com pessoas queridas, praticar atividades em grupo e atividades generosas. 

Ou seja quase todos estão ligados a exercícios físicos, fazer algo que gosta, com gente que gosta...

Para mim isso é vida e vida boa, e para você?

Sim comprar é bom e divertido. Mas viver bem é melhor.

Não existe ninguém que seja feliz 24 horas por dia 7 dias por semana; sabemos que existe a luz pois conhecemos a escuridão, conhecemos o frio porque já enfrentamos o calor. E assim acontece com a felicidade também!

Pense nisso!

PS: quer conhecer o tratamento energético “Liberdade Financeira”? São duas terapias combinadas à distância. Vem comigo

Marína Strachman

Coluna Bem-estar e felicidade

Consteladora Familiar e Empresarial, Terapeuta Sistêmica, Coach em Bem-Estar e Felicidade, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Especialista em Educação Ambiental.