Os cuidados com os alimentos em tempos do COVID-19 - Coluna Gastronomia Por Chef Alê Lembo

Com o surto do COVID-19 as pessoas estão cada vez em dúvida como esse novo vírus pode afetar o nosso suprimento de alimentos e os nossos hábitos alimentares. Afinal, há contaminação através dos alimentos? É seguro pedir delivery dos restaurantes?

Já temos grandes avanços, mas os pesquisadores ainda estão aprendendo as especificidades de como o novo coronavírus atua em cada superfície. Sabemos que a doença COVID-19 pode se espalhar através de gotículas que são liberadas pelo nariz ou pela boca quando alguém tosse, espirra ou exala, e como o modo de infecção é principalmente respiratório, a chance de pegar COVID-19 a partir dos alimentos é extremamente baixa.

Porém, ao realizar as suas compras é muito importante que você faça a limpeza das embalagens antes de armazená-las na geladeira e nos armários: lave com água e sabão (utilize uma esponja específica para isso), seque com papel ou pano limpo próprio para essa finalidade e passe álcool 70%.


Na higienização de frutas, legumes e verduras, os cuidados de limpeza que sempre foram frisados devem ser mantidos e reforçados: Lave frutas e hortaliças separadamente para evitar a chamada contaminação cruzada; os alimentos com casca precisam passar pela escova ou buchinha (destinada somente para esse uso).

Para higienização de hortaliças, frutas e legumes: Selecione, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas e lave em água corrente os vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e frutas e legumes um a um.   Coloque de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim ( hipoclorito do sódio ou água sanitária sem perfume - ler o rótulo da embalagem), na diluição 1 colher de sopa para 1 litro.  Enxague em água corrente os vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes um a um.

Atenção principalmente com frutas práticas como a banana. Você se lembra quantas vezes limpou a casca de uma banana antes de consumi-la? Não pense que não irá tocar na fruta mas somente na casca! Não corra riscos, pois a contaminação pode vir nos pequenos gestos!

Ao cozinhar em casa também lave as mãos o máximo possível e higienize com álcool 70%, distante da chama do fogo. Utilize sabonete líquido neutro, pois os perfumados passam o odor aos alimentos e seque as mãos com papel descartável branco puro, uma vez que os reciclados estão sujeitos a apresentar contaminação. Atenção aos panos de mãos e pratos que por vezes passam mais de uma semana na cozinha. Eles podem trazer inúmeras contaminações e não somente o COVID-19. Os cuidados agora com a saúde e segurança devem ser redobrados, pois temos que nos manter afastados dos hospitais e postos de saúde!!

E não tenha receio de pedir refeições por delivery. Os restaurantes que sempre cumpriram rigorosamente boas práticas de higiene e manipulação agora triplicaram os cuidados.  Até o momento, temos conhecimento de que a comida não transporta o vírus.

 A atenção deve estar voltada às embalagens, afinal, elas são manuseadas por muitas pessoas desde o momento que são estocadas até a entrega em residência. Se possível, dê preferência às embalagens de papelão e assim que chegar em casa com a entrega, higienize as mãos e a embalagem onde o alimento chegou com álcool 70%.

E opte pelo pagamento direto no aplicativo, pois é uma grande vantagem de não precisar entrar em contato com o entregador.

Com atenção, muitos cuidados e sem pânico conseguiremos vencer essa batalha juntos!

Alê Lembo

Coluna Gastronomia

Alessandra Lembo Nogueira, a chef Alê, é cozinheira profissional e especialista em alta gastronomia pelo IGA Campinas, com curso de Cuisine pelo Le Cordon Bleu Paris. Trabalha como personal chef e como chef consultora e com desenvolvimento de cardápios especializados e personalizados para bares e restaurantes, além de ministrar workshops e aulas em diversos locais da cidade de Campinas e região. É influenciadora digital e mantém um canal de receitas no YouTube.