• Home
  • Anunciantes
    • Colunistas de A - L
    • Colunistas de M - Z
  • News
  • Contato / Mídia Kit
Menu

Raquel Baracat

Comportamento, Cultura, Eventos e Opiniões de especialistas
  • Home
  • Anunciantes
  • Colunistas
    • Colunistas de A - L
    • Colunistas de M - Z
  • News
  • Contato / Mídia Kit

Siga a Raquel Baracat nas redes sociais

Pesquisar

Atividades Físicas Não Recomendadas e Contra–Indicações durante a Gestação - Coluna Fitness por Isabela Casline da Cia Athletica Campinas

November 1, 2020

 

Alguns exercícios físicos merecem recomendações especiais sobre o desenvolvimento de sua prática ou contra-indicação neste período. A intensidade do exercício deve ser monitorada de acordo com os sintomas que a gestante apresentar. Esta intensidade se revela através da demanda sobre o sistema cardiovascular.

A relação a seguir apresenta alguns tipos de exercícios físicos e/ou situações não recomendadas para a prática durante o período gestacional:

a) qualquer atividade competitiva, artes marciais ou levantamento de peso;

b) exercícios com movimentos repentinos ou de saltos, que podem levar a lesão articular;

c) flexão ou extensão profunda deve ser evitada pois os tecidos conjuntivos já apresentam frouxidão;

d)exercícios exaustivos e/ou que necessitam de equilíbrio principalmente no terceiro trimestre) basquetebol e qualquer outro tipo de jogo com bolas que possam causar trauma abdominal;

e) pratica de mergulho (condições hiperbáricas levam a risco de embolia fetal quando ocorre a descompressão;

f) qualquer tipo de ginástica aeróbica, corrida ou atividades em elevada altitude são contra-indicadas ou, excepcionalmente aceitas com limitações, dependendo das condições físicas da gestante;

g) exercícios na posição supino após o terceiro trimestre podem resultar em obstrução do retorno venoso.

3f6d9a2570f95c034f33d84a1ae8a03b.jpg


Alguns sinais ou sintomas representam sinal de perigo de complicações na gestação durante a prática de atividade física e indica que o exercício deve ser imediatamente interrompido por constituírem grande risco para a saúde tanto da gestante e quanto do feto.

Os principais sinais de que a atividade física deve cessar são: perda de líquido amniótico, dor no peito, sangramento vaginal, enxaqueca, dispneia, edema, dor nas costas, náuseas, dor abdominal, contrações uterinas, fraquezas musculares e tontura, redução dos movimentos do feto.

Mulheres fumantes têm contra-indicação na prática de atividade física em altitudes acima de 2.500m.38,39. A presença de náuseas, sonolência e desconforto, podem sugerir que o tipo, intensidade, duração e/ou frequência da atividade física para a gestante devam ser modificados, sem que seja necessário interrompe-la.

A própria prática de atividade física durante a gestação possibilita a ocorrência de fenômenos que devem alertar os especialistas para uma eventual interrupção dos exercícios. Tais sinais correspondem a: dor de qualquer tipo, injúrias musculo-esqueléticas; complicações cardiovasculares; trabalho de parto prematuro; aumento do risco de aborto no primeiro trimestre da gestação e grave hipoglicemia, indicando, igualmente, a interrupção do exercício.

A atividade física para gestantes apresenta contra-indicação absoluta em mulheres portadoras de: doença cardíaca com alterações hemodinâmicas significativas, doença pulmonar restritiva, multípara com risco de prematuridade, placenta prévia depois de 26 semanas de gestação, ruptura de membranas, sangramento uterino persistente no segundo ou terceiro trimestre, cervix incompetente e pré-eclâmpsia.

Considera-se como contra-indicação relativa à prática de exercícios aeróbicos durante a gestação, a presença das seguintes patologias: anemia, arritmia cardíaca materna, diabetes Mellitus tipo I não controlada, bronquite crônica, obesidade mórbida, baixo peso com Índice de Massa Corporal inferior a 12, estilo de vida extremamente sedentário, retardo no crescimento intra-uterino na gestação atual, hipertensão mal controlada, limitações ortopédicas, tabagismo e hipertireoidismo não controlado.

Embora já se reconheça a contribuição da prática da atividade física regular e orientada durante a gestação, ainda não existe consenso no estabelecimento da conduta ideal para essa prática. Não se encontrou na literatura revista, qualquer tipo de padronização de atividade recomendada por órgãos especializados.

Cada autor estabeleceu o tipo de atividade de interesse no estudo, sua duração, intensidade e frequência, dificultando assim a comparação dos resultados encontrados nos diferentes artigos. Todavia, concluiu-se que quando indicada, a prática de atividade física regular, moderada, controlada e orientada pode produzir efeitos benéficos sobre a saúde da gestante e do feto.​

Isabela Casline

Coluna Fitness

Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.

In Fitness/Cia Athletica, Social Tags physical activity, atividade fisica, nao recomendada, not reccomended, gestacao, maternity, gym, cia athletica, cia athletica campinas, fitness, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat

Os 7 Melhores exercícios para Gestantes - Coluna Fitness por Isabela Casline da Cia Athletica Campinas

October 24, 2020

Os melhores exercícios para serem praticados na gravidez são a caminhada ou os alongamentos, por exemplo, pois ajudam a diminuir o estresse, a combater a ansiedade e a aumentar a autoestima. No entanto, a prática de exercícios na gravidez só deve ser feita sob orientação médica, porque em alguns casos eles são desaconselhados, como acontece em caso de descolamento da placenta e na gravidez de risco.

Os exercícios podem ser iniciados em qualquer fase da gestação e podem ser realizados até o final da gravidez, sendo úteis para facilitar o trabalho de parto normal e o retorno ao peso ideal após o parto. No entanto, quem era sedentária deve preferir exercícios mais leves, e de preferência na água. Quem já estava habituada a praticar exercícios deve diminuir o ritmo para não prejudicar o bebê.

Ótimos exemplos de exercícios para praticar na gravidez são:

1. Caminhada

Ideal para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar. Deve-se utilizar roupas leves e elásticas e um tênis com bom amortecimento para prevenir lesões e beber bastante água para não ficar desidratada. Pode-se caminhar de 3 a 5 vezes por semana em horários em que o sol não esteja muito forte. Veja um excelente treino de caminhada para gestantes.

2. Corrida leve

Indicada para quem já praticava exercícios antes de engravidar. Ela pode ser realizada durante os 9 meses de gravidez, 3 vezes por semana, por 30 minutos, mas sempre com baixa intensidade, respeitando sempre o seu próprio ritmo.

3. Pilates

Melhora a respiração, a frequência cardíaca, alonga e fortalece os músculos e é ótimo para a postura. Pode ser praticado 2 ou 3 vezes por semana.

4. Hidroginástica

É indicada até mesmo para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar e pode ser realizada durante os 9 meses de gestação. Ela reduz as dores nos pés e no fundo das costas, assim como o inchaço das pernas. Pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana.

5. Bicicleta ergométrica

Pode ser realizado durante os 2 primeiros trimestres gravidez, de 3 a 5 dias por semana. Deve-se estar atenta à frequência cardíaca, não deixando ultrapassar os 140 bpm e observar se a sudorese é excessiva. O tamanho da barriga no final da gestação pode dificultar a realização desta atividade.

 

6. Alongamentos

Estes podem ser realizados diariamente até o nascimento, tanto por sedentárias como para experientes. Pode-se começar com alongamentos mais leves, e à medida que a mulher for desenvolvendo elasticidade, ir aumentando a dificuldade dos alongamentos. Veja: Exercícios de alongamento na gravidez.

Para garantir uma atividade física segura é importante ter a orientação e acompanhamento de um profissional de Educação Física qualificado e a autorização do médico que está realizando o pré-natal. Se a grávida sentir qualquer sintoma desagradável como dor abdominal, corrimento ou perda de sangue pela vagina, enquanto realiza o exercício ou algumas horas após a aula deverá buscar auxílio médico.

7. Musculação leve

As grávidas que já faziam musculação antes de engravidar e que tinham um bom condicionamento físico, podem fazer exercícios de musculação, no entanto, deve-se diminui a intensidade dos exercícios, reduzindo os pesos pelo menos, pela metade, para evitar a sobrecarga da coluna, joelhos, tornozelos e assoalho pélvico.

Exercícios desaconselhados na gravidez

Os exercícios de grande impacto não devem ser realizados na gravidez porque podem causar dores ou até mesmo prejudicar o bebê. Alguns exemplos de exercícios contraindicados na gravidez são:

•Exercícios abdominais;

•Em grandes altitudes;

•Que envolvam lutas como jiu jitsu ou saltos, como aulas de jump;

•Jogos com bola como futebol, volei ou basquete;

•Corrida extenuante;

•Bicicleta, nos últimos meses de gestação;

•Musculação pesada.

Isabela Casline

Coluna Fitness

Professora e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas - contato: isabela.casline@soucia.com.br

Blog:  www.isacasline.com.br

In Fitness/Cia Athletica, Social Tags exercicios gestantes, gestantes, fitness, cia athletica, cia athletica campinas, Exercises for pregnant women, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat
27336274_1805056626234752_4418325520076366159_n.png

Exercício e Câncer - Coluna Fitness por Isa Casline da Cia Athletica Campinas

October 18, 2020

“Nas últimas décadas, a eficácia da terapia anticâncer aumentou consideravelmente. No entanto, os efeitos secundários causados por ela são recorrentes e podem durar anos após o final do tratamento. Os mais comuns são a fadiga crônica e a redução da qualidade de vida (QV), que são potencializados pela perda da funcionalidade, muito comum em pacientes oncológicos.

61fiE7zRFVL._AC_UL1500_.jpg

O treinamento aeróbio foi a primeira forma de intervenção estudada em sobreviventes de câncer (CA) de mama com resultados favoráveis na redução da fadiga e aumento da QV. Mais recentemente, os estudos passaram a incluir o treinamento de força (TF), também conhecido como musculação, com efeitos benéficos e eventos adversos mínimos. Entretanto, o TF induz respostas fisiológicas singulares, especificamente, hipertrofia e força muscular - que podem melhorar a funcionalidade, diminuir a fadiga e, finalmente, favorecer a QV. Entender estes efeitos é fundamental para aumentar a eficácia na prescrição de um treinamento.

ribon.png

Em recém-publicada revisão, foram investigados os efeitos específicos da realização do TF em vários tipos de CA. Destaco aqui o CA de mama, onde 16 estudos preencheram os critérios de inclusão para análise. Os resultados foram obtidos a partir de TFs que duraram, em média, 8 meses, com frequência de sessões de 2-4/semana e intensidade de cargas de moderada a alta (50-85% de 1RM).

Força - O TF foi capaz de induzir aumentos de força em membros inferiores (29%) e nos superiores (23%).

Composição corporal – o TF diminuiu consideravelmente o percentual de gordura corporal no grupo TF, enquanto as controles tiveram aumentos. A densidade mineral óssea não se alterou.

Funcionalidade - Melhoras significativas em provas de função de braços (aumento em 18%). Também foram constatadas melhoras no equilíbrio e na caminhada.

Emocional – melhora em 19% na imagem corporal após a realização do TF, indicando menor preocupação com as aparências físicas. Redução da ansiedade, depressão e fadiga, impactando em melhora da QV.

Face ao exposto, o TF apresenta-se como uma alternativa de intervenção terapêutica não farmacológica muito promissora nesta população. “Texto completo e refs. em oncofitness.com

Isabela Casline

Coluna Fitness

Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.

Blog:  www.isacasline.com.br 

 

In Fitness/Cia Athletica, Social Tags exercicio e cancer, cancer, exercicio, treino, personal trainer, cia athletica, cia athletica campinas, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat, raquel baracat
10384313_809654355774989_8774546678261907252_n.jpg

O Taper no treinamento desportivo - Coluna Fitness por Cassius Oliveira da Cia Athletica Campinas

October 12, 2020

Durante a periodização do treinamento, algumas estratégias são utilizadas visando maximizar o desempenho dos atletas nas competições.  

A fisiologia do esporte, através de estudos realizados para aumentar a eficácia dessas estratégias, preconiza que haja uma etapa de diminuição da carga de treino com o objetivo de reduzir o estresse fisiológico, biomecânico e psicológico do atleta. Esse momento é determinado taper.

blog-peaking-tapering-july2.jpg

Aplicado no período pré competitivo, o taper reduz a intensidade e volume do treino sem que haja prejuízo nos ganhos gerados pelo treinamento.

Os trabalhos realizados com esse modelo de recuperação, apresentam resultados significativos na performance e é entendido como uma forma de redução do índice de fadiga e de seus efeitos negativos.

IMG-3786.jpg

Cassius Oliveira

Coluna Fitness

Professor e Personal  Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.

Email: cassius.de@gmail.com

 

In Fitness/Cia Athletica, Social Tags taper, treinamento desportivo, treino, fitness, personal trainer, body building, musculacao, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat, raquel baracat, cia athletica, cia athletica campnas
10384313_809654355774989_8774546678261907252_n.jpg

Quais motivos te impedem de treinar - Coluna Fitness por Isa Casline da Cia Athletica Campinas

October 8, 2020

Quando uma pessoa decide parar de fazer exercícios dificilmente ela o faz por desconhecer os benefícios da pratica. Na maioria das vezes, o que ocorre é desorganização, preguiça e falta de afinidade com pragrama/atividade.

Quando você consegue identificar qual seu ponto fraco fica bem mais fácil traçar uma estratégia eficiente.

IMG_8902.jpg

1) Desorganização, para combater esse inimigo é necessário planejamento. Separe na sua agenda os dias e os horários em que você quer se se exercitar.  A princípio, separe poucos dias e uma meta baixa. Daí , o que você conseguir a mais é lucro, mas o mínimo você precisa garantir.

2) Preguiça, a preguiça some depois de 5 minutos de atividade , então tente eliminar o causador da preguiça , treine sua mente, você não precisa fazer muito...Você só precisa ir! Vá e faça o que for possível!!

3) Falta de afinidade com o programa/atividade de exercícios. Existem diversas formas de se mexer, encontre a que te dá mais prazer e assim fica mais fácil manter a constância.

E, se por algum motivo você vier a falhar, não desista!Tente mais uma vez!Desistir nunca será uma opção!

Pessoas falham e as perseverantes vencem!! De qual lado você vai ficar??

Consultora on-line e maiores informações via direct.

Isabela.png

In Fitness/Cia Athletica, Social Tags treinos, personal trainer, fitness, cia athletica, cia athletica campinas, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat, raquel baracat

Fazer atividade física em jejum é vantajoso? Coluna Fitness por Isabela Casline da Cia Athletica Campinas

October 1, 2020

 

“Entre as principais consequências de se treinar em jejum está a perda de massa muscular.”

Diversos estudos já mostraram queao realizar alguma atividade em jejum ocorre uma maior mobilização de gordura, levando algumas pessoas a acreditar que poderia ser vantajoso. Porém nesses resultados, nota-se que essa queima de gordura não é tão significativa, eexistem mais desvantagens do que se imagina.

Quando se está em jejum, o nível sangüíneo de glicose (carboidrato) está muito baixo, o que leva a uma hipoglicemia. Nessa situação, há maior dificuldade de contração muscular, além de que, faltando essa fonte energética, as proteínas começam a exercer esse papel – de fornecimento de energia – e então o indivíduo começa a perder massa muscular, o que pode gerar uma certa confusão na balança: você pode estar pesando menos em Kgs, porém proporcionalmente, você está com mais gordura e menos músculos.

Caso se persista no exercício em jejum, também há o risco de se entrar em cetoacidose (que gera aumento do PH sanguineo, halitose e elevação da amônia – substância neurotóxica), podendo ocorrer perda da consciência e desmaio. Vale lembrar que o mais importante para se perder peso, é o balanço calórico negativo, ou seja, você tem que gastar mais calorias do que ingere, e isso deve ser algo continuo, diário e equilibrado, assim não faltará nutrientes e seu corpo conseguirá perder gordura, ganhar músculo e então aumentar o metabolismo basal ou seja: o seu corpo gasta mais calorias para simplesmente “existir.” Isso sim é uma perda de peso saudável e o melhor de tudo, uma perda de peso duradoura!!

Isabela Casline

Coluna Fitness

Professora e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas - contato: isabela.casline@soucia.com.br

 



In Fitness/Cia Athletica, Social Tags physical activity, fasting, jejum, atividade física, food, fitness, #siteraquelbaracat, siteraquelbaracat, cia athletica, cia athletica campinas, gym, dicas, tips
← Newer Posts Older Posts →

Raquel Baracat

Raquel Baracat

Colunas

  • Arquitetura e Paisagismo
  • Bem-estar e Felicidade
  • Crítica de Cinema
  • Curso Mídias
  • Dicas Livros e Filmes
  • Dicas de Séries
  • Direito
  • Ensaio Fotográfico
  • Eventos
  • Fitness/Cia Athletica
  • Food Tasting
  • Geobiologia
  • Happy Meeting
  • Happy Meeting Talks
  • Meu livro
  • Perfumes by Raquel
  • Saúde Ortomolecular
  • Saúde bucal
  • Social
  • Viagem
  • Vinhos
  • XOXO by Raquel Baracat

Anunciantes

83455420_3378143475592718_7889516999020118016_n.png
Logo 2020 Verde 2.jpg
IMG-2462.jpg
IMG_0400.jpg
download (2).jpg
IMG_3878.JPG
IMG_3879.jpg
 

Agenda

 

Instagram

Gallery Block
This is an example. To display your Instagram posts, double-click here to add an account or select an existing connected account. Learn more
View fullsize Elit Condimentum
View fullsize Aenean eu leo Quam
View fullsize Cursus Amet
View fullsize Pellentesque Risus Ridiculus
View fullsize Porta
View fullsize Etiam Ultricies
View fullsize Vulputate Commodo Ligula
View fullsize Elit Condimentum
View fullsize Aenean eu leo Quam
View fullsize Cursus Amet
View fullsize Pellentesque Risus Ridiculus
View fullsize Porta
 

Arquivo do Blog

News RSS

Copyright © 2021 Raquel Baracat. Todos os direitos reservados.