Cia Athletica aponta melhores exercícios para evitar e combater dores na lombar

OMS aponta que oito entre 10 pessoas em todo o mundo já sentiu ou sentirá dores na coluna lombar. Musculação, pilates e natação são alternativas para fortalecer o "core" e fugir das estatísticas

São Paulo, julho de 2023 - Se você ainda não sentiu dores na lombar, a probabilidade de que um dia ela chegue até você é alta. Quem diz é a Organização Mundial da Saúde que aponta que oito entre 10 pessoas em todo o mundo deverão sentir dores nessa região do corpo ao longo da vida.

A sobrecarga laboral, atividades em casa, estresse, movimentos errados feitos em atividades físicas, postura incorreta, horas de trabalho na mesma posição, entre outros, podem causar dores e lesões na lombar, a região mais baixa da coluna perto da bacia.

“É a segunda dor que mais motiva consultas médicas, atrás somente das dores de cabeça. No entanto, é possível melhorar muito a condição física e diminuir esse incômodo nas costas com exercícios físicos”, comenta Monica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.

Uma das alternativas é a musculação, pois uma sequência apropriada de exercícios com esse fim fortalece toda a musculatura do corpo e traz mais firmeza e estabilidade para a coluna como um todo.

A natação também é uma boa alternativa pois além de trabalhar praticamente todos os músculos do corpo, é uma prática que também é bastante popular entre as crianças e adolescentes – duas faixas de idade que têm apresentado dores na coluna lombar e cervical, por conta do excesso de horas em frente a computadores, videogames e celulares.

“A natação tem todos os benefícios de um esporte aquático, por isso é tão indicado para diminuir as dores nas costas, já que seus movimentos fortalecem especialmente a parte superior do corpo e os exercícios de respiração melhoram a postura”.

Outra prática que fortalece o “core” (musculatura da região central do corpo) é o pilates, que também propicia postura correta, ajudando a minimizar os riscos de desenvolver problemas na coluna.

“Além disso, gostamos de recomendar o pilates pois ele também ajuda muito na saúde mental, pois alivia a ansiedade e o estresse através de exercícios de respiração, alongamento e relaxamento. O aluno também desenvolve maior consciência corporal, melhorando progressivamente a coordenação motora e, assim como a musculação, a sua resistência muscular.

Já para quem tem problemas de coluna, ou apresenta quadros de lesões, a hidroginástica também é recomendada, principalmente pela capacidade de absorção de impactos que a água possui.

“Independente da prática escolhida, é fundamental fazer uma avaliação médica antes do início das atividades. Idealmente, o acompanhamento de um personal trainer também irá garantir um melhor resultado nas práticas, pois esse é um profissional habilitado para criar um treino seguro e eficiente para cada tipo de perfil. Inclusive para quem quer iniciar uma atividade física para aliviar e diminuir dores”, ressalta Monica.

 

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 37 anos e conta com 15 unidades em operação nas 5 regiões do país, tendo se firmado como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos de cuidar das pessoas. É uma academia completa para todas as fases da vida: do bebê ao bisavô, e tem no seu DNA o compromisso de fazer o aluno sair sempre melhor do que entrou.

A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. 

Foi a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), oferecendo também um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 22 piscinas, sendo 11 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

Sempre em linha com as novas tendências, hoje a rede de academias disponibiliza para os seus alunos uma infraestrutura de primeira: localização privilegiada pela comodidade e segurança, equipamentos de última geração, ambientes exclusivos para diversas modalidades esportivas e todas as idade, professores especialistas e tecnologia a favor da melhor experiência do aluno como o CiaOn: aplicativo de celular que reúne diversas funcionalidades, como a grade de horário das aulas, agendamento de serviços, os treinos elaborados pelos professores e agora também o CIA GO (aulas e treinos virtuais).

Mais informações: https://www.ciaathletica.com.br

Treino de Propriocepção - Coluna Fitness por Isa Casline da Cia Athletica Campinas

Treino de Propriocepção

Propriocepção é a capacidade em reconhecer a localização espacial, a posição e a orientação do corpo e de cada parte dele sem utilizar a visão.

Essa modalidade sensorial permite a manutenção do equilíbrio e a realização de diversas atividades do nosso dia-a-dia, desde levar a mão até o nariz para coçá-lo, até andar, correr, desviar de obstáculos e recuperar o equilíbrio após um tropeço, por exemplo.

Mesmo quando estamos parados nosso corpo oscila e realizamos pequenos movimentos, muitas vezes imperceptíveis, por isso é preciso monitorá-lo o tempo todo para não cair. Esse monitoramento ocorre graças a receptores específicos, os proprioceptores, que são órgãos sensitivos que recebem informações do meio ambiente, que permitem perceber a extensão, a direção e a força do movimento. Esses proprioceptores estão localizados nas cápsulas articulares, ligamentos, tendões e músculos, além do sistema vestibular ou labirinto, localizado no ouvido.

Como ocorre esse processo? Quando pisamos numa superfície irregular, os proprioceptores detectam essa mudança e enviam essas informações para o cérebro, onde são processadas. O cérebro, então, “orienta” os componentes articulares envolvidos a se reajustarem à nova situação para manter o equilíbrio. Chamamos essa resposta de controle neuromuscular.

Detecção da alteração - processamento cerebral da informação - resposta motora.

Para se ter uma ideia da importância do treinamento proprioceptivo, um atleta de 100 metros rasos recupera o equilíbrio cerca de 10 vezes por segundo durante uma corrida. Se seu mecanismo de propriocepção estiver bem preparado ele terá uma resposta mais rápida aos desequilíbrios e assim mais economia de energia, podendo correr mais rápido e melhor.

Além de permitir uma corrida mais econômica, um trabalho adequado de propriocepção previne lesões, pois os proprioceptores se tornam mais “atentos”, o que faz com que o processamento cerebral da informação também se torne mais rápido, os reflexos e o equilíbrio melhorem, diminuindo consideravelmente o tempo entre o estímulo (mudança de terreno, desequilíbrio, tropeço, entorse) e a resposta motora. Quanto menor esse tempo, menor será o gasto energético e o stress sobre estruturas ósseas, musculares e ligamentares.

Dessa forma, o treinamento proprioceptivo se torna de fundamental importância para prevenção e no trabalho de recuperação pós-lesão para evitar lesões repetitivas.

Isabela Casline

Coluna Fitness

Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.