Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Mau hábito e Filme: Imaculada

Dica de livro: Mau hábito de Alana Portero

Narrado a partir de uma voz singular em primeira pessoa, Mau hábito atravessa a adolescência de uma menina que cresce em um corpo que não sabe habitar. Acompanhamos sua busca em compreender a si mesma e ao mundo em que vive, desde a infância, em um bairro operário arrasado pela heroína, nos anos 1980, até as noites clandestinas no centro de Madri, nos anos 1990.

Nesta versão errante da jornada do herói, viciados, divas pop e anjos caídos acompanham a protagonista em um itinerário no qual outras mulheres a ajudarão a superar a violência que encontra a cada passo. É uma história fronteiriça e mágica sobre como é viver entre dois mundos e nos tornar quem somos.

Mau hábito é um romance cru e feroz, mas também poético e comovente, em que os extremos se tocam para mostrar que o ressentimento e a raiva contra o sistema são justificáveis quando se tenta sobreviver em uma sociedade que rechaça as diferenças.

Dona de um universo criativo único, em que convivem o teatro, a história clássica e o ativismo, Alana S. Portero estreia na ficção com este romance deslumbrante, que se tornou um fenômeno editorial internacional antes mesmo de sua publicação.

 

“Peço que você leia Mau hábito, de Alana S. Portero, para compreender inteiramente o grau de adversidade, dor e perigo enfrentado pelas pessoas que crescem trans.” ― Pedro Almodóvar

 

“A prosa adquire o peso da poesia no primeiro romance de Alana S. Portero, que narra as aprendizagens de uma mulher trans na Madri dos anos 1980.” ― El País

 

“Este delicado romance de formação, nascido do brilho e do asfalto, tem múltiplas facetas, e ilumina e preenche de nuances as vidas trans, [...] aproximando-as da experiência de qualquer pessoa.” ― Vanity Fair España

Fonte: Amazon

Dica filme: Imaculada

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: The Miracle Club (título no Brasil: “O Clube dos Milagres”)

The Miracle Club (título no Brasil: “O Clube dos Milagres”)

Assisti ao trailer e achei que seria um filme até divertido, comediazinha inglesa. Com Maggie Smith e Kathy Bates no elenco, era impossível não assistir!

Ballygar, Irlanda, finais da década de 1960. Lily (Maggie Smith), Eileen (Kathy Bates) e Dolly são amigas de longa data e partilham um sonho: visitar o santuário de Lourdes, nos Pireneus franceses, um lugar sagrado para milhões de crentes pelo mundo fora.

Quando descobrem que um concurso de talentos organizado pela igreja tem como prêmio uma excursão ao local, decidem aproveitar a oportunidade. É assim que, depois de terem ganho o prêmio com a sua atuação como “Miracles”, elas embarcam numa viagem que se vai revelar transformadora.

Não é tanto uma comédia, mas é um filme bem agradável e emocionante. O elenco é ótimo, mas o enredo podia ser um pouco mais trabalhado nos dramas das personagens, mas vale assistir. Não espere muita coisa! É um bom filme praqueles dias que se quer assistir algo leve e bonitinho! 

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.


Provado e aprovado da semana: Poke Mestre do Mestre Poke - Coluna Food Tasting por Milena Baracat

Food Tasting

Provado e aprovado da semana: Poke Mestre do Mestre Poke

Camarão na manteiga, salmão grelhado, arroz gohan, mix de folhas, sunomono, abacaxi, morango, chips de mandioca, doritos, castanha do Pará, milho crunch, molho do Mestre, gengibre e cebola roxa.

Fotos: Arquivo pessoal/Milena Baracat (@milenabaracat)

Milena Baracat

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.


27 Happy Meeting no La Vinícola Wine Bar, comida, vinho e muito bate papo!

27 Happy Meeting no La Vinícola Wine Bar, comida, vinho e muito bate papo!

Confirma as fotos!


26 Happy Meeting no Seo Rosa - edição do meu niver de 50 anos! Mais uma edição de sucesso!

Alegria, alegria comemorar meus 50 anos com uma turma para lá de animada no Seo Rosa Gramado!

26 Happy Meeting no Seo Rosa - edição do meu niver de 50 anos! Mais uma edição de sucesso!

Confiram fotos: