Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: One Life (título no Brasil: “Uma Vida - A História de Nicholas Winton”)

One Life (título no Brasil: “Uma Vida - A História de Nicholas Winton”)

Assisti ao trailer do filme e achei a história interessante, mas nada demais. Por ser um filme com Anthony Hopkins, já mereceu um pouco mais de atenção.

Proveniente de uma família judia, Nicholas George Winton (Anthony Hopkins) nasceu em Londres, em maio de 1909. O maior feito da sua vida aconteceu durante o ano de 1938, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial.

Ao perceber que a Tchecoslováquia estaria prestes a ser invadida pelas tropas alemãs (algo que se prolongou até 1945), se associou a voluntários do Comitê de Refugiados do país, ajudou a fazer uma lista de crianças com menos de 17 anos e arranjou um plano de transporte e acolhimento na Inglaterra, para que fossem poupadas aos campos de concentração nazistas, para onde milhões de outras pessoas acabariam por ser levadas.

Essa operação de trazer crianças para Inglaterra, organizada pelo Governo britânico e pela sociedade civil, ficou conhecida como Kindertransport. As proezas de Nicholas Winton só foram tornadas públicas em 1988, quando foi convidado para o programa That's Life!, da BBC, em que foi surpreendido com a presença de algumas das 669 pessoas que salvara 50 anos antes.

O filme me surpreendeu e muito! Fiquei muito emocionado e achei o enredo muito bom. Não é um filme enrolado, bem direto. Muito bom saber da vida do Nicholas Winton, que eu desconhecia completamente. Assista imediatamente! rs

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.


24 Happy Meeting de sucesso na Casa Graviola vejam as fotos! 2 anos de encontros e network

E foi mais um happy meeting de sucesso! 2 anos de encontros e network! Confiram as fotos!

Provado e aprovado da semana: camarão no abacaxi e sobremesa Anita do Rancho do Pescador Restaurante- Coluna Food Tasting por Milena Baracat

Food Tasting

Provado e aprovado da semana: camarão no abacaxi e sobremesa Anita do Rancho do Pescador Restaurante. 

Camarões sete barbas e camarões rosa cozidos com a polpa de abacaxi, leite de coco, alho, cebola, açafrão, páprica picante , servido no abacaxi e acompanhado com arroz branco e batata palha caseira. Uma delícia!

Sobremesa Anita, essa pegou meu coração!

Um delicioso creme gelado ( receita secreta da casa) com calda de amora e vinho.

Simplesmente deliciosa e refrescante. Não é muito doce, do jeito que eu gosto. Indico fortemente. 

Fotos: Arquivo pessoal/Milena Baracat (@milenabaracat)

Milena Baracat

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.


Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: A casa do Rouxinol de M. Delly e Filme: Lei e Ordem (série)

Dica de livro: A casa do Rouxinol de M. Delly

Na primeira parte do livro nos é apresentado a linda Lilian de Sourzy, jovem delicada e completamente devota à mãe doente. Ao ver suas últimas economias desaparecerem, a pobre Emmeline se vê sob o julgo de sua parenta distante, porém rica, Lady Stanville. Ao levar as parentas necessitadas, a lady se viu então com duas empregadas a mais, pois a nada mais tinham direito. Para agravar a situação penosa, o filho e herdeiro, Hugh é um aristocrata bem ciente de sua posição e fortuna, pouco afeito a ser contrariado. A ponto de a pequena loira ser posta de joelhos por lhe desagradar.

O sofrimento da mãe de Lilian durou pouco, não tardou a que a doença se tornasse mais forte que ela. A menina, sozinha e sob proteção dos Stanville fora mandada para um internato onde deveria aprender todos os meios possíveis para a sua subsistência.

A menina sempre fora fortemente repreendida pelos seus belos cabelos loiros, segundo a Lady, indomáveis e que a pequena (que não passa de uma alma boa) sempre fosse taxada de coquete. Não muito mais agradável que o mãe e filho, havia a feia Carrie Bairn, outra parenta acolhida, só que essa reinava muito bem nos aposentos sem levantar um só dedo.

O único refúgio que Lilian encontrou foi a casa de Mrs. O’Feilgen. Prima distante do falecido Lord Stanville, tinha o uso fruto da casa dos rouxinóis, um lugar caindo aos pedaços,  onde vivia com seus muitos filhos.

Desse modo, Lily se vê de todos os lados desamparada. Mantêm-se firme graças a sua fé católica inabalável.

A segunda parte do livro marca a volta de Lilian definitivamente ao Solar dos Stanville. Onde segundo as ordens da Lady ocupou o lugar de camareira. O Lord a encontrou, mas não passou de um encontro casual. Aos poucos podemos notar um certo zelo maior de Hugh por sua pupila, afinal ele está de fato encarregado dela. A mão de ferro de Lady Stanville pesa ainda mais, e ameaça seriamente a saúde de Lilian. Eis que algo extraordinário acontece: a jovem é chamada pelo primo/tutor e ao lhe pedir que a libere para procurar emprego ele a assegura a posição de assistente dos escritórios da sua fábrica.

A Lady fica exultante: alguém finalmente domará o espírito impetuoso e absurdamente orgulhoso da jovem. Não seria talvez exatamente o contrário?

O final é lindo como deveria ser. Mesmo sabendo que pouquíssimas pessoas leram esse livro e que talvez menos ainda conseguirão lê-lo depois da critica, não quero postar o final. O que de fato acontece e como da forma mais doce possível a vida da “Lily dos cabelos de ouro” se transforma.

Mas não deixe de prestar atenção ao sonhador Joe, nem à ardilosa Rosetta.

Fonte: https://booksandcrowns.blogspot.com/2013/11/biblioteca-das-mocas-i-casa-dos.html

Dica de série: Lei e Ordem (Netflix)

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com


Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Love Lies Bleeding (título no Brasil: “O Amor Sangra”)

Love Lies Bleeding (título no Brasil: “O Amor Sangra”)

Sendo repetitivo, mas por total falta de opção, escolhi o que tinha melhor avaliação no IMDb (nota até boa!) para assistir. Nem ao menos li a sinopse para saber do que se tratava. Só sabia que tinha a Kristen Stewart no papel principal. 

A história, que decorre em 1989, fala do amor entre Lou (Kristen Stewart), uma solitária gerente de uma academia de musculação de beira de estrada, e Jackie, que deixou a família em Oklahoma rumo a Las Vegas e que se inscreve na academia de Lou determinada a se tornar fisioculturista profissional. Mas as duas acabam por se ver envolvidas num confronto entre a rede criminosa da família de Lou e os agentes do FBI, empenhados em capturá-los.

Apesar de ter Ed Harris no elenco, o que poderia ser uma referência para um bom filme, achei o filme repleto de clichês e, em alguns momentos, bobo. Bem filmado e ambientado no final dos anos 1980, mas fraco. O enredo é interessante, mas não entusiasma. Uma pena!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.


Shopping Iguatemi Campinas inicia a temporada de Páscoa com diversas atividades para toda a família

Para celebrar essa época, todas as atividades são gratuitas e abertas ao público no empreendimento

Em 2024, a Páscoa é celebrada ao final de março, e por isso o Shopping Iguatemi Campinas inicia o mês com uma programação especial para o evento, que é uma das datas mais importantes do ano tanto para famílias e crianças quanto para varejistas.

 

O evento ocorre no final de semana do dia 22, 23 e 24 de março, e depois no feriado de Páscoa em si, entre os dias 29, 30 e 31 do mesmo mês, sexta e domingo das 12h às 20h e sábado das 10h às 22h. O público pode participar de diversas atividades gratuitas de recreação, como personalização de biscoitos, oficinas de fabricação de orelha de coelhinhos e pintura facial. Além disso, o grande momento é a tradicional caça aos ovos, que ocorre nos dias 23 e 30 de março, no 1o piso do Iguatemi, às 10h.

 

Pais e responsáveis que quiserem aproveitar a visita e fazer suas compras de Páscoa têm um mix de lojas que oferecem opções variadas e deliciosas de ovos de chocolate, como Cacau Show Mega Store, Dengo, Lindt, Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau, Maria Antonieta, Casa da Sobremesa, Isabela Akkari, Havanna, Biscoitê, Bacio di Latte, Feel Life, Casa Bauducco, Lugano e St Marche.

 

“A Páscoa é uma data cheia de simbolismos, doçura e encanto e pensamos em uma programação lúdica e divertida para receber as famílias, sempre com foco na arte e no entretenimento de qualidade”, afirma Lívia Moufarrej Abdalla, gerente de marketing do Iguatemi Campinas.

 

Serviço

 

Páscoa | Iguatemi Campinas

 

Oficinas:

●        Pré Páscoa: 22 a 24 de março

●        Final de semana da Páscoa: 29 a 31 de março

●        Local: 1° piso, próximo à iPlace

●        Horário: Sexta e domingo das 12h às 20h | Sábado das 10h às 22h

 

Caça ao ovos:

●        23 e 30 de março

●        Local: 1º piso Jardim Iguatemi

●        Horário: Às 10h

 

Sobre o Iguatemi Campinas

 

O Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping do Brasil construído fora das grandes capitais e tornou-se o melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo. Segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e maior complexo da rede, são 388 operações com diversas opções de moda – marcas nacionais e internacionais –, gastronomia, casa/decoração, tecnologia, cultura e lazer. Com um ambiente agradável e pensado nos mínimos detalhes, o empreendimento proporciona conforto e conveniência para seus clientes em um único lugar e apresenta diferenciais como o mais moderno teatro da cidade, dois complexos de cinema – incluindo um prime –, além da única torre de estacionamento coberto entre os shoppings da região, com sistema de sinalização de vagas.

 

Para mais informações, basta acessar o site https://iguatemi.com.br/campinas/